Goldfish doente


tpt

Recommended Posts

Bom-dia,

 

Há dias resgatei um goldfish da casa de uma amiga, com uma ferida na parte de cima do peixe entre a cabeça e a barbatana dorsal.

Improvisei um áquário hospital O aquario tem 20 litros de água, um aquecedor de 50w, um filtro de esponja, faço TPA´s de 5 litros a cada 2 dias e tenho o peixe assim há quase uma semana dem notar melhoras.

 

 

 

Tenho aumentado a temperatura da aqua 1 grau por dia, já vou nos 26º, pus sal no aquário (a olho, cerca de uma colher de sobremesa), ponho betadine na ferida 1 vez por dia, sem melhorias aparentes.

De inicio deixou de comer (penso que devido ao stress) e agora já não come a comida de flocos que comia anteriormente, rejeita-a. Come spirulina e uns wafers de camarão, que lhe dei quando deixou de comer, que devora prontamente.

 

 

 

Preciso de umas dicas...

 

Posso continuar a aumentar a temperatura? Até quanto?

 

Relativamente á alimentação pode continuar assim não prejudica o peixe?

 

Que medicamento devo de comprar se for esse o caso?

 

 

E muito Obrigado...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

É melhor não aumentares mais a temperatura. Só tem a ferida, não notas mais nada?

E uma fotografia do peixe? Dava jeito.


Que tipo de sal puseste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dependendo do tamanho do peixe tpas de 2 em 2 dias pode ser pouco. Convém prestares atenção á amónia e aos nitritos, se o peixe fôr grande esses valores devem estar desajustados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O peixe tem uns 6 cm, só noto a ferida, o comportamento parece-me OK, sei que no aquario onde vivia houve um outro peixe que morreu com uma ferida junto á boca à cerca de um mês.

 

Juntei Sal marinho, para culinária, marca Continente...

 

Para além das TPA´s, ando a sinfonar o aquario 2 vezes por dia.

 

 

Vamos a ver se as fotos ficam visiveis:

 

 

 

 

 

 

vou passar a fazer as TPA´s todos os dias, OK?

 

E um muito obrigado....

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manter a qualidade da água é muito importante. Estás é a pôr pouco sal. Se são 20 litros podes perfeitamente pôr 1 colher de sopa de sal por cada 10 litros, desde que o derretas bem. Com o sal e o betadine deve ser o suficiente se a água tiver boa qualidade.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tentei carregar duas fotos do peixe na minha galeria:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&album=4195

 

E relativamente ao sal se assim é, vou aumentar a dose.

 

Estou a pensar em dividir uma colher de sopa de sal pelos dois garrafoes de 5l com agua a repousar, que utilizo nas tpa´s, para que o aumento do sal tb seja progressivo.

 

Vamos lá a ver se o bicho se safa, ele continua a ser voraz com a comida para camarão, flocos é que nem pensar... :)

 

E muito obrigado.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe não está nada com bom aspecto.

Pela descoloração, magreza excessiva, localização e profundidade da ferida, eu diria que está com parasitas da pele e como consequência uma infecção ( furunculose).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

obrigado pelas dicas,

 

Já fui comprar o eSHa 2000 e deitei 5 gotas para os 20 litros de água

 

Vamos ver como é que o bicho reage...

 

Relativamente á comida, deram-me uma amostra de Sera vipan family, mas ele continua a preferir os wafers para camarões...

 

Depois Vou postando as novidades...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenta dar ervilhas cozidas, a ver se ele pega, como são verdes chamam atenção deles, e algumas vezes mesmo doentes eles comem mas nada garantido mas tenta :P

 

á e atenção a quantidade de comida que metes, se ele não pegar nela, tira com uma rede n a deixes la ficar ;)

 

com as ervilhas eu faço assim pego apenas numa meto no microondas durante uns segundos, dps retiro a casca e esmago tudo bem esmagado com os dedos, fica tipo uma papa verde bem esmagada pode ser que ele pegue, mas mete tbm pouca quantidade ;)

Editado por Gonçalo Melo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

há um petisco que ele vai gostar de certeza, artémia e larvas de mosquito. Passa numa loja e compra isso congelado que vais ver como come isso tudo.

 

Cumptos.

Maurício

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pessoal,

 

Conclui que por algum motivo que desconheço, o peixe anda com dificuldade em alimentar-se. Actualmente tenta comer, mas acaba por cuspir tudo. Acabei agora de tentar a ervilha, sem sucesso. A ferida não me parece estar a melorar O peixe anda mais activo, mas ou começa a comer, ou julgo que não se safa.

 

Se ele não melhorar devo fazer um tratamento mais agressivo?

Ou paro e espero por resultados?

 

 

Relativamente á deformação que se vê, julgo estarem-se a referir á ilusão optica provocada pera ondulação da água. O peixe estava num aquário semelhante a este... Na companhia de 6 Danios zebra num aquario sem aquecimento.

Editado por tpt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os danios zebra são considerados muito agressivos, essa ferida pode ter sido eles a fazer, mas não tenho a certeza!

 

pá podes sempre tentar outra coisa, pegas no peixe com muito cuidado (com as mão bem lavadas) e colocas num cotonete uma beca de betadine e colocas na ferida com muito cuidado, penso que mal não lhe deve fazer ;)

 

outra coisa é colocar um bocadinho de sal grosso na agua ajuda nas feridas :P já curei alguns peixes meus assim ;) que tinham feridas (ataques dos guppys ) que tinha antigamente

Editado por Gonçalo Melo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

há um petisco que ele vai gostar de certeza, artémia e larvas de mosquito. Passa numa loja e compra isso congelado que vais ver como come isso tudo.

 

Cumptos.

Maurício

Boas,

 

Também já tentei artémia que um amigo me arranjou, nem isso ele come... Estou a ver o peixe a definhar e sem saber o que fazer... Se alguém tiver mais ideias agradeço.

 

O peixe não melhora, não come, cada vez está mais parado...

 

Quero salvar o peixe mas... Sem soluções comecei a pensar:

 

 

 

Deixo o peixe ter uma morte lenta? Ou tiro-o da água para lhe acabar com o sofrimento?

(talvez esta seja uma questão mais ética, do que propriamente de aquariofilia, mas gostava de saber a vossa opinião.)

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E porque não tratá-lo com a medicação correcta?!

Já está nesse estado há demasiado tempo, mas nunca se sabe se ainda agirias a tempo.

Editado por NN20
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E porque não tratá-lo com a medicação correcta?!

Já está nesse estado há demasiado tempo, mas nunca se sabe se ainda agirias a tempo.

Boas,

 

Voltei a ter esperança,

 

Deram-me há alguns dias umas podas e coloquei as que sobraram no aqua hospital... Resultado:

 

O peixe começou comer as algas que algumas delas traziam, começou a andar mais activo e hoje já voltou a comer as wafers para camarão e spirulina.

Parecia que estava a precisar de algum estimulo e que a introdução de plantas ajudou...

Também pode ter sido apenas coincidencia...

 

Amanhã vou tentar a artémia. :)

Editado por tpt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

colo

 

Tens colocado betadine na ferida? Isso é muito importante. Quanto aos alimentos, cuidado com as proteínas em excesso.

 

Não.

Deixei de colocar quando comecei o tratamento com o eSHa 2000.

 

E como inicialmente não resultou, não voltei a pôr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais