Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal!

Ja me fartei de pesquisar aqui no forum e noutros lados sobre o que é que poderá estar a acontecer no meu aqua mas não consigo encontrar a raiz do problema... então como ultimo recurso decidi criar este tópico para ver se voces conseguiam ajudar-me... :) espero que sim... vamos ao setup:

Tamanho: 75c x 36L x 38a ----> 102.5L ----> 80L reais +/-

Aquecimento: 1 termo da aquapor 75W

Luz: 1 AquaGlo 20W + 1 FloraGlo 20W ---> 12h/dia

Filtro: decantação 550L/h ----> (de cima para baixo): Lã, anti-fosfatos, carvão activo, ceramicas e esponja (foi o que o dono da loja me aconselhou)

Areão: areão normal sem qualquer tipo de fertilização de granulometria 3-4mm

Pedras: principalmente xisto preto, mas também tenho uns xistos do tipo argiloso, algumas pedras do rio zêzere :)

Tronco: não sei do que é... apenas encontrei-o e gostei dele! :)

Fauna:

7 Tetra Neons

1 Pleco

1 Otto

3 Guppy Adultos e 1 alevim

Flora:

-10 pézinhos de egéria densa (que tenho podado regularmente uma vez que cresciam muito rapido)

-2 Bolas de Musgo Chinês

-Musgo de Java correspondente a duas doses

Valores da água: não faço a minima ideia porque não tenho testes mas da ultima vez que levei á loja para analise estavam(ha 1 mês atras):

Temperatura: 26ºC

Ph: 7.2

Gh: 5

Kh, Nh3, No2 e No3: não me lembro :(

Fosfatos nunca medi

CO2 nunca tive mas já estou a adquirir o material necessario para fazer a receita DIY... :(

OK! Vamos ao problema:

Tenho este aquario em funcionamento desde Setembro do ano passado e nunca me deu problemas até há 2 meses atras. Primeiro começaram a aparecer de mansinho umas algas do tipo Green Spot no vidro do fundo... mas até aqui tudo bem... comprei o otto e o pleco e eles têm mantido aquilo sob controlo... mais tarde começaram a aparecer o mesmo tipo de algas nos xistos... lembrei-me de reduzir a luz para 10h/dia... em nada resultou... :( mas até nem faz mal porque gosto imenso do efeito que cria sobre as pedra e sobre o tronco :) e no vidro do fundo eu tiro-as facilmente com o raspador magnetico.

Há cerca de três semanas para cá é que as coisas pioraram... as egérias começaram a deixar de crescer, neste momento estão murchinhas e estão a começar a apodrecer desde o topo... Ali em cima disse que não tinha qualquer tipo de fertilização, mas não é bem assim... no dia em que comprei as plantinhas (foi +/- em dezembro) comprei tambem as "7 Bolinhas" da JBL e pus +/- 1 para cada 2 pés. diz na caixa que dura até um ano. Ao mesmo tempo o musgo de Java foi invadido por algas filamentosas verdes... :( desde aí que travo uma batalha infernal contra elas :( ... li aqui no forum que devia fazer tpas todos os dias para ajudar a combate-las e assim fiz. TPA de 10 a 15% da água todos os dias sem adicionar anti-cloro... apenas aquecida á temperatura do aqua. Nos primeiros dois dias as algas filamentosas ainda deram um salto maior mas agora estão como ha tres semanas... como disse anteriormente não tenho adição de CO2 e alimento os bichinhos na minha mão :) 1 vez por dia!

Penso que não me esqueci de referir nada... desculpem o testamento e espero que possam ajudar-me a chegar à raiz deste problema :) infelizmente não tenho hipotese de postar fotos para terem uma ideia geral do aqua... Desde já um grande abraço a todos e obrigado por qualquer ajuda que me possam dar! :)

Gonçalo

Foto geral do Aqua ->

http://ftp.netvisao.pt/goncalomg/Aqua1.jpg

Publicado:

Vais ter de medir o nivel de fosfatos da água, esse será o 1º ponto de partida, normalmente as algas estão associadas a fosfatos altos...

Luís Lima