Ajuda na montagem de aquário de agua doce 25 Litros


ZoltanPluto

Recommended Posts

Bom dia sou um principiante nestas andanças e para me iniciar decidi adquirir um pseudo-aquário da Hagen:

 

Fluvial Chi 25 Litros

- http://nt.petplanet.co.uk/images/product_images/extra_images/56644/10_Fluval_Chi_Aquarium.jpg

 

Dimensões: 40,6 lAltura x 25,4 cm de largura x vidro de alta por 25. 4 cm 4 mm de espessura).

(40,6x25,4x25,4x4)

 

Para já adquiri:

 

- Aquecedor/termostato da EHEIM - 50 W - Para poder criar peixitos de agua doce\quente;

- Termómetro manual;

- Medidores de PH;

- O aquário já tem o filtro incorporado e leds de luz (11 lâmpadas)

 

Tenho andado a ver os peixes e as plantas (gostava de por uma planta natural ou mais se possível)

 

Acho piada aos peixes neons! mas gostaria de ter varios que se dessem bem mas não tenho minima noção, acho piada aos bettas mas parece que não se podem conjugar com outros!

 

Gostaria de fazer um aquarios com neons e Nemos mas acho que estes ultimos são de agua doce!

 

E ao nível de substrado o que é indicado!

 

Agradecia recomendações!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A nível de fauna é uma questão de pesquisares as compatibilidades dos que gostas...não há grande ajuda aqui.

Com 25l deves conseguir por uns +/- 15 peixes mas aqui depende muito do filtro também, um filtro interno tira-te espaço e não é tão eficiente como uma externo.

Em relação às plantas podes ir ao site da tropica e ver as de manutenção fácil, anubias, musgo de java etc.

Quanto ao substrato vai depender também das plantas, se so meteres anubias e musgo safaste só com areão e umas pedras, se quiseres outras provalemente tens de comprar um fertil tipo jbl aquabsis.

Editado por Nelson Matos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém sabe que peixes se dão com os tetra neons!? estou com duvida no substrato gostava de por pedra da branca, mas por baixo tenho que por substrato ? mas que tipo falaram.me em substrato que é preciso adicionar vitaminas e outro que é mais liquido que se mete inicialmente e não é necessario por vitaminas!qual o melhor!mas posso por terra e substrato e por as pedras por cima!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ZoltanPluto

Já procuraste tetra cardinal? sao tipo neons mas 10x mais bonitos :P

Aconcelho-te a escolher uma especie de peixe pequena de cardume , neste caso cardinais e colocar uns 6 no aquario e só isso... nada de 10, nada de 15 peixes isso é imenso para um aquario tao pequeno

Já sabes algo do ciclo do azoto? antes de te preocurares com o que for tens de te preocupar com o ciclo...

Quanto a substrato areia simples serve e é barato, não precisas de comprar nenhum substrato especial

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ZoltanPluto

Já procuraste tetra cardinal? sao tipo neons mas 10x mais bonitos :P

Aconcelho-te a escolher uma especie de peixe pequena de cardume , neste caso cardinais e colocar uns 6 no aquario e só isso... nada de 10, nada de 15 peixes isso é imenso para um aquario tao pequeno

Já sabes algo do ciclo do azoto? antes de te preocurares com o que for tens de te preocupar com o ciclo...

Quanto a substrato areia simples serve e é barato, não precisas de comprar nenhum substrato especial

 

Precisamente um cardume de Tetra Cardinais+Colónia de Camarões (ainda não decidi a espécie) que, em princípio, irei colocar no meu :).

 

 

Alguém sabe que peixes se dão com os tetra neons!? estou com duvida no substrato gostava de por pedra da branca, mas por baixo tenho que por substrato ? mas que tipo falaram.me em substrato que é preciso adicionar vitaminas e outro que é mais liquido que se mete inicialmente e não é necessario por vitaminas!qual o melhor!mas posso por terra e substrato e por as pedras por cima!?

 

Quanto ao substrato, depende dos teus objectivos com o aquário. Pensa no que pretendes lá colocar (Fauna+Flora) e que podes adicionar ao aquário. Isso também pode ajudar à tua escolha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pessoal pela paciência demonstrada, nunca tive aquario a não ser o típico de água fria! Esses tetra cardinal são excelentes, devo optar por esses, e um casal de camarões cherry, queria por umas pedras e uma planta natural no minimo, sim o ciclo de azoto, penso que seja aquele ciclo com aquelas bacterias que se tem de fazer assim que se mete a água, e que não se deve por os peixes sem que esta água amadureça! Pela razão de querer por num minimo uma planta natural é que estava a perguntar pelo substrato, estava a pensar em por uma daquelas de facil manutenção de java ou aquele musgo em bola, mas estou confuso neste aspecto, tenho lido muito em falar em CO2 e plantas, não tenho que comprar aquele estintor por causa do co2, não existe algo mais pequeno e prático e barato! pode-se colocar carbono para compensar as perdas de CO2 das plantas, isto e o substrato é que me confunde!queria iniciar o aquario mas não sei se encho e depois meto as plantas, ou se tenho que por logo tudo as plantas e a água e amadurecer! controlando o ciclo de amonia e PH!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ter imensas plantas no aquario, não precisas de ter so uma :P quanto mais melhor

So com areia simples. sem substratos, sem co2 e sem fertilizantes consegues ter imensas plantas fantasticas
deixo-te aqui uma boa lista:

Anubias, todo o tipo...

Feto de java

Valisnerias

Elodias

Cryptocoryne wendtii

Sagittaria subulata

E imensas plantas de superficie como : salvinia e lentilha de agua

 

Acho que fazes bem em queres red cherrys, podes por ai uns 5 e eles sao reproduzir que é uma maravilha :P

  • Votar + 1

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São três orandas e um ramirezi, salvo erro, tudo peixes que não dão para esse aqua. As orandas são de água fria e ficam enormes, os ramirezi são de água quente mas também precisam de espaço porque são territoriais, não sei quem se lembrou de por esses peixes nesse aquário...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que substrato inerte preferencialmente branco me recomendam para por no Aqua! vou optar por uma plantas de baixa manutenção feto java, achinodorum! e para tapar o termoestato qual a planta que recomendam, de facil manutenção e sem necessitar de CO2!thks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já comprei Substrato para aquários Manado e Aquabasis plus! Estou a pensar em por pedra preta por cima deste substrato e Xisto blocos maiores, comprei uma peça de decoração asiatica para o interior (que cuidados de limpeza devo ter com esta peça, serve limpar com água, antes de o colocar no aquario, ou algum cuidado especial!

 

Comprei os testes PH, nitritos...!Andei a ver as plantas aquaticas só existem neste momento a anubia! posso plantar apenas uma e depois do ciclo acrescentar outras!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sempre apioei a areia porque esse tipo de substratos sao perigosos :s
Se por acaso o aquabasis plus toca na coluna de agua vais ter problemas... e era melhor teres alguma expriencia antes de entrares nos substratos ferteis

O manado é MAIS QUE SUFICIENTE para qualquer planta que estejas interessado

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Magikarp acabei por devolver o aquabasis plus, fiquei apenas com o Manado, mas se soubesse o que sei hoje nem o Manado tinha comprado na altura, começei a fazer os primeiros erros de principiante, coloquei o manado, não vi que era para lavar antes, resultado achei que estava tudo muito turvo, acabei por tirar tudo, lavei o Manado, coloquei as pedras e as plantas (anubias - que penso serem indonesias, não consegui encontrar no momento as que recomendastes)!

 

- já coloquei de novo o produto para o ciclo, um pouco de fertilizante liquido para as plantas, e um produto para a água para metais pesados! com isto a água esta mais limpida, o filtro esta a trabalhar por isso!mas existe algum produto especifico para tornar a água mesmo limpida! realçar que enchi o aquario com água engarrafada, Do lidl+fastio !hoje irei medir os valores!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)mas existe algum produto especifico para tornar a água mesmo limpida! realçar que enchi o aquario com água engarrafada, Do lidl+fastio !hoje irei medir os valores!

 

Existem muitos produtos para tornar a água mais límpida, mas o que precisas neste momento é completamente grátis: Paciência. :cool2:

 

Quando se acaba de montar um aquário, água turva é perfeitamente normal. Com o filtro isso vai ao sitio sozinho, é escusado estares a colocar ainda mais químicos na água, quando a seu tempo, isso vai ao sitio.

 

E aviso-te já que quando se der o boom de bactérias, a água vai ficar bastante turva(branca)... não vás a correr mudar tudo outra vez ou comprar produtos para limpar a água do aquário.

 

Outra coisa, dizes que meteste água de garrafão no aquário, mas também meteste produto para metais pesados... produtos para retirar o cloro da água são apenas precisos para água de torneira... se meteste agua de garrafão, meter esse produto não te serve de nada. (e mais uma ajuda... deixares agua da torneira num garrafão destapado uns dias, faz-te o mesmo efeito que esses produtos, com a distinção de ser gratuito :tongue: )

 

 

Mais uma ajuda, dizes que meteste produto para acelarar o ciclo... verifica que o produto contém bacterias Autotróficas... caso contrário, o que meteste no aquário não serve de nada(Mais ajuda sobre este tema aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=230377&p=1296634).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o ciclo comprei Será filter biostart perguntei na loja por inícios de ciclo com bactérias autotroficas e falaram.me que esse dava! Isto porque tinha o nutrafin chicle e parece.me que são hetero talvez o use antes de por os peixes uns dias antes! Fiz os testes e os resultados foram PH 7.2

NO3 - 10 mg/l

NO2 - 1 mg/l

GH - > 6 d

KH 10 d

 

Estes valores estariam bons ou nem por isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.