Agua a utilizar


Afonsoluis

Recommended Posts

Boa tarde.

Sou novo aqui no fórum mas já tenho aquário salgado a algum tempo(sete anos), mas nunca tinha usado a net para aprender mais pois na loja onde comprava tudo o que precisava pensava que tinha todo o suporte necessário o que tenho vindo a constatar ultimamente que não era bem assim.

Entretanto a loja fechou, eu tive alguns problemas no aquário e não tinha mais nenhuma loja onde podia comprar o necessário e aconselhar-me, o que me fez desmotivar bastante e teve cerca de 3 anos praticamente abandonado. (só não o desativei porque tinha lá cerca de 30Kg de rocha e não tinha a quem vender.

Vai dai e decidi fazer mais uma tentativa. Tenho andado a ler umas coisas por este e outros fóruns, e cheguei á conclusão que o que eu achava que era suficiente para manter o aquário não o é nem de perto nem de longe.

Agora, e apos alguma pesquisa deparei-me com dois problemas (para já):

 

Um deles é a agua que uso para as TPA. A agua que eu sempre usei foi agua diretamente da torneira, sal lá para dentro e siga para bingo. Agora pelo que tenho lido é a ultima coisa que se deve fazer. A minha questão é: comprar um filtro de osmose inversa para já tá fora de questão, pois acabei de comprar um escumador (que também não tinha), e o orçamento não estica. será que se usar agua mineral engarrafada até comprar o filtro é uma solução plausível, ou usar um acondicionador para a agua é suficiente?

 

O outro problema com que me deparei foi com valores exorbitantes de NO3 (+/-80mg/L), resultado de tanto tempo sem cuidados. Pelo que percebi é resultante da decomposição de detritos orgânicos. quando faço as TPA vou sifonado o areão e tenho reparado que a quantidade de detritos é enorme e cada vez que mexo no areão. temo que com o sifão não vou conseguir remover toda a sujidade nos próximos tempos. A minha questão é, será preferível ser paciente e continuar a retirar gradualmente a sujidade com o sifão, ou ser mais radical e sacar o areão todo e aproveitar a agua de uma TPA para dar uma lavagem ao areão.

 

Peço desculpa pelo testamento mas de facto estou na duvida em relação a estes dois pontos, se alguém com mais conhecimentos me pudesse ajudar a optar pelas melhores soluções ficaria muito agradecido.

 

O setup do meu aquário é:

Tanque->120x37x45

Aquecedores->2x100w jager EHEIM

Bomba de circulação-> resun Wave maker 15000

Escumador interno-> JAD DT-1516

Rocha viva-> Já não me lembro ao certo, mas tem entre 20 a 30 kg

Iluminação-> calha integrada no aquario 2x90cm T8 (neste momento tem duas lâmpadas fluorescentes normais de luz branca) tinha uma coral sun e uma ocean sun, mas fundiram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, vamos lá tentar ajudar.

 

1º questão

 

As lojas nem sempre dão o melhor apoio, muitas vezes por nossa culpa propria pois queremos gastar sempre pouco dinheiro. Eu andei 4 Meses a colocar agua directamente do mar e agua da Torneira como reposição, durante esses 4 meses, tive amonia, no2 e no3, mesmo a colocar Bacterias em ampolas e ter posto sempre comida racionada. Nada de nada resolvia, o rapaz da loja dizia-me que com o tempo ia lá, é certo é que andei 4 meses sem sair da mesma situação. Falei com um senhor da DeslumbreOceano para tentar resolver tambem o problema do Cyano, ele aconselho-me umas gatas de bacterias contra o cyano e que compra-se o sistema de Osmose Inversa, pois sem ele nunca iria conseguir ter uma coisa em condições. Passado 1 Mês de ter o dito sistema de osmose, ter Sal em condições e fazer tudo em casa, posso te dizer que o cyano quase não existe, a amonia caiu para niveis minimos em conjunto com o No2 e No3.

Respondendo agora á tua pergunta, usares agua engarrafada de certo que é melhor que da torneira pois a da torneira acumula muitos detritos existentes nas canalizações, alem do Cloro, lexivia e etc... Por tanto sim, usa água engarrada.

 

2º questão

Eu tive um pico de No3, o que fiz foi efectuar mais TPA's, sinfonar bem o areão e inserir mais bacterias (se for possivel) para tentar combater o No3.

 

 

Estamos cá todos para aprender e partilhar ideias :P

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos conselhos.

Estou já a pesquisar sobre qual a melhor solução para a aquisição de um filtro de osmose. não sei se compre um de 5 etapas ou de 3.

Também estou com um pouco de receio da marca e modelo que deva comprar devido á facilidade com que depois se encontram os filtros e membranas de substituição. É que não estou minimamente dentro do assunto e quanto mais procuro mais baralhado fico :blink:. De qualquer modo já vi um que me pareceu porreirinho, e criei um tópico na secção "equipamento, manutenção e técnicas de montagem".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ja respondi nesse tópico mas volto a responder.

 

Por vezes 3 estagios não chega.

Quanto as recargas só tens que comprar de acordo com o tamanho dos recipientes, isso é universal. mesmo a membrana, tens que ver de quantos litros/dia é e depois é só comprar uma igual.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu também efectuava reposições com agua da torneira, mas ficava com os valores de fosfatos no máximo, pelo que comprei um sistema de osmose da Aquili de 5 ou 5 estágios, não me recordo bem agora, pois o de 3 estágios não trás a membrana para retirar os fosfatos e silicatos da água da torneira, e custou-me 85€, e se tiveres boa pressão de água em casa reduz substancialmente o desperdício.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais