[_SkAzI_] Publicado Maio 7, 2005 Publicado Maio 7, 2005 Boas pessoal! Ja me fartei de pesquisar aqui no forum e noutros lados sobre o que é que poderá estar a acontecer no meu aqua mas não consigo encontrar a raiz do problema... então como ultimo recurso decidi criar este tópico para ver se voces conseguiam ajudar-me... espero que sim... vamos ao setup: Tamanho: 75c x 36L x 38a ----> 102.5L ----> 80L reais +/- Aquecimento: 1 termo da aquapor 75W Luz: 1 AquaGlo 20W + 1 FloraGlo 20W ---> 12h/dia Filtro: decantação 550L/h ----> (de cima para baixo): Lã, anti-fosfatos, carvão activo, ceramicas e esponja (foi o que o dono da loja me aconselhou) Areão: areão normal sem qualquer tipo de fertilização de granulometria 3-4mm Pedras: principalmente xisto preto, mas também tenho uns xistos do tipo argiloso, algumas pedras do rio zêzere Tronco: não sei do que é... apenas encontrei-o e gostei dele! Fauna: 7 Tetra Neons 1 Pleco 1 Otto 3 Guppy Adultos e 1 alevim Flora: -10 pézinhos de egéria densa (que tenho podado regularmente uma vez que cresciam muito rapido) -2 Bolas de Musgo Chinês -Musgo de Java correspondente a duas doses Valores da água: não faço a minima ideia porque não tenho testes mas da ultima vez que levei á loja para analise estavam(ha 1 mês atras): Temperatura: 26ºC Ph: 7.2 Gh: 5 Kh, Nh3, No2 e No3: não me lembro Fosfatos nunca medi CO2 nunca tive mas já estou a adquirir o material necessario para fazer a receita DIY... OK! Vamos ao problema: Tenho este aquario em funcionamento desde Setembro do ano passado e nunca me deu problemas até há 2 meses atras. Primeiro começaram a aparecer de mansinho umas algas do tipo Green Spot no vidro do fundo... mas até aqui tudo bem... comprei o otto e o pleco e eles têm mantido aquilo sob controlo... mais tarde começaram a aparecer o mesmo tipo de algas nos xistos... lembrei-me de reduzir a luz para 10h/dia... em nada resultou... mas até nem faz mal porque gosto imenso do efeito que cria sobre as pedra e sobre o tronco e no vidro do fundo eu tiro-as facilmente com o raspador magnetico. Há cerca de três semanas para cá é que as coisas pioraram... as egérias começaram a deixar de crescer, neste momento estão murchinhas e estão a começar a apodrecer desde o topo... Ali em cima disse que não tinha qualquer tipo de fertilização, mas não é bem assim... no dia em que comprei as plantinhas (foi +/- em dezembro) comprei tambem as "7 Bolinhas" da JBL e pus +/- 1 para cada 2 pés. diz na caixa que dura até um ano. Ao mesmo tempo o musgo de Java foi invadido por algas filamentosas verdes... desde aí que travo uma batalha infernal contra elas ... li aqui no forum que devia fazer tpas todos os dias para ajudar a combate-las e assim fiz. TPA de 10 a 15% da água todos os dias sem adicionar anti-cloro... apenas aquecida á temperatura do aqua. Nos primeiros dois dias as algas filamentosas ainda deram um salto maior mas agora estão como ha tres semanas... como disse anteriormente não tenho adição de CO2 e alimento os bichinhos na minha mão 1 vez por dia! Penso que não me esqueci de referir nada... desculpem o testamento e espero que possam ajudar-me a chegar à raiz deste problema infelizmente não tenho hipotese de postar fotos para terem uma ideia geral do aqua... Desde já um grande abraço a todos e obrigado por qualquer ajuda que me possam dar! Gonçalo Foto geral do Aqua -> http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg
luis lima Publicado: Maio 7, 2005 Publicado: Maio 7, 2005 Vais ter de medir o nivel de fosfatos da água, esse será o 1º ponto de partida, normalmente as algas estão associadas a fosfatos altos... Luís Lima
[_SkAzI_] Publicado: Maio 8, 2005 Autor Publicado: Maio 8, 2005 boas! então o que são os fosfatos? e porque é que a egeria esta a apodrecer? é também dos fosfatos? please! a cada dia que passa estão piores... :D Gonçalo Foto geral do Aqua -> http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg
Recommended Posts