Proteína de corais barra vírus da sida


Recommended Posts

http://www.tvi24.iol.pt/503/tecnologia/proteina-coral-australiano-barra-sida-vih/1553144-4069.html

 

 

 

Proteína de corais australianos barra vírus da sida, diz estudo Chama-se cnidarina e parece ter ação «verdadeiramente nova»
Por: tvi24 | 2014-04-30 09:52

Uma classe de proteína que se encontra em corais das águas australianas impede que o vírus da sida penetre nas células do sistema imunitário humano, revela um estudo apresentado na terça-feira num congresso nos Estados Unidos.

As proteínas em causa, chamadas cnidarinas, existem em corais das águas costeiras do norte australiano e os investigadores fixaram-se nelas depois de examinarem milhares de extratos naturais no acervo biológico do Instituto Nacional do Cancro norte-americano.

O coordenador do estudo, Barry O'Keefe, assegurou, na reunião anual de Biologia Experimental, em San Diego, que tais proteínas bloqueiam a infeção do VIH e «parecem fazê-lo de uma maneira completamente nova».

Os cientistas identificaram e «purificaram» as cnidarinas e provaram a sua atividade contra estirpes do vírus da sida produzidas em laboratório.

Na apresentaçäo do estudo, Barry O'Keefe descreveu como «surpreendentemente potente» a capacidade destas proteínas bloquearem o VIH em concentrações de mil milionésimo de grama, quantidade suficiente para impedir que ocorra
o primeiro passo da transmissão do vírus: a penetração do VIH na célula do sistema imunitário, conhecida por célula T.

As cnidarinas ligam-se ao vírus e impedem que se funda com a membrana da célula T, pelo que os cientistas creem que estas proteínas têm um mecanismo de ação único.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelentes notícias! Mais um motivo para as diversas barreiras de corais existentes por esse mundo fora serem protegidas a todo o custo.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais