Iniciante Aquariofilia 60l


BJesus

Recommended Posts

Boas,

Desde Dezembro que possuo esta aquario a funcionar mas infelizmente so mais tarde encontrei este forum.

vou colocar uma descrição e fotos do aquario para me poderem ajudar a resolver alguns problemas.

 

Material

Aquário 60 cm * 30 cm * 35 cm - 63 L
Filtro Biobox 310 L/H

Termostato 100 W - 26º
Iluminação - desconheço a potencia devera ser a de origem do aquario

Hardscape


Substrato fértil -JBL 5 kg
Substrato não fértil - 5kg areia kg
Pedras do rio

Parâmetros

Amónia (NH4) -???
Nitratos (NO3) -05 mg/L
Nitritos (NO2) -???
Fosfatos (PO4) -???
pH - 6,2 a 7
Kh - 5

Plantas

gostaria que me ajudassem a identificar as especies
Peixes

5guppys
4 Barbo

5 neons

3 escalares

1limpa vidros

1 ramirezi

1betta
1 tubarao
Fertilização

TPA -15 Litros uma vez por semana

Como podem ver por algumas fotos algumas plantas estao com muito mau aspecto e possuem algas( penso que sejao green spot), alguns dias atras o aquario foi alvo de uma remodelaçao e algumas plantas podadas e retiradas algumas folhas velhas.

Gostaria que ajudassem a melhorar a saude das minhas plantas e a ver.me livre das algas.

 

2a3cfc64-1b60-4f73-bbfb-d39a144f72ff_zps

 

 

88f9bca6-8501-46ba-ae9e-cb0fc3eb8d06_zps

 

3157acfc-8684-4a6e-8ca2-25ad1fa8d858_zps

 

b44ff358-82e7-4f94-9572-c4e4b8bc7eb8_zps

 

958eb8ba-9fa8-4f35-81e5-66661405b861_zps

 

 

 

Conta com a vossa ajuda para melhorar o aspecto do aquario, assim como e o mais importante a saude tando dos peixes como das plantas.

desde ja obrigado

Cumprimentos

Bruno Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

Tambem sou novo na aquariofilia, mas pela experiencia que tive juntar um betta com neons é pessima ideia. ja tive um betta e num espaço de horas matou me os neons todos. O tubarao que te referes que especie é? Sendo o betta e quase todo tipo de tubarões serem territoriais acho que não vai correr muito bem.

Quanto as plantas alguem entendido no assunto ira ajudar te certamente.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As historias dos bettas são sempre discutiveis... Eu tenho bettas com neons e nunca foi problemático...

 

 

Agora um enorme NÃO que está nesse aquário, são esses pobres escalares... escalares precisam de no mínimo dos mínimos 100L... a apontar mais para os 120L..

 

Ou seja meteste espécies num aquário com metade do espaço que elas precisam...

 

Não me leves a mal mas, coitados dos bichos, arranja alguém que fique com eles... 3 escalares adultos em 60L :ohmy:

 

 

Segundo ponto... PH de 6.2 a 7 é um grande espectro... é impressão minha ou algumas das pedras que tens no aquário são calcarias? Se o PH oscila entre os 6 e os 7 existe alguma coisa a criar isso no aquário. Esse tipo de oscilações não são nada saudáveis para a fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Em relação ao beta com os néons já estão juntos desde março e ainda não tive problemas.

 

Em relação a capacidade do aquário não em problemático já tenho um aquário de 100x40x45 comprado a um membro aqui do fórum que irei tentar colocar em funcionamento até ao final do verão, este aquário será para colocar os peixes de maior porte ficando o que tenho actualmente para os néons guppy e pouco mais.

 

Em relação ao ph ele não costuma ter alterações, eu e que com o teste não consigo ter certeza exata da cor correspondente, a pouco mais de 5 dias troquei o substrato inerte e vou esperar até sábado para ver como está o ph e ver o se será preciso alterar. . .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora como posso ver se as predas são calcárias???

Boas,

Sim dá. Se colocares um bocado de vinagre em cima delas e elas começarem a ferver ou a borbulhar são calcarias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já tens o problema dos escalares resolvido ... fitragem tens que chegue para os peixes ... precisas é de mais luz para as plantas, pelas fotos é muito pouco ... mete umas fitas de led nisso .... vais ver que as plantas ficam logo com outra cara ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Enviado de meu GT-I9070 usando o Tapatalk 2

 

Olá pessoal tenho meu aquário a mais de 6 meses e do nada a água ficou branca. Esses dias dei uma boa sequência diária de spirulina será que é por isso?

O que devo fazer para corrigir isso

Por favor me ajudem.

Meu Aqua tem 72 lt

Filtro externo adicionado ciporax mini

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cesar devias abrir um novo topico com os specs do teu aqua e o problema para a malta te ajudar,mas assim de repente ... Não terás dado comida a mais e poluis-te o aqua todo ? Para já faz uma mudança de agua aí de 30 por cento passados 2 ou 3 dias, outra e vê se fica melhor. É uma mudança agressiva mas ....

Adicionas-te um filtro externo ? Tens os dois a trabalhar em paralelo ? Como é que fizes-te a adição do filtro ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

desculpem pela demora na resposta mas o trabalho tem apertado,

 

em relação as pedras já verifiquei e não são calcarias.

entretanto tive um pequeno problema com o ph neste momento esta em cerca de 7.8.

o que poderá estar a causar este aumento?? será do areão que foi colocado há cerca de 1 mês???

estou a pensar em colocar co2 diy será que se justifica???

tenho procurado fita de led's para melhorar um pouco a iluminação mas na minha zona esta difícil de encontrar.

fertilização será melhor começar a fazer???

gostaria de ter as plantas com melhor aparência e o aquário livre de algas.

Cumprimentos

BJesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

pessoal preciso mesmo da vossa ajuda.

 

SAM_03741_zps48a3f2f2.jpg

 

hoje tive um pouco de tempo livre e estive a contemplar o aquario (afinal de contas foi por isso que foi montado) e reparei que as plantas assinaladas a vermelho tem as folhas com boracos, a da esquerda foi colocada no inicio do mes ( tem se desenvolvido relativamente bem), e a da direita que ja tenho a mais tempo alem das folhas com buracos ainda tem algumas folhas encaracoladas e algumas com aspecto muito velho, o que podera estar a causar isto??

a planta assinalada a verde esta em perfeitas condiçoes, tem crescido bem assim como o musgo.

o que me aconselhao a fazer???

a cerca de duas semanas comprei sera florena, e o unico que tenho aqui pela zona apesar de ja ter lido por aqui que nao e muito bom.

cumprimentos

BJesus

Editado por BJesus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.