Guppy a coçar-se e macho com barbatana a apodrecer-se


fl4t10

Recommended Posts

Boas pessoal, a 2 ou 3 dias uma das minhas fêmeas começou a ficar parada no fundo ofegante e a raspar-se no substrato e decorações o que podia ser indicio de ictio ou a doença do algodao mas ate agora nada e de ontem para hoje um macho meu começou a ficar com a barbatana a apodrecer ligeiramente.

Devo tratar com esha 2000 ou sera baktopur ? Ia meter sal mas tenho cory's e nao convem.

 

Vou deixar parâmetros da agua:

Ph 7

Gh e Kh estao optimos mas nao sei valores

Nitratos 15+-

Nitritos 0

Tpa 30% todas as semanas

Filtro de esponja, tirei o carvão agora para o tratamento.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pela resposta, excesso de bactérias como assim ? Por acaso meti mais um filtro de esponja la dentro para substituir o antigo que é filtro interno, e introduzo bactérias da API AQUA FILTER ACTIV para daqui a uns tempos retirar o antigo.

Ratada não é, consigo distinguir se é ratada ou não e é mesmo apodrecimento.

Editado por fl4t10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O excesso de bactérias ocorre por um excesso de matéria em decomposição nos aquários (comida não assimilada, fezes ou animais mortos) e/ou filtragem ineficiente. Nestes casos é normal que a água fique com um tom esbranquiçado. Nestes casos deve-se fazer TPA e deixar de dar comida aos peixes durante dois ou três dias. Inspeccionar bem o aquário e verificar se há algum peixe morto que esteja a contribuir para o excesso de bactérias, aspirar o fundo e verificar a eficiência dos filtros (talvez se justifique a introdução de um filtro de maior capacidade)

Editado por mauricio1972
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal depois do tratamento com esha 2000 com dose dobrada continuo com o o problema. Comecei com Sera baktopur mas ate agora nada perdi uma fêmea, os peixes começam por coçar-se no fundo e decoraçoes , depois ficam ofegantes e parados no fundo mas ainda vem comer e lá saem do fundo e depois ficam com problemas na bexiga natatória ou não sei o que se passa e começam a nadar de lado e de barriga para o ar e passado um bocado morrem.

Será parasitas? Alguem pode ajudar ? Nada se pontos brancos ou "algodao".

Edit: Tive a ver pode ser parasitas protozoários será ?

Editado por fl4t10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fungos. Em fase anterior à observação de tufos ou outros sinais visíveis, observando os peixes, estes, dependendo das espécies, aparentam "procurar coçar-se".

 

Mycopur sera ou outros similares. (Omnipur sera poderá ser uma opção)

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chega a ser esquisito, mesmo com dose dobrada de esha 2000 não passou nada, o ultimo sintoma da fêmea que me morreu foi nadar de lado e de barriga para cima. Sinais no corpo nada.

Eu agora tenho é medo de meter mais medicação ainda mato os peixes da cura e não da doença.

Editado por fl4t10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo a achar que é poluição (excesso de matéria orgânica). Apostava num incremento da filtragem (possível introdução de mais um filtro), com TPA´s de 25% em dias alternados. Gastava também cerca de € 30 num UV usado e colocava no sistema de filtragem para salvaguardar os peixes que ainda estão bons.

 

Cumptos.

Maurício

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou adicionar mais um filtro então .

O UV é que não vou poder por não tenho dinheiro . Queria ver se safava os bichos . Eles visivelmente não tem nada. Será que posso tratar com o mycopur asseguir ao será baktopur ? Tenho medo de ser demais para os animais. Também me disseram para usar fluvermal mas nem sei...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aposta fortemente nas TPA's.... generosas e com alguma frequência como te indicaram em cima.

 

A água do aquário tem alguma opacidade? amarela? turva? Retira um bocado para um copo transparente e verifica.

 

Andares a fazer tratamentos atrás de tratamentos não te vai resolver o problema e estás a sobrecarregar o sistema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais