Ancistrus a criar


polnadal

Recommended Posts

Boas,

 

o outro dia tive a oportunidade de ver um macho Ancistrus a cometer um erro, estava fora da sua toca com uma bola cheia de ovos sem saber bem que fazer:

 

SAM_8788_zps621c6207.jpg

 

Como me tem explicado o amigo Hugo Martins, isso pode acontecer quando a toca e demasiado grande e o macho consegue virar em vez de sair de costas.

 

Quando vi que os outros peixes estavam a dar bicada aos ovos, tirei para o aquário de crescimento das minhas C. sterbai, e hoje quando fiz a TPA diária, tive a oportunidade de ver os ovos eclodir em vivo:

 

 

Como isso acontece muitas vezes na toca e não vemos os ovos nem os alevinos até ter tamanho, forma e o cor dos pais pensei em flmar. Peço desculpa pela qualidade do "close up".

 

cmps

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio,

 

obrigado. Eu tive a primeira postura no comunitário sem problemas. Não vi nada até que apareceram uns 20-30 alevinos já com 1-1.5 cm na superfície a limpar os vidros. O problema foi quando na segunda, o pai tiro os ovos para fora.

 

A vesícula vitelina está a ser absorbida rápidamente, os peixes tem crescido muito estos 4 dias:

 

SAM_8813_zpsb7d6bece.jpg

 

 

SAM_8810_zps50aab3c4.jpg

 

SAM_8808_zpsd908a3ab.jpg

 

cmps

 

Pol

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito fixe :), nunca tinha visto nada do género!

Também cheguei a ter "limpa vidros", mas nem sabia que criavam facilmente e faziam tocas, tinha-os juntos com corydoras e guppys.

Editado por edi_mod
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Edi,

 

sim, a dificuldade com os Ancistrus é encontrar fêmeas. Pelo que tenho falado com criadores, a proporção de machos nas posturas é muito alta. O resto eles fazem sozinho e são dos poucos peixes que podem criar num comunitário sem ser comidos pelos outros peixes (se não tens peixes de grande porte).

Não são muito fan do termo limpa-vidrios :) acho que isso é só usado nas lojas para vender mais Ancistrus ou ainda pior, Plecostomus, mas na minha experiência, a limpeza dos vidros não é muito eficiente e os adultos gostam muito mais da comida que das algas.

 

bom fim de semana,

 

Pol

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Já passou algum tempo desde o inicio deste tópico e os Ancistrus não tem parado de criar no meu 300l, agora posso dizer com uma mistura de orgullo e pena que tenho um aquário de 300l dedicado a Ancistrus cirrhosus :D

 

SAM_9312_zpsyebkiofe.jpgSAM_9310_zps6smwntej.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais parabéns pelo projeto gostei muito de ver os ovos a eclodir, sou novo aqui no fórum.

Gostava de ter um ou dois peixes desses no meu aqua, mas disseram-me que eles crescem muito, também não sei se são todas as raças assim.

O meu aqua e de 60L. E tenho um casal de molys, um de espadas, gupys, uma beta femea, dois otos, uma cory, e 2 zebras.

Qual a opinião?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já passou algum tempo desde o inicio deste tópico e os Ancistrus não tem parado de criar no meu 300l, agora posso dizer com uma mistura de orgullo e pena que tenho um aquário de 300l dedicado a Ancistrus cirrhosus :D

 

SAM_9312_zpsyebkiofe.jpgSAM_9310_zps6smwntej.jpg

 

Boas...

 

Tens de começar a pensar em vender alguns, sempre dá para a ajuda do hobbie e podes sempre criar mais!!!

Não pensei que fosse tão fácil de criar, consegues distinguir a fêmea?

Boas, antes de mais parabéns pelo projeto gostei muito de ver os ovos a eclodir, sou novo aqui no fórum.

Gostava de ter um ou dois peixes desses no meu aqua, mas disseram-me que eles crescem muito, também não sei se são todas as raças assim.

O meu aqua e de 60L. E tenho um casal de molys, um de espadas, gupys, uma beta femea, dois otos, uma cory, e 2 zebras.

Qual a opinião?

 

 

Eu acho que os podes ter sem problemas, eu já tive num aqua desse tamanho, claro que está melhor em aquas maiores mas no teu não ficará mal!

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

 

acha que já saíram(foram vendidos) muitos. Criar não é difícil, procurar fêmeas é outra história como na maioria de L's :)

Quando se forma um casal e fico a venda há muita malta interessada, mas normalmente nessa altura já há 30 putos mais no aqua, hahaha (não estou a falar 100% em sério, mas quase).

Por norma general não estou a vender fêmeas, vendo peixes ou casais :D, não quero ter um aquário cheio de bigodes :D

A malta compra um casal ou um grupo de 5-6 putos e sai mais ou menos pelo mesmo preço e normalmente há uma fêmea lá :d

O anúncio está na area de venda,

 

abraço

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Heheheh, normalmente é assim, a maioria das posturas não vi nada, só quando começaram os alevins a natação livre e sairam da toca.

Estou a vender os casais tudos e quando acho já acabou, aparecem pequeninos novamente :D

 

Ontem experimentei dar cenoura, adoraram como podem ver com esta fêmea.

Anteontem di maçã, não tive bons resultados, acho não gostam de golden.

(Estou a experimentar frutas e legumes que outra malta dá, não faço provas "random")

 

SAM_9345_zpssjt7ung3.jpg

 

Hoje tambêm chegaram 3 novos habitantes para o 300l, deixo um aqui:

 

SAM_9341_zpszsizkws7.jpg

 

cmps

 

P.

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente tópico Pol, Belas experiências relatadas!

Nunca tentei dar cenoura aos meus, mas já experimentei abóbora, batata doce e ervilhas, isto para além da courgette e pepino, e aceitaram muito bem.

Belo exemplar que chegou aí :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obriado Tiago,

 

até agora a courgette ainda é o alimento de preferencia deles :D

Ontem tentei abóbora, comem bem mas a courgette ainda é "the winner".

Mas tem que comer variado ;D (vou insistir para não fazer confusão que só estou a dar coisas que a malta já tem experimentado, não quero surpresas e meter alguma coisa tóxica para eles).

 

24-48 H MAX EU TIRO ISSO PARA FORA PARA NÃO CONTAMINAR A AGUA!!!

 

podem ver as linhas na abóbora que eles fazem quando passam e comem um bocado :D

 

 

SAM_9357_zpsbkxdpime.jpg

 

 

E um dos 3 putos que são os meus favoritos neste momento quando consigo encontrar-lhes:

 

SAM_9332_zpsoz6xihc6.jpg

cmps

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais