Escalar sem os dois pequenos fios ??

Recommended Posts

Publicado

Pois e um amigo deu-me 2 escalares ate foi eu que esculhi o mal e que nao reparei que um dos escalares nao ten os dois fios nao sei o nome :cry: mas eles sao pequenos ten serca de 3 cm um e normal mas o outro nao sei o que se passa alguen save o que pode ser ?

xaus um abraço

Publicado:

Olá,

Genetica!

Aponto como a causa mais provavel um hipotetico problema de consanguinidade.

Normalmente este tipo de problemas ( nos escalares ), costumam estar associados a outro tipo de deformações, nomeadamente nos operculos e/ou em pequenas deformações na barbatana dorsal do peixe, entre outros. Contudo, esse tipo de deformação, ainda que menos comum, também costuma estar associado a consanguinidade.

Abraços

Miguel

Publicado:

Ola' !!!

Para acrescentar ao que o amigo Miguel disse, tambem pode ser mau crescimento (por exemplo em aquario pequeno). Receio que nunca mais va' voltar ao normal.

Abraco

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Publicado:

Muito obrigado parese entao que ele vai ficar asim vou deichalo nadar tirando isso parese soudavel :D

• 3 semanas depois...
Publicado:

Olá !

Voltando a pegar neste topico.

Tenho vindo a estudar forte este tema da genetica nos escalares, desde há uns meses até à data.

Através de alguns estudos realizados relacionados com o tema, consegui obter algumas respostas.

Constatei que, esta deformação em particular, é originária de uma mutação.

A questão agora estava em saber se esta deformação teria origem a partir de um cruzamento onde a informação genetica dos progenitores fosse igual ou bastante similar ( consanguinidade - cruzamento entre irmãos ) ou se surgia de um modo espontaneo, como qualquer outro tipo de mutação que pudesse ser originário de n variaveis.

Outro ponto importante era saber até que ponto esta informação genetica seria passada aos descendentes.

Dominante ou recessivo, eis a questão.

Depois de alguns estudos e com a ajuda de um amigo ( estudante de medicina ), cheguei a conclusão de que este tipo de deformação não está associado à consanguinidade. Poderá ter origem em n factores, uma vez que existem n variaveis em jogo ( mundo complexo, este da genetica ).

Em relação ao segundo ponto, constatei que o gene portador desta deformação é recessivo.

De igual modo constatei que este tipo de deformação está amplamente relacionada com os peixes de escama de pérola, ou seja, mesmo sendo este gene recessivo, um progenitor escama de pérola terá maior tendencia a passar esta informação genetica aos descendentes ao contrário dos restantes peixes.

Este tema da genetica não está muito difundido nos debates do nosso forum. Tratando-se de um tema bastante interessante peço a todos que contribuam com a sua opinião, estando ou não apoiados em estudos ou experiencias pessoais e/ou tendo ou não formação academica relacionada com o mesmo.

Se cometi algum erro na utlização de certos termos tecnicos ( dominante, mutação, recessivo, etc ) ou outros, peço que me corrijam.

Um abraço

Miguel

Publicado:

Olá, Miguel.

Muito interessante o tipo de pesquisa que está realizando, até poque não se debate muito o assunto. Parabéns !

Só teria a acrescentar, se me permitires uma consideração: :)

Mutação é uma modificação na informação genética mais especificamente em 1 dos gametas, que resulta em células ou indivíduos com Alterações Genotipicas e fenotípicas . Ocorre como bem disseste por inumeros fatores. E , na natureza pepetuam-se (evolução) ou não (defeito) de acordo com a qualificação que as mesmas conferem ao individuo em relação a sobrevivência - Exemplo: Ursos brancos (albinos) uma mutação genética que conferiu aos individuos que residem nas areas geladas e com pouca vegetação uma melhor camuflagem que os ursos pardos, restando assim uma população albina. Diferente e ao contrário dos ursos que habitam areas cobertas por vegetação onde são em sua quase totalidade pardos.

Sendo assim transmitida a seus descendentes e tendo a ver com as relações cosanguíneas no caso de gens recessivos que teriam mais propenção a se encontrarem. Em indivíduos com parentesco em comum com o primeiro mutante.

Diferentes das alterações ou deformações, neste caso exclusivamente fenotipicas ( determinada pelo seu genótipo e/oupelas condições ambientais), que ocorrem no desemvolvimento dos embriões

também causadas por inumeros fatores, por exemplo a talidomida causado por substancia quimica, mães que são acometidas de varíola nos primeiros 3 meses de gestaçaõ também são propensas a alterações no desenvolvimento do feto, radiação etc... Porém estas alterações não são transmitidas a seus descendentes, pois não fazem parte do seu código génetico. São alterações que acometem o embrião exclusivamente na sua formação.

Com isso quero apenas esclarecer a questão da cosanguinidade como fator determinante no caso das mutações genéticas e, não determinantes em alterações exclusivamente fenotipicas.

Não sei se fui claro, o assunto é extenso, se cometi algum erro: corrija-me. (não erro de gramatica hehehehe).

E mais uma vez parabéns por pesquisar e postar um assunto bem pouco discutido, pois em matéria de genética a maioria das postagens tem a ver com indivíduos híbridos ou manipulados geneticamente.

Um abração :lol:

Ubiratã Braga

POA/RS - Brasil

Publicado:

Olá Ubiratã,

Antes de mais gostaria de agradecer o teu contributo neste tema bastante interessante. Sem duvida de que, todas as informações por ti prestadas, são extremamente valiosas no seu conteudo, contribuindo desta forma para uma melhor percepção de todo este tema.

Em relação a manipulação genetica:

Para além de todos estes factores, também constatei atraves de estudos realizados que seria possivel obter novas variedades de escalares atraves do periodo de exposição à luminosidade a que os mesmos eram submetidos, enquanto criados. Deste modo os resultados obtidos com duas posturas criadas em simultaneo provenientes dos mesmos progenitores apresentavam diferentes padrões; quando uns eram criados com uma exposição de 14 h a luminosidade artificial e outros eram mantidos a uma exposição de luz continua.

Deste modo, sou levado a pensar que, neste caso especifico houve uma alteração na pigmentação do peixe devido a factores externos ( condições ambientais ). Presumo que este ponto esteja intimamente relacionado com algumas das leis de Darwin, acerca da evolução das especies.

Posto isto questiono-me se perante este factor, a informação genetica será passada a sua descendencia :lol::P:) tal como o exemplo do urso polar albino. Em caso afirmativo será concerteza atraves de um gene recessivo que se manisfestará fenotipicamente na descendencia aquando do cruzamento com um exemplar criado de forma diferente, onde os descendentes apresentem caracteristivas ( geneticamente modificadas ) a razão de 3:1 ( 66 % normais e 33% com presença da caracteristica geneticamente modificada ) ou 1/4 ( apenas 25% com caracteristica manipulada ) ?

Se obtivermos o cruzamento entre dois geneticamente modificados, o resultado será uma postura com 100% dos descendentes com alguma caracteristica especifica geneticamente modificada ?

Estará correcto este pensamento ?

Em relação a ausencia da barbatana ventral ou barbilho:

Se o gene que transporta esta informação genetica é recessivo, poderá manifestar-se a qualquer momento, mesmo que os progenitores sejam ambos fisicamente bem formados, uma vez que a informação será passada a descendencia ( em forma recessiva ). Deste modo, bastará um cruzamento especifico, para o mesmo se manisfestar no fenotipo.

Estará correcta toda esta descrição ?

Gostaria de agradecer uma vez mais, pela brilhante colaboração manifestada.

Um grande abraço

Miguel

Publicado:

Ola, Miguel.

Perdoe-me a demora em responder-te, falta de tempo...vamos la !!!

O conjunto de caracteristicas inscritas no nosso DNA, toda nossa informa;cao genetica herdada de nossos Pais e chamado de genótipo, agora a maneira que tais caracteristicas nos sao apresentadas chamamos Fenotipo - G. Mendel enunciou estes principios basicos da genetica estudando ervilhas durante mais ou menos 10 anos.

Agora comentando tuas colocacoes

Uma vez que, os progenitores são os mesmo nas duas posturas, é de se supor que seus descendentes compartilhem o código genético 50% pai / 50% mãe combinados de diferentes maneiras, o que torna possível uma variedade de proles com código génetico distintos entre si. Agora o fato de apresentarem diferenças morfólogicas em ambas as amostragens, deve-se sim a um fator externo, mas, neste caso especifico, não há alteração dos genes, visto que tal submição é feita depois dos embriões formados, então supoem-se que os descendentes não iram apresentar tais modificações seletivas - toda a mutação genética é congenita, isto é, todo individuo ja nasce com ela.

Seria como dois gêmeos univitelinos brancos, que fossem separados depois de nascidos/

um fosse criado no Caribe e outro coitado na Sibéria, a prole de ambos não teriia distinção em relação a quantidade de melanina (pigmento humano) visto que a quantidade de melanina estara inscrita em seus DNAs de igual forma e o sol, ou a falta dele se manisfestaria apenas fenotipicamente.

Esta seria uma adptação ao ambiente, uma reação do organismo as intempéries do meio.

Porem se o coitado la da Sibéria fosse exposto a uma dose razoável de radiação, este individuo sofreria hipoteticamente, se sobrevivesse , 1 ou 2 tipos de alterações -

Poderia ter cancer devido a alteração do codigo genetico de algumas células que tenteriam a se reproduzir de maneira desordenada e/ou caso a radiação tb afeta-se suas gônadas (glândula sexual que produz gametas- celulas reprodutivas e segrega hormônios) ter filhos com doença ou deforrmações congênitas (GENETICAS)..

No exemplo que te dei sobre os ursos albinos, é um pouco diferente, ele(s) (mutantes) nascem albinos e tal informação será herdada por sua prole, dai não mais como mutante, mas portadores de um gene alterado, uma variante na espécie, mesmo não manisfestando este fenotipo, teram ,no caso, em seu genótipo, sua forma latente, isto é recessiva, manifestando-se quando houver ausencia do gene dominante.

Agora sobre as proporcoes por ti postadas

Chamaremos de AA -> Normal - Homozigoto (puro dominante genotipo e fenotipo correspondentes)

aa -> Albino - Homozigoto (puro recessivo genotipo e fenotipo correspondentes)

aA -> Normal - Heterozigoto

Aa -> Normal - Hetrozigoto (Fenotipos dos individuos normais, por[em genotipos contendo os genes recessivos latentes)

Genearca - O progenitor, o fundador, de uma família, de uma linhagem ou de uma espécie.

Albino - Anomalia congênita, caracterizada pela ausência total ou parcial do pigmento.

Vamos aos cruzamentos

AA (homozigoto) x aa (homozigoto, hipoteticamente falando, o primeiro mutante, Genearca)

Teremos

Aa Aa aA Aa - Todos individuos teriam o Fenotipo normal e o gen recessivo do albinismo.

Agora se cruzarmos dois deles - (cosanguinidade)

Aa x Aa (heterozigotos)

Teremos

AA - normal e homozigoto - 25%

Aa e aA - normal e heterozigoto - 50%

aa - Albino homozigoto - 25%

Agorase cruzarmos um individuo Albino aa (homozigoto) e um Normal Aa (hetrozigoto)

Aa x aa

Teremos

Aa e Aa - 50% normais heterozigotos

aa e aa - 50% albinos homozigotos

Agora dois Albinos

Teremos 100% de individuos albinos homozigotos

Agora dois normais homozigotos

Teremos 100% de individuos normais homozigotos

O termo geneticamente manipulado diz respeito, a selecao artificial de determinadas caracteristicas CONGENITAS atraves de cruzamentos cosanguineos, caso das racas de caes por

exemplo - Ou tambem atraves da propria manipulacao dos genes, por exemplo alimentos transgenicos.

Ainda teriamos os Hibridos que seriam esp[ecies diferentes que se cruzam e que dificilmente teriam descendentes ferteis (mas existem).

N'ao sei se consegui te esclarecer alguma coisa.

Desculpe-me a falta de acentos e erros de ortografia, meu teclado esta com problemas.

Um Abra;'ao. Caso tenha alguma outra informa;'ao que n'ao seja condiza com minhas coloca;'oes, por favor, poste-as

Ubirata Braga

Porto Alegre - RS - Brasil

Publicado:

Ola, Miguel.

Perdoe-me a demora em responder-te, falta de tempo...vamos la !!!

O conjunto de caracteristicas inscritas no nosso DNA, toda nossa informa;cao genetica herdada de nossos Pais e chamado de genótipo, agora a maneira que tais caracteristicas nos sao apresentadas chamamos Fenotipo - G. Mendel enunciou estes principios basicos da genetica estudando ervilhas durante mais ou menos 10 anos.

Agora comentando tuas colocacoes

Uma vez que, os progenitores são os mesmo nas duas posturas, é de se supor que seus descendentes compartilhem o código genético 50% pai / 50% mãe combinados de diferentes maneiras, o que torna possível uma variedade de proles com código génetico distintos entre si. Agora o fato de apresentarem diferenças morfólogicas em ambas as amostragens, deve-se sim a um fator externo, mas, neste caso especifico, não há alteração dos genes, visto que tal submição é feita depois dos embriões formados, então supoem-se que os descendentes não iram apresentar tais modificações seletivas - toda a mutação genética é congenita, isto é, todo individuo ja nasce com ela.

Seria como dois gêmeos univitelinos brancos, que fossem separados depois de nascidos/

um fosse criado no Caribe e outro coitado na Sibéria, a prole de ambos não teriia distinção em relação a quantidade de melanina (pigmento humano) visto que a quantidade de melanina estara inscrita em seus DNAs de igual forma e o sol, ou a falta dele se manisfestaria apenas fenotipicamente.

Esta seria uma adptação ao ambiente, uma reação do organismo as intempéries do meio.

Porem se o coitado la da Sibéria fosse exposto a uma dose razoável de radiação, este individuo sofreria hipoteticamente, se sobrevivesse , 1 ou 2 tipos de alterações -

Poderia ter cancer devido a alteração do codigo genetico de algumas células que tenteriam a se reproduzir de maneira desordenada e/ou caso a radiação tb afeta-se suas gônadas (glândula sexual que produz gametas- celulas reprodutivas e segrega hormônios) ter filhos com doença ou deforrmações congênitas (GENETICAS)..

No exemplo que te dei sobre os ursos albinos, é um pouco diferente, ele(s) (mutantes) nascem albinos e tal informação será herdada por sua prole, dai não mais como mutante, mas portadores de um gene alterado, uma variante na espécie, mesmo não manisfestando este fenotipo, teram ,no caso, em seu genótipo, sua forma latente, isto é recessiva, manifestando-se quando houver ausencia do gene dominante.

Agora sobre as proporcoes por ti postadas

Chamaremos de AA -> Normal - Homozigoto (puro dominante genotipo e fenotipo correspondentes)

aa -> Albino - Homozigoto (puro recessivo genotipo e fenotipo correspondentes)

aA -> Normal - Heterozigoto

Aa -> Normal - Hetrozigoto (Fenotipos dos individuos normais, por[em genotipos contendo os genes recessivos latentes)

Genearca - O progenitor, o fundador, de uma família, de uma linhagem ou de uma espécie.

Albino - Anomalia congênita, caracterizada pela ausência total ou parcial do pigmento.

Vamos aos cruzamentos

AA (homozigoto) x aa (homozigoto, hipoteticamente falando, o primeiro mutante, Genearca)

Teremos

Aa Aa aA Aa - Todos individuos teriam o Fenotipo normal e o gen recessivo do albinismo.

Agora se cruzarmos dois deles - (cosanguinidade)

Aa x Aa (heterozigotos)

Teremos

AA - normal e homozigoto - 25%

Aa e aA - normal e heterozigoto - 50%

aa - Albino homozigoto - 25%

Agorase cruzarmos um individuo Albino aa (homozigoto) e um Normal Aa (hetrozigoto)

Aa x aa

Teremos

Aa e Aa - 50% normais heterozigotos

aa e aa - 50% albinos homozigotos

Agora dois Albinos

Teremos 100% de individuos albinos homozigotos

Agora dois normais homozigotos

Teremos 100% de individuos normais homozigotos

O termo geneticamente manipulado diz respeito, a selecao artificial de determinadas caracteristicas CONGENITAS atraves de cruzamentos cosanguineos, caso das racas de caes por

exemplo - Ou tambem atraves da propria manipulacao dos genes, por exemplo alimentos transgenicos.

Ainda teriamos os Hibridos que seriam esp[ecies diferentes que se cruzam e que dificilmente teriam descendentes ferteis (mas existem).

N'ao sei se consegui te esclarecer alguma coisa.

Desculpe-me a falta de acentos e erros de ortografia, meu teclado esta com problemas.

Um Abra;'ao. Caso tenha alguma outra informa;'ao que n'ao seja condiza com minhas coloca;'oes, por favor, poste-as

Ubirata Braga

Porto Alegre - RS - Brasil

Publicado:

Olá Ubirata,

Também eu apresento as minhas desculpas por só agora responder... acontece que, este topico merece toda a minha atenção ( e terá obrigatoriamente que ser bem estudado ), e o tempo disponivel não tem sido muito.

Gostaria igualmente de agradecer a excelente forma como esta tematica foi abordada e explanada na mensagem anterior ( publicada pelo amigo Ubirata ).

Em relação a tematica :

Vamos imaginar um exemplar de escalar do tipo selvagem ( Silver ) e outro exemplar Albino ( Albino Silver por exemplo ).

Silver ( +/+ )

Albino ( a/a )

Obtendo um cruzamento entre ambos :

Como o gene selvagem é dominante e o gene do albinismo recessivo, temos:

- todos os descendentes são fisicamente ( fenotipo ) do tipo Silver, mas carregam consigo o gene do albinismo.

Ao cruzar um irmão e uma irmã descendentes do anterior cruzamento ( Silver que "transportam" o gene recessivo do albinismo ), temos :

( back crossing ? )

25 % Silver

50% Silver, mas transportam o gene recessivo do albinismo

25% Albinos

ou seja, 25 % Albinos e 75 % Silver

Para então obter 100 % albinos terei que voltar a cruzar dois Albinos.

A unica questão agora, será como conseguir seleccionar um exemplar Albino, para conseguir dar continuidade a esta variedade, uma vez que nunca vi nenhum exemplar no comercio nacional e os que hipoteticamente carregam o gene recessivo não o aparentam.

Agradeço, uma vez mais, a fabulosa ajuda prestada pelo amigo Ubirata.

Votos de um Santo e Feliz Natal.

Um grande abraço

Miguel

Publicado:

OLá

Uma vez que, os progenitores são os mesmo nas duas posturas, é de se supor que seus descendentes compartilhem o código genético 50% pai / 50% mãe combinados de diferentes maneiras, o que torna possível uma variedade de proles com código génetico distintos entre si.

Atenção: o código genético é mesmo um código, que estabelece a correspondência entre as diferentes sequências de bases do DNA e os aminoácidos respectivos, pelo que não se percebe a utilização do termo no contexto acima...

Miguel, atenção a esse cruzamento que estás a fazer, que estas coisas podem não ser assim tão simples...

Nota que não tenho dados da genética dos escalares, mas julgo que deverás ver as coisas mais ou menos da seguinte forma, e numa perspectiva meramente teórica (repara que poderão existir vários pares de alelos a contribuir para a cor dos peixes).

Consideremos a seguinte possibilidade:

M- gene para a cor mármore

d- gene para a cor dourada

A- pigmentação normal

a- albino

Imagina:

dd-AA - Dourado

cruzado com:

MM-aa - Albino, mas (mármore albino)

dá:

100% Md-Aa, ou seja 100% Mármores

ou seja:

- um casal constituído por um peixe albino e outro dourado com uma descendência totalmente constituída por mármores...

Notar que manipulação genética é completamente diferente de selecção artificial.

Um grande abraço e um Feliz Natal, cheio de ursos brancos, que não são albinos...

hohoho

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

Olá Luis,

Exacto!

Tudo isto é no plano teorico, na pratica poderá não ser assim tão linear.

Segundo algumas pesquisas que fiz, os primeiros albinos derivaram da variedade dourada ( Gold ), depois deverá ter sido uma questão de selecção genetica.

Votos de um Santo e Feliz Natal

Um grande abraço

Miguel

Publicado:

Olá Luis,

Tomando como exemplo esse cruzamento Marmore / Dourado e Pigmentação normal / Albino.

Pigmentação Normal - Dominante

Albino - Recessivo

Marmore - Dominante incompleto

Dourado - Recessivo

Teoricamente o Marmore e a pigmentação normal são manifestadas no fenotipo ( 1 ª geração ), mas os descendentes irão transportar genes recessivos.

Vamos imaginar os seguintes casos:

1º Caso,

Marmore ( M/M ) X Dourado ( g / g )

100% Marmores ( M/g )

2º Caso,

Marmore com gene recessivo dourado ( M/g ) X Dourado ( g/g )

50% de Marmores ( M/g)

50% de Dourados ( g/g )

Se estiver a calcular mal as percentagens ou algo estiver errado, corrije-me, por favor.

Votos de um Santo e Feliz natal

Um grande abraço

Miguel