botijas de oxigenio sim ou nao ????????


Recommended Posts

OK pessoal entao isto é assim, vao-me arranjar uma botija de oxigenio, nao sei bem o tamanho, e possivel k seja 1 kg ou 2kg, de oxigenio, tas todos akelas valvulas de pressao, e akelas tretas todas k as botijas de oxigenio tem, aki vai a minha pergunta.

 

As botijas de oxigenio dao pra usar como botijas de co2, ou nao ???

 

Podem ser novamente cheias, e kalker pessoa k tenha uma casa dessas enxe-a sem kalker problema?????

 

Fica caro enxer uma botija ou seja recarregala????

 

É nessesario alguma valvula especial pra botija pra saida de co2, ou as valvulas do oxigenio podem ser utilizadas????

 

Se alguem me souber responder a estas perguntas todas ficava mt agradecido.

 

grande abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente acho que seria mais fácil arranjar uma de CO2

 

De qq forma, não sei se tem consequências mas o material usado para O2 pode ser diferente devido à acção corrosiva do O2.

 

Quem faz mergulho sabe que para mergulhar com nitrox (mistura de ar enriquecida com O2) tem que mudar tudo quanto é borracha e vedantes do material.

 

Portanto, aplicando o raciocínio inverso talvez não seja possível. Mas não tenho certezas.

Pode ser que alguém mais te saiba responder

 

Abrasses

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi gmmartins.

Eu também quis fazer o mesmo, mas a botija de O2 não deu para levar Co2, quanto aos manómetros penso que os possas aproveitar mas nada como perguntares aos entendidos.

Tenho um contacto de quem trabalha bem nisso e muito sabedor inclusivé carregam lá as botijas, se estiveres interessado no contacto manda-me MP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou a ver problema nenhum nisso...

 

Uma GARRAFA de O2 Medicinal, ( as mais vulgares, de cerca de 5 litros, ) têm uma pressão de trabalho na ordem dos 200 BAR, ora é sabido que as garrafas de CO2 enchem-se na ordem dos 50 BAR, ficando assim bastante abaixo das pressões de trabalho do cilindro.

 

Essas garrafas de O2 são de aço, assim como as de CO2, por ai tambem não vejo questão.

 

A unica questão que possa estar a ver é o facto da prova hidroestatica do cilindro não estar em dia e ai haver o perigo do cilindro abrir aquando do reabastecimento... para isso tens de verificar a data de fabrico, e ultima prova hidroestatica do cilindro que estão punçadas junto da torneira, com o selo do inspector do Instituto da Soldadura e Qualidade. Penso que o tempo de Vida dos cilindros de Aço é de 30 Anos.

 

Quanto a torneira, é possivel que tenha de ir a um torneiro fazer um casquilho adaptador, pois as roscas são diferentes, para que não haja perigo de inadvertidamente se encher uma garrafa de O2 com outro gás qualquer e assim matar alguem, mesmo que inadvertidamente.

 

 

Ahh e chama-a por garrafa, não botija... Botija é do gás lá de casa... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.