Miguel Gonçalves Publicado Maio 1, 2005 Publicado Maio 1, 2005 Boas Gostaria de saber se há alguem que tenha tido bons resultados com os reactores de enxofre?
Fernando Alberto Lopes Publicado: Maio 2, 2005 Publicado: Maio 2, 2005 Oi Miguel Resultados ainda não tenho mas acabei este fim de semana de construir um reactor que já liguei no aquario. Neste momento ainda estou com as afinações de fluxo visto que pouco fluxo= ph muito baixo, com fluxo elevado o ph é sensivelmente igual ao do aquário( 8.2) logo pouco eficaz a dissolver a media carbonatada. Vou dizendo os resultados. Já agora alguem sabe qual o PH da agua de saida de um reactor destes?. Obrigado.
Miguel Gonçalves Publicado: Maio 2, 2005 Autor Publicado: Maio 2, 2005 Já agora alguem sabe qual o PH da agua de saida de um reactor destes?. boas Fernando o ph deverá andar à volta dos 6 - 6,5 que depois será compensado com a aragonite. No meu caso ja o tenho montado à cerca de vinte e poucos dias e nao consigo atinar com o fluxo... continua a sair valores com nitratos altos à saida do reactor,que eu sei que é normal numa primeira fase (que poderá ir até as 4 semanas). o problema é descida da dureza carbonica que passou de 12º para 6º :D . Hoje vou colocar o fluxo a duas gotas por segundo durante uma semana...se à saida do reactor nao der 0 nitratos retiro o reactor de vez. vai-me informando dos teus resultados para comparar-mos. um abraço
Fernando Alberto Lopes Publicado: Maio 6, 2005 Publicado: Maio 6, 2005 Novos valores no AQUÁRIO PH= 8 ( baixou ) RA= 6 ( baixou ) CA= 360 ( baixou ) Nitratos= indetectável ( baixou era de 5ppm) Não sei que fazer visto que PH e RA baixou apesar da reposição com kalk. Conselhos.. Obrigado
Miguel Gonçalves Publicado: Maio 6, 2005 Autor Publicado: Maio 6, 2005 boas Fernando, Finalmente parece que o meu reactor está afinado ja nao sai com nitratos á saida do reactor e inclusive ja começou a retirar nitratos do aqua, baixou para 10 mg/l. O meu Ph mantem-se nos 8,4 e o calcio subiu para 380...a reserva alcalina tambem subiu ligeiramente mas ainda nao passou dos 7º mesmo com a adicçao de kalk. Segundo eu sei é possivel com a maturaçao do sistema e nao deixando de fazer tpa´s( embora mais espaçadas) que os valores de reserva alcalina subam... Vou esperar para ver...sem nunca deixar de adicionar kalk. Um abraço.
Fernando Alberto Lopes Publicado: Maio 6, 2005 Publicado: Maio 6, 2005 Oi Miguel Tens alguma fotografia do teu reactor para eu ver como é? Ou então podes dizer como é feito? Amanhã vou ver se tiro uma fotografia do meu para pôr aqui.
Miguel Gonçalves Publicado: Maio 7, 2005 Autor Publicado: Maio 7, 2005 Boas Fernando, estou mesmo acabar de fazer um reactor de kalkwasser para instalar em simultaneo com um repositor automatico de agua...depois meto foto dos dois reactores, ok? um abraço
Miguel Gonçalves Publicado: Maio 16, 2005 Autor Publicado: Maio 16, 2005 boas Fernando, lamento dizer mas acabei por retirar o reactor de enxofre devido a uma falha do equipamento e minha tambem que originou um desastre...a morte de alguns dos meus peixes, embora o sistema estava a funcionar bem e a ter alguns resultados positivos...o problema foi quando um dia o sistema entopiu á saida do reactor, e provalmente deve ter-se formado bastante acido cloridrico( de quimica nao percebo muito ou nada)o que levou ao envenenamento alguns dos meus peixes. Apos muita investigação na net acabei por chegar á conclusão que este equipamento nao é tao "milagroso" assim e como tambem nao evita as tpa´s porque ele proprio produz muitos sulfatos e que so se retiram com as tpa´s...porquê usa-lo? Espero que tenhas bons resultados. um abraço.
Recommended Posts