Arranque de um aquario


Recommended Posts

Ora bem eu sou totalmente novato nestas andanças de aquários, alias nunca tive qualquer noção de cuidados nem precauções apesar de sempre ter lidado com pessoas rodeadas de aquários. embarquei nesta "brincadeira" porque me deram um aquário de 120L se não estou em erro não deve variar muito. quero iniciar um ambiente de fácil manutenção para não meter os pés pelas mãos e manter o mais low tech possível de forma a não elevar muito o orçamento agora no inicio mantendo um visual agradável ao olhar.

 

para começar preciso da vossa ajuda para saber onde posso arranjar o que procuro a bons preços claro e se estou a fazer as escolhas certas para os peixes que são quem vai viver la. o único material que tenho para já é apenas o aquário pelo que tenho de comprar tudo

 

Aquário 80x30x50 -120 L

Substrato não fértil - areia de silica

Troncos vários

Taxiphyllum sp. 'spiky'

 

por agora

 

Agradeço a vossa ajuda opiniões e sugestoes

Editado por Fábio Araújo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se queres começar com low tech talvez não precises neste momento de CO2. Se tivesse no teu lugar procurava filtro, termostato, iluminação, etc em segunda mão. Procura nos classificados do fórum ou nos sites de classificados que encontras excelentes preços (isto para poupar algum agora no arranque).

 

Procura lojas da especialidade, em relação ao Substrato é melhor investir num de qualidade pois pode ser determinante para a sobrevivência da Flora.

 

Vai lendo, aprendendo e tudo com muita calma para cometeres os menos erros possível.

 

De que zona do país és? Se fores de Lisboa / Margem Sul do Tejo consigo recomendar-te algumas lojas..

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que o CO2 seria importante visto que quero por algumas plantas...

Andei a pesquisar mas estou com duvidas a escolher o termoestato e o filtro

Quanto a iluminaçao é que ainda nao me informei muito acerca disso sou de lisboa mais concretamente loures

O substrato em qualquer loja de animais deve haver certo? Que tipo, marcas sao recomendadas?

Quanto a decoraçao pedras e troncos onse posso aquirir?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

ora boas já andei a ler mais umas coisas e a pesquisar mais sobre o que pretendo embora mantenha muitas duvidas ainda, fui a uma casa de animais com uma grande vertente de aquariofilia com o intuito de sondar preços, ver plantas e peixes ao vivo etc.

uma das grandes duvidas que ainda tenho refere-se ao substrato fértil estive para comprar o Ada Amazónia

 

afinal o aquário é de 120 L e não 160 L como tinha inicialmente dito deixo aqui uma foto enquanto ainda o estava a limpar tem potencial?

 

 

 

IMG_20140727_200528.jpg

 

Agradeço opines o forum tem-me ajudado a tirar algumas duvidas que vão surgindo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

depois ter andado a ler um pouco sobre o assunto e já com mais informação

 

tomei outras opções no rumo do aquário

 

não vou colocar substrato fértil e nesta fase inicial vou optar por musgos

 

deixo uma foto do caminho que esta a tomar

 

Aquario.jpg

Editado por Fábio Araújo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está a ficar com bom aspecto, mas esse aquecedor parece-me "curto" para o Inverno, precisas de pelo menos 100 W. Já tens filtro e luz?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Filtro tenho um de 250 L/h mas penso que é muito fraquinho para aqui devo ter de aquirir um melhor

Luz tenho uma calha ainda em fase experimental com uma osram L18 de 1350 lm

Editado por Fábio Araújo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em loures tens o quadro vivo (santo antónio dos cavaleiros) e a naturaquatica (infantado) talvez haja mais alguma não sei, depois tens outras um pouco mais longe, na malveira tens a aquaeden e depois as outras penso que são ainda mais distantes (ou não) Podes dar mais informação sobre a calha? Leds o lâmpadas? que tipo de lampadas? quantos kelvins e quantos w?

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

essa lojas que falas em loures já fui a ambas a quadro vivo só fui sondar preços na naturaquatica comprei a areia e o tronco para já foram 5 estrelas a esclarecer as minhas duvidas

 

quanto a calha é igual a da imagem mas alterada por mim com uma lampada Osram L 18W / 830 G13 T8 os kelvin não sei

mas ainda estou a estudar porque tenho também casquilhos E27 tenho de estudar a nível de consumos

Editado por Fábio Araújo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para 120l 18w 1350 lumens não chega eu tenho uma calha led de 1650 lumens e é num áqua de 30lts embora a flora seja psó musgo mais para a frente irás querer mais e mesmo que não queiras não sei se isso será suficiente

 

'http://tropica.com/en/plants/' aqui tens as plantas que a trópica considera de fácil manutenção embora algumas não sejam assim tão fáceis ...

 

lumen por litro: Table-lumen-per-liter-water_299x270.jpg

 

e 'http://tropica.com/en/guide/make-your-aquarium-a-success/light/']aqui podes ler mais sobre a luz

Editado por rodasaquarium

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como apenas pretendo por Taxiphyllum sp. 'spiky' pensava ser soficiente

como disse ainda é uma experiência a alternativa será as lâmpadas que tenho E27 com 6400K e 810Lm cada uma com um total de 6 possíveis

Editado por Fábio Araújo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelas contas que fiz precisarei de 3000 lm ou seja 25lm/Litro com 4 E27 obtenho facilmente isso

ou adicionando outra osram L18 de 1350 lm

 

 

duas das questões com que me estou a deparar são uma o filtro que tenho penso ser demasiado pequeno apesar de na caixa dizer que filtra 240L/h vi este quando andava as voltas pela net o que acham?http://www.banggood.com/Boyu-FP28E-Aquarium-Builtin-Submersible-Filter-115W-900Lh-p-926051.html outra é que cuidados devo ter antes de começar a encher o aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a areia que tens é de sílica diria que a tua iluminação é bastante amarelada. Afinal que lâmpadas estás a utilizar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas novamente

 

depois do pequeno imprevisto já arranjei um aquário com as medidas de 100x45x30 (CxAxL)

a iluminação também foi alterada e neste momento tenho 5 lâmpadas de 6400K e 810lm cada penso que seja suficiente

o problema das plantas é que se mantém e penso que estão a morrer ontem comprei fertilizante liquido para ver se arrebitavam mas ate agora nada de melhoras estou a espera para ver apareceu algo semelhantes ao chamado lodo penso que sejam algas.

 

 

mas fica o que interessa que são as fotos de como está de momento ainda sem habitantes infelizmente :s

 

Untitled-1234234.jpg

Editado por Fábio Araújo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.