Kryptopterus minor


Gonçalo de Oliveira

Recommended Posts

Kryptopterus.jpg

 

Família: Siluridae

Nome Comum: Peixe-gato de vidro

Nome Científico: Kryptopterus minor

Origem Geográfica: Ásia

Comprimento: aproximadamente 6-7cm em aquário

Temperatura: por volta dos 25 ºC

PH: por volta dos 6.5

Características: As espécies de Kryptopterus são diferentes da maior parte dos outros peixes-gatos porque nadam livremente na região do meio-topo da água. Os peixes-gatos fantasma preferem lugares escuros, podem esconder-se em grupo debaixo de rochas, troncos e na sombra das plantas. Ás vezes aventuram-se ao nível superior da água e podem ser motivados a terem este comportamento se a corrente da água no aquário for manipulada de tal maneira a que os seus esconderijos estejam abrigados dessa corrente, enquanto que nas áreas abertas haja uma ligeira corrente. Além disso, nadam livremente na hora de comer porque gostam de perseguir a comida através da corrente. É necessária uma quantidade abundante de plantas para o seu bem-estar.

Temperamento: Ao contrário dos seus parentes maiores (peixe-gato de vidro ou Kryptopterus bicirrhis) estes são tímidos e não agressivos.

Alimentação: Estes peixes têm a reputação de serem "comedores exigentes". Preferem comida viva como mosquitos, larvas, bloodworms e artémias, mas com o tempo podem ser habituados a flocos.

Reprodução: Foi sucessivamente conseguida em aquários mas não há nada documentado.

Diferenciação Sexual: A única maneira de distinguir os machos das fêmeas é que as fêmeas são mais gordas na idade adulta.

AVISO: Não comprem peixes-gatos fantasma coloridos. Estas pobres criaturas foram injetadas com tintas pelos seus criadores. São pouco saudáveis e morrerão prematuramente devido a isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais