Primeiro aquário!


Acro

Recommended Posts

Bom dia pessoal :) É a primeira vez que escrevo aqui no site e inscrevi me à menos de 15min xD Estou aqui para vos pedir ajuda visto querer montar um aquário! Sou principiante, quero opiniões mais experiente e conselhos! Tentarei seguir tudo a risca e quero o melhor para os meus novos amigos, logo também quero ir com muita calma! Antes de me inscrever no site ja lia alguns dos vossos post's, e tenho algumas duvidas em relação ao conteúdo dos mesmos. Antes de mais queria que me explicassem o que são as tpa's :s

Em relação ao aquário que estava a pensar adquirir, era um que há a venda no pingo doce (desculpem a publicidade) que é 60€ e vem com tudo incluído, com filtro, termostato, termómetros etc. Já li no post aqui do site que o filtro não é grande coisa mas como sou iniciante não queria algo muito caro! Estava a pensar colocar algumas plantas na montagem e depois esperar uns 15 dias antes de colocar os peixes para a agua adquirir as bactérias benéficas para o bom funcionamento do ecossistema. Em relação a peixes, estava a pensar colocar Danios Zebras (uns 6/7), guppy's (uns 8 com 2 macho e 6 fêmeas), um cardume de tetra neons (Paracheirodon innesi) e um plecustomus. O aquário tem cerca de 60l. Acham que é muita fruta para a capacidade do aquário? E depois eu adoro camaroes, caridinas, red cherry's, yellows *.* Mas tenho medo que o plecustomus os chame um figo :s Acham que a probabilidade de isso acontecer é elevada? E em relação as plantas que me aconselham? Estava a pensar adquirir um tronco para colocar musgo de java! Entre outras! Que outras me aconselhariam? Mas não encontro o musgo em lado nenhum :s Em relação as plantas, outra pergunta! Li num post anterior que por vezes ocorrem problemas com planarias :s Não queria que isso acontecesse logo existe alguma maneira de desinfectar as plantas, areao, e aquário?E como podem ver, eu sou de Loures, se existir aqui alguém que more para os meus lados conhece alguma loja de animais que seja boa. Obrigado e desculpem a inexperiência xD Ah só mais uma coisa, sei que para o bom funcionamento do aquário é necessário a existência de peixes que ocupem cada parte da coluna de agua.. acham que os peixes que mencionei estão bem distribuídos na coluna de agua? Abraços :) E espero respostas breves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola acro

Antes de mais, bem vindo ao forum e ao mundo da aquariofilia ;)

 

Vou tentar responder a tudo :tongue: mas aconcelho-te já a ler isto : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Uma tpa é uma troca parcial de agua, serve para baixar os nitratos no aquario

Sabes o que é o ciclo do azoto?

 

Não te aconcelho a comprar kits com tudo :s nunca corre bem... e fica sempre mais caro

Se queres um aquario de 60L aconcelho-te a comprar tudo separado e a nao comprar um filtro interno... sempre externo ou de cascata

 

Se fosse a ti não comprava guppies porque estes sao extremamente prolífico e o aquario vai ficar sobrelotado muito rapidamente :s

 

Eu escolhia entre danios rerios ou neons como tinhas falado

O pleco esta MESMO fora de questão é um peixe que ficar com meio metro :tongue: procura antes corydoras ou ottos

Com estes que eu falei não ha problema em ter camaroes

 

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela resposta :) Quanto custa um filtro de agua em mochila (acho que é assim que se chama)? Foi o que vi aqui no site dos filtros externos. E a diferença entre um e outro é muito grande (em termos de preço)? Os guppy's estão fora de questão? :( Gosto muito deles e foi um dos peixes que o meu pai teve antes :s E o pleco tambem? Pois eu sei que eles crescem muito :s O meu problema e que tenho um familiar que tem um aquário pequeno e quando soube que eu ia montar um decidiu dar me os peixes dele que são três neons chineses (sendo que vou colocar um cardume desses em vez dos tetra. Quando ele me disse que tinha neons pensei que era os tetra e nao os chineses xD), um danio zebra e um pleco e ai vem o problema xD Ele ainda é "pequeno", tem pai uns 6cm :s Ja me tive a informar na lojas de animais aqui perto de minha casa e disseram que quando ele fosse demasiado grande podia ir la entrega lo :/ É por este motivo que ja tenho uma ideia da fauna que quero no meu aquario, por ja me irem dar alguns peixes :s Abraço e muito obrigado pelas dicas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao ciclo do azoto já me tive a informar sobre isso, pesquisando aqui no site! Vou ver se amanha compro algo que tenha cultura de baterias para colocar na agua! Em relação a flora, tenho uma duvida: onde posso comprar um substrato porreiro para as plantas? Pelo que tive a ler no site da tropica e aqui no site, as plantas que quero (Anubias barteri , Bacopa caroliniana, musgo de java) não necessitam de grande substrato, mas posso tar enganado, e é por isso que queria ajuda :)Também queria uma plantinha que tivesse umas cores para os vermelhos se for possível e de fácil manutenção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde :D Já comprei o meu aquário e devido a impossibilidades de orçamento tive que comprar o kit que falei em cima :s Apesar de querer com rigor os conselhos do Magikarp não tinha finanças para comprar tudo em separado :s Mas já ando a juntar dinheiro para comprar um filtro em condições :D Em relação à fauna decidi reduzi la, em vez de comprar tantos guppy's estava apenas a pensar comprar 3 (1 M e 2's F) e esperar que a selecção natural faça o seu trabalho no tanque em relação as crias! Estava a pensar juntar colisas ao aquário, é aconselhável ou não? A temperatura rondará os 24ºC visto que esta é a temperatura ideal para os neon's chineses e para os zebras e guppy's, pelo que tenho lido por essa internet fora! O aquário só ficara construído no próximo mês de Setembro visto que vou andar viajado no mês de Agosto :D Agradeço recomendações em relação a fauna que escolhi e conselhos em relação à flora sff! Abraços a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas pessoal, andei um pouco desligado do site mas era para vos dizer que já construí o meu aquário :D Fiz o mais ou menos no inicio de Setembro, deixei o fazer o ciclo durante esse mês todo e agora tenho como fauna 9 cardinais, 1 helenas, 4 guppys (1m e 3f), 8 danios e alguns red cherrys, mas tenho algumas duvidas :s Bem enquanto deixei o aquário a fazer o ciclo, verifiquei que grande parte da minha fauna morreu, ficando apenas com algumas das plantas.. Pensei que seria por falta de luz visto que não tinha lâmpadas no aquário :s Ja as coloquei mas verifiquei que uma das sobrevivente, após introduzir a fauna que me foi dada, começou a ficar "ratada", e o meu pai, que tem alguma experiência no assunto, disse me que era capaz de ser o pleco :( E o que eu adorava aquele peixe lindo :s Resolvi então da-lo a um amigo que tem um aquário um pouco maior, e estava todo sujo, e ele la anda feliz com o seu novo amigo frenatus :D Ultimamente tenho reparado que me tem morrido alguns red cherrys :s Comprei 6, mas de um dia para o outro pensei que poderia ter sido o helenas que o apanhou e pronto, deu lhe um tratamento a vácuo, mas nos últimos dois dias morreram me mais dois :S Os parâmetros da agua são mais ou menos estes:

-NO3 aproximadamente entre 25 e 50 (é um pouco elevado eu sei, mas tou a pensar comprar mais plantas pode ser que ajude)

-NO2 igual a 0

-GH entre 4 e 8

-KH mais ou menos 3

-pH e um pouco difícil de dizer mas a agua que coloco é da torneira e como os meus testes sai daqueles por barras com vários parâmetros da Tropical, e a escala de cores é entre laranja e vermelho e o meu da amarelo :s)

-Cl2 é igual a 0 também.

Será dos padrões da agua? Tao assim tão maus? É que eu nem tive pressas, deixei o ciclo fazer durante um mês, pôs um suplemento bacteriano (BactoActive da Tropical) e ponho um produto para remover o cloro nada mais :s E não queria perder mais nenhum camarão :s Ate estava pensar comprar mais mas sendo assim não sei

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Camarões com guppys má combinação, não adiciones nada na água. Tiras da torneira para garrafões e deixas 2 dias sem rolha e depois já podes por no aquário.

Faz o teste de amônia talvez morram por causa disso, e como tens nitratos altos faz tpas 10% por dia

 

Enviado do meu INSYS C3-S350 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, tenho feito sim :) Mas de facto tenho notado que tenho poucas plantas, estou a pensar adquirir cabombas, já que vi que são de fácil "reprodução" e não precisão de grandes cuidados alem de luz :) Em relação aos red, simplesmente via os mortos.. Dos 6, 1 desapareceu me logo no 1o dia, pensei que foi o búzio que matou as saudades de proteínas animais, mas os outros vi os mortos.. Reparei que eles iam para a parte de trás do filtro durante um dia e no dia a seguir estavam mortos.. Decidi tira los de la e colocar num aquário que tenho como cultivo de plantas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão imagens do meu aquario :) Como podem ver tem poucas plantas, algo que vou tentar repor esta semana a por umas quantas cabombas como ja tinha dito

foto0040

foto0039

 

Editado por Acro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está realmente um pouco despido...

 

Podes arranjar mais plantas e podes podar as maiores e plantares ao lado.

 

Evita colocares as plantas de caule à frente, depois vão te tapar a visibilidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que ele ta um pouco despido mas esta semana e no mais tardar no fim de semana irei comprar as plantas, e um esconderijo (muito provavelmente um coco) para as corydoras que quero comprar :) Ja agora, sabem alguma espécie de corydoras sem ser a anã e as pigmeu que não seja muito grande (+/- 4cm)? É que estas duas espécies que disse pelo que já li não são corydoras de fundo, andam pelo meio do aquário e eu queria umas de fundo :s Em relaçao a tapar a vista, é o objectivo, ou seja, só quero deixar a parte da frente visível xD Gostava fazer uma espécie de parede de plantas em volta do aquário, tirando a parte central xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas podias começar a tapar de trás para os lados, digo isto pq a planta ali isolada de lado fica a destoar.

 

Podes encher mais o aquário não? Ficaria melhor e a fauna agradece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal, é só para vos informar da mudança de visual do meu aqua :D Hoje fui comprar as plantas, não havia cabombas, mas informaram-me que as Limnophila sessiliflora são identicas e que sao de facil manutençao tambem. Tambem comprei um vasinho de Egeria densa, que ja cortei os caules, ou seja, foi comprar 2 vasinhos pelo preco de um xD Pronto, e em relaçao a fauna acrescentei, e para terminar 2 ottos e 7 coridoras pigmeu! Abraços para todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas preciso de ajuda numa coisa.. Comprei como disse as egeria's, mas estou com problema.. Devido a dimensão das mesmas estas saem do areão e ficam a flutuar na agua devido a levarem com a agua que sai com alguma corrente do filtro :s há alguma maneira de resolver isto? porque não queria estar sempre a enterra las, já que assim não lhes dou estabilidade para ganharem raízes e provoco stress na fauna.. O procedimento que fiz foi o seguinte: tirei as do vasinho, tirei aquela lã que vem agarrada as raízes e enterrei as. Não devia ter tirado a lã? É que já li algures que não se devia retirar essa lã :s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal :D Qual não é o meu espanto quando hoje de manha, quando acordo vejo dois danios numa corrida desenfreada atrás de um alfinetezinho :D Tendo 4 guppy's fêmeas e todas parecem com barriga e tem o pontinhos castanho/preto atrás da barriga, não sei de qual delas é mas estou inclinado que seja da endler :D Fazendo uma actualização no que se passa no aqua, morreu me uma cori ( :´( ) e meti um pouco de calcite no fundo do aquário (para quem não sabe é principal mineral presente nas rochas carbonatadas comuns) para ver se sobe um pouco o pH. Em relação a egeria continuo com a mesma duvida, e enterrei a pouco para ver se não apodrece enquanto não obtenho respostas. Abraços :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal venho actualizar o meu post com umas fotinhas: a primeira e do meu aquário comunitário, a segunda é do meu aquário com red cherrys, tive que os tirar do comunitário, estavam a ser um petisco para os peixes todo, logo pensei que era melhor solução mete-los noutro, e cá em casa só havia este mais pequeno. Vou tentar mudar a decoração do aquário, meter mais plantas, tentar arranjar um tronco, mas como o aqua é tão pequeno.. Ainda tem poucas coisa, eles parecem felizes, mas filhotes tá quieto :(

O comunitário:

DSC01032

A petiscada xD:

DSC01035

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.