Regular caudal filtro externo eheim pro 3


Recommended Posts

Boas,

 

Já li algumas post aqui no forum e pela net, mas há informações contraditórias.

 

Estou a acabar a montagem do novo aquário com 210 litros e tenho dois filtros da eheim a trabalhar de forma independente, o classic 250 2213 e o pro 3 350 1073.

 

O problema é que eheim pro 3 350 faz as plantas mais altas de trás deitarem-se literalmente...

 

Parece-me lógico que manipulo para fechar e abrir a válvula permite regular o fluxo / caudal da agua, até tem uma escala de intensidade, mas...

 

eheim_filtro_externo_professionel_3-pece

 

 

No manual apenas refere válvula de bloqueio, nada indica sobre regulação de caudal, mas para que serve a escala entre o on e o off...

 

Algumas das opiniões que li, são que, em abstracto reduzir de forma mecânica o caudal dos filtros força o motor e pode originar avarias, por outro lado outros dizem que não faz mal...

 

Alguém pode esclarecer se efectivamente posso reduzir o caudal e se esse manipulo é destinado também a essa função

 

Obrigado

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim acontece-me precisamente a mesma coisa, a minha blehri passa mais tempo na horizontal que na vertical!

Podes reduzir o caudal dessa forma.

A redução é feita pelo fecho parcial das valvulas de ligação à mangueira e reduz tanto o caudal de admissão como o de retorno pelo que o motor não é forçado nem há sobre-pressão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado pela resposta.

 

Tenho agora na posição do meio e assim já as plantas sobem.

 

Estranho o manual não referir nada sobre isso...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já tenho novamente o filtro a bombar no máximo... Aumentei o tamanho da flauta para o dobro, tinha 3 peças do kit da eheim e adicionei mais 3, reduz a pressão bastante...

 

Mudei a flauta da lateral direita, oposta ao intake na esquerda, para ficar em toda a traseira direccionando a água para o vidro da frente circulando depois para baixo.

 

Com os dois intake's dos filtros, na lateral esquerda, a flauta na traseira e um outflow na direita dentro de água, junto ao fundo de onde virá a água com CO2, oriundo do reactor/misturador.

 

Acho que a circulação da água ficou muito boa e sem agitação a mais.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais