Aquario iniciante


pedro_mps

Recommended Posts

Boa tarde,

Já ha algum tempo que ando aqui pelo fórum mas só agora tive a oportunidade de apresentar o meu aquário.

O aqua está montado à cerca de 3 meses.

 

Setup:

Aqua: 65x37x37

Termostato: Eheim 100w

Filtro: Aquaclear 50

Iluminação: 2 calhas 13w numa tampa que construi

 

Fauna:

4 ramirezis

5 corydoras albinas

3 molys

1 ancistru

 

Acho que tenho uma fauna que está um pouco misturada pois tenho ciclídeos com vivíparos mas até agora não deram problemas, se acharem que não é bom estarem juntos vou ter de arranjar uma solução para os separar.

 

Quanto aos parâmetros da água tenho controlado com um teste de tiras e os níveis de nitratos e nitritos têm estado dentro do normal não sei é se o ph é o mais adequado pois está nos 6.4...

 

Quanto ás plantas só tenho um feto de java, uma anúbia, umas valisnérias e por ultimo uma planta que não sei identificar quando comprei disseram-me o nome mas esqueci-me. Tenho é tido problemas em fixa-las no substrato pois é um bocado grosso e qualquer toque desprendem-se logo.

 

Tinha ainda um beta macho e um fêmea que acabei por retirar e colocar num aquário á parte pois apareceram com as barbatanas ratadas e não sei o que possa ter sido, foi de um dia para o outro depois de estarem uma semana no comunitário.

 

Actualmente ando a experimentar uma nova iluminação DIY com leds mas caí na asneira de mandar vir uns demasiado fortes e que no final não me vão compensar na fatura da luz e podem-me dar problemas de algas, tenho de estudar melhor o assunto. E estou também a ponderar construir um filtro externo como alguns que existem aqui no fórum pois acho que o que tenho tem pouco espaço para matérias filtrantes e tenho de o estar a lavar quase todas as semanas.

lc5t.jpg

eioj.jpgod02w.jpgfma5.jpgf6kh.jpgc9lc.jpgDesculpem a qualidade das fotos mas ainda não me ajeito muito bem com a máquina.

Estava a pensar colocar areia do lado esquerdo para formar uma espécie de ilha do lado direito, o que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Parabens pelo aquário, está agradável! Gostei

O filtro é uma coisa que realmente que tens de ponderar, mas a meu ver não acho necessário algo muito elaborado, 1 porque aparentemente o aquário tem se dado bem com esse filtro que é pequeno, 2 porque a quantidade de fauna não o necessita.. É por uma questão de funcionalidade?

As corys dão-se bem com esse areão?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentario :)

No inicio estava preocupado que nao se dessem bem com o areao e ficassem com os barbilhos ratados mas estao de boa saude ate agora pelo que nao o troquei, o unico se nao é mesmo a fixacao das plantas que é complicada mas penso estar a melhorar a tecnica.

Andei a ver um eheim classic 150 que me ficava á volta de 65 acham que é uma boa opção ou vou continuar limitado? Não queria estar a gastar o dinheiro e ficar na mesma. Já me diseram que colocar uma bomba de circulaçao ajudava pois o filtro esta na lateral e a agua nao sai com muita forca.

 

Desculpem a falta de pontuacao mas estou no tablet e nao atino com este teclado :s

Editado por pedro_mps
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas!

Venho atualizar este topico pois fiz umas pequenas alterações no aquario.

Coloquei areia do lado esquerdo para dar um aspeto de ilha e coloquei uns pés de cuba para tentar formar uma tapete mas não está a ser fácil. Apesar de ter iluminação suficiente 26w das duas t5 ligadas 8h por dia e um led de 30w que ligo cerca de 2 horas por dia não tem crescido grande coisa. O substrrato penso não ser o melhor também pois é um bocado grosso e é dificil manter a cuba fixa e volta e meia lá anda um molho a boiar no aquario. Comprei há pouco tempo um pequeno kit de co2 mas mesmo assim não vejo grandes melhorias também porque não tenho um fluxo constante, é tipo uma lata de spray que de vez em quando dou umas bombadas. Para já não tenho os € suficientes para um sistema de co2 em condições por isso acho que vou optar por fazer um tapete de musgo ou assim...

Tive tamém de inventar uma solução rápida para impedir que os meus endlers fossem sugados pelo filtro. Tinha 10 inicialmente e todos ao dias de manhã faltavam-me sempre dois ou três que não sabia para onde tinham ido até que dei com um la encalhado, já morto.. só me restou um.. :(

 

Deixo então algumas fotos do estado atual (as pedrinhas que estão a separar a areia do areao preto são provisórias, acho que ficam fora de contraste mas foram as únicas que tinha á mão para evitar a mistura de substratos com as corridas dos peixes...)

 

P1016653.jpg

P1016637.jpg

O endler solitário..

P1016647.jpg

 

Cumprimentos,

Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.