BATERIA Caridinas e Neocaridinas


Recommended Posts

Apresento-vos a minha bateria de reprodução de camarões com cerca de 3 meses de funcionamento, agradeço opiniões e comentários :)

 

Aquário: GAD 90L 100x25x35 dividido em 1x36L(caridinas) e 3x18L(neocaridinas)

Luminária: Odyssea 2x39W
Filtragem: 4xFiltros de mochila (com matérias filtrantes Eheim biomech)
Aquecimento: 2x100W
Substrato: H.E.L.P Advanced Soil Shrimp e Akadama

 

IMG_0995.jpg

 

Aqua1: CBS f1, CRS, Goldens

 

IMG_1000.jpg

 

Aqua2: Red Cherry

 

IMG_0998.jpg

 

Aqua3: White Pearl

 

IMG_0996.jpg

 

Aqua4: Red Rili

 

IMG_0997.jpg

Editado por João Miguel Silva
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois, tambem espero que tudo corra bem... neste momento tenho duas femeas golden grávidas, e duas red rili, estou a espera dos nascimentos para o final do mês, vamos ver como corre :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gosto muito, mesmo muito biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Acho os 3 x 18 l um pouco pequenos, na realidade deverão ter pouco mais de 1 dúzia de litros e com essas espécies bem prolíficas devem esgotar a lotação do hotel num ápice... :rolleyes:

 

Boa sorte com isso.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gosto muito, mesmo muito biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Acho os 3 x 18 l um pouco pequenos, na realidade deverão ter pouco mais de 1 dúzia de litros e com essas espécies bem prolíficas devem esgotar a lotação do hotel num ápice... :rolleyes:

 

Boa sorte com isso.

 

Abraço,

 

Sem dúvida, para mim 50L para cada espécie ainda era pouco... no entanto para já é o que tenho para aproveitar... tenho perfeita noção que mais tarde ou mais cedo as colónias dos aquários mais pequenos vão estagnar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Uma explicação de quem anda a aprender também....

A côr PRETA é dominante enquanto o Vermelho é recessivo.

As caridinas golden que eu tenho cá em casa são DESCENDENTES de CBs Hinamura. As tuas ambém podem ser descendentes de blacks.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma explicação de quem anda a aprender também....

A côr PRETA é dominante enquanto o Vermelho é recessivo.

As caridinas golden que eu tenho cá em casa são DESCENDENTES de CBs Hinamura. As tuas ambém podem ser descendentes de blacks.

 

Obrigado, pode ser essa a explicação... por acaso pensava que os golden nunca descendiam de blacks, mas tambem não consigo comprovar a descendência destes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não existem goldens e snow Whites?

Ou é exactamente a mesma coisa?

Pensava que os goldens tinham origem em cb e os snow em cr

 

Corrijam se estiver errado!

 

Já agora muitos parabéns pela bateria :P muito fixe hehe e boa sorte com os meninos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas! Os snow White vêm dos cbs e os Golden dos crs! Tiveste Golden porque certamente o teu Crystal Black tinha gene recessivo vermelho! Penso que é isto!

 

Cumps

  • Votar + 1

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A questão aqui é que a golden dele cruzou com crystal red. Ou seja, têm ambos os dois genes portadores de cor vermelhos, nenhum deles tem o gene preto, supostamente. Acho estranho como sairam CBS.

A menos que a tua golden seja afinal uma snow white...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas! Os snow White vêm dos cbs e os Golden dos crs! Tiveste Golden porque certamente o teu Crystal Black tinha gene recessivo vermelho! Penso que é isto!

 

Cumps

Boas,

 

Alexandre, é uma verdade que não tenho tido grande tempo para leituras mais ciêntificas mas olha que o que dizes está errado, tanto os golden como os snow white podem vir de ambos (CRS e CBS), digo isto por ter essa experiência, não de ler.

 

Caso saibas de onde vem essa informação agradeço aqui a partilha para ajudar a malta.

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Alexandre, é uma verdade que não tenho tido grande tempo para leituras mais ciêntificas mas olha que o que dizes está errado, tanto os golden como os snow white podem vir de ambos (CRS e CBS), digo isto por ter essa experiência, não de ler.

 

Caso saibas de onde vem essa informação agradeço aqui a partilha para ajudar a malta.

Boas!

Peço desculpa a toda a gente no fórum pois de facto estava errado! Começo a pensar que as minhas intervenções em alguns tópicos deixam muito a desejar isto porque também leio muita informação errada em outros fóruns etc...

 

Aquilo que aprofundei até agora foi que Snow White e Golden são o mesmo camarão mas de grades diferentes! Não posso dar a certeza se isto é verdade ou não!! Lembro-me que a informação obtida no meu post acima foi adquirida numa discussão em outro fórum mas já não me lembro qual!

 

Tenho tentado adquirir mais e mais conhecimento sobre as caridinas, mas já vi que sem experiências comprovadas não podemos confiar muito naquilo que lê-mos por aí! A menos que essas informações venham de pessoas de confiança já com muito calo neste mundo que nós tanto gostamos!

 

Por fim, peço desculpa a toda a gente no fórum, não é minha intenção enganar ninguém e se o fiz foi porque me enganaram a mim também.

 

Cumprimentos,

 

Alexandre Ferreira.

  • Votar + 1

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Alexandre, é uma verdade que não tenho tido grande tempo para leituras mais ciêntificas mas olha que o que dizes está errado, tanto os golden como os snow white podem vir de ambos (CRS e CBS), digo isto por ter essa experiência, não de ler.

 

Caso saibas de onde vem essa informação agradeço aqui a partilha para ajudar a malta.

 

 

Eu sabia que tinha lido isto em algum sitio e acabei de encontrar neste mesmo fórum a confirmação para aquilo que digo!!!! Passo a citar:

 

"Os CRS só geram Golden's :tapfoot: os Snow White são os brancos dos CBS :tongue:. Os CBS é que podem dar Snow white e golden, dependendo se têm gene de red ou não.

O gene branco manifesta-se normalmente assim:

CRS- Golden

CBS- Snow White

Panda/King kong - Blue Bolt

Red Wine/Red Ruby - Red Bolt

"

Confio plenamente nesta informação e podem lê-la aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=208582&page=2

Depois diz-me o que pensas Miguel pois estou completamente baralhado e gostava de ter uma certeza!

Cumps!

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo,

Após ler o acima descrito e acreditando nas palavras do Fábio Silva (autor do texto), acho que não estou totalmente certo, ou seja:

 

- dos meus CBS, tenho tirado Golden e Snow White, fico na dúvida é quando mencionam que poderá os meus CBS ter gene de CRS, sinceramente não sei se isso acontece mas como já tenho os CBS na 4ª ou 5ª geração não sei se poderá já ter perdido os genes, será?

 

-dos meus CRS atuais não sai um único Golden ou Snow White, em principio já são puros, correto?

 

-dos meus CRS anteriores (que fiquei sem um único), recordo-me de saírem Golden´s mas não me recordo se havia algum Snow White

 

Alexandre, quero frisar que estou apenas a tentar trocar o máximo de informação, deixar o que tenho aprendido para registo neste fórum e "beber" também os registos dos criadores nacionais.

 

Até já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo,

Após ler o acima descrito e acreditando nas palavras do Fábio Silva (autor do texto), acho que não estou totalmente certo, ou seja:

 

- dos meus CBS, tenho tirado Golden e Snow White, fico na dúvida é quando mencionam que poderá os meus CBS ter gene de CRS, sinceramente não sei se isso acontece mas como já tenho os CBS na 4ª ou 5ª geração não sei se poderá já ter perdido os genes, será?

 

-dos meus CRS atuais não sai um único Golden ou Snow White, em principio já são puros, correto?

 

-dos meus CRS anteriores (que fiquei sem um único), recordo-me de saírem Golden´s mas não me recordo se havia algum Snow White

 

Alexandre, quero frisar que estou apenas a tentar trocar o máximo de informação, deixar o que tenho aprendido para registo neste fórum e "beber" também os registos dos criadores nacionais.

 

Até já

Boas Miguel!

 

Pois é como te digo, também não tenho a certeza de nada. Em outro fórum tenho levado "roda de burro" por afirmar que goldens e snow whites são camarões diferentes, e a maioria da informação que se encontra por aí diz precisamente o contrário!

 

Aquilo que eu penso e repito, é aquilo que eu penso, é que são camarões distintos.

 

Snow White: Fruto de apuramento dos Crystal Black, eliminando a totalidade dos pretos.

 

Golden: Fruto de apuramento dos Crystal Red, eliminando a totalidade dos vermelhos.

 

Não sei até que ponto esta informação poderá ser viável, ou seja, vou ter de deixar crescer os camarões que cá tenho para perceber melhor se os pretos foram eliminados ou não. Se isto se verificar o único problema será a verificação de descendência, uma vez que nasceram, juntamente com estes camarões CRS! Isto quer dizer que pelo menos um dos progenitores CBS terá gene recessivo vermelho. Será que também tenho Goldens?

 

Fica aqui uma foto para ver o que dizem os entendidos:

 

20140810_202847_zps0071e5d7.jpg

 

Snow White ou Golden? Este é um dos frutos de cruzamento entre CBS Grade SS e SSS!

 

 

 

PS: João Miguel Silva , se estivermos a abusar do teu tópico avisa :sorry:

Editado por Alexandre Ferreira

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais nada Alexandre, estamos aqui para isso.

 

Mas deixa-me eu dizer que tiro vários Goldens e vários Snow white, tudo do mesmo aquário, aquários dos Crystal Black, e há já uns 3 anos que assim vem sendo, e isto é fonte segura, ehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais nada Alexandre, estamos aqui para isso.

 

Mas deixa-me eu dizer que tiro vários Goldens e vários Snow white, tudo do mesmo aquário, aquários dos Crystal Black, e há já uns 3 anos que assim vem sendo, e isto é fonte segura, ehehe

 

 

Talvez a solução para resolver todo este mistério esteja nos Pure Black Line e Pure Red Line! Ao que tudo indica, (ou seja mais uma vez o que se diz por aí) é que destes camarões tanto o PBL e PRL, nunca sairão Golden Bee´s ! Será que é impossível eliminar o preto e o vermelho nestes camarões? Se for possível fazê-lo como se chamariam no caso de eliminarmos o Vermelho? PRL "SSSS" ou seria Snow White visto dizerem ser impossível tirarmos Golden's?

 

Sinceramente gostava de ver os mais experientes neste fórum a manifestarem-se sobre esta questão!

 

De certeza absoluta que não sou o único a pensar nisto.

 

Cumps!

Editado por Alexandre Ferreira

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas .. Eu também tenho tirado muitos snow white e goldens dos meus cbs ..

 

Ja tinha pensado nisso e a conclusão que tinha chegado era porque tenho muitos crystal black grade s ss sss dai elimina o preto e saiem os tal dito cujos LoL ..

 

Alguem mais experiente que se prenuncie ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Para não estarmos a entupir ou a desviar a atenção do tópico do nosso amigo decidi criar um tópico só para esta discussão!

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=233710

 

Cumps.

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais