Apresentação - Inicio de projecto


DF Santos

Recommended Posts

Ola a todos,

 

 

 

Este tópico servira para apresentar a minha pessoa :tongue: e o meu aqua (ainda em projecto :idea2: ) e ainda para vos pedir ajuda e opiniões :character0050: .

Chamo-me Santos sou de Gaia/Porto, o aqua que irei amostrar mais a frente já o tenho a cerca de 11 anos mas com mudança de casa a 9 e pelo meio 2 filhos não o voltei a montar, pelo que esteve parado este tempo todo. Recentemente um grande amigo montou um e o bichinho voltou (em abono da verdade, tenho um segundo aqua de 15l, mas não e a mesma coisa), pelo que já á uma semana tenho andado pelo fórum a ler e a ver outros aquas.

 

Apresentação feita vamos ao aqua.

Penso que será um projecto um pouco diferente, já que ainda me falta muito para fazer/comprar e assim irei tentar reduzir as asneiras ao máximo. :roflroll2:

Tenho um aqua com as seguintes medidas 55*28*44.5 = 68.5l (as medidas são aproximadas já que o vidro frontal e redondo).

DSCF0139%5B1%5D.JPG?crop=false&size=xl

Uma das partes dos projecto passa por substituir o móvel do aqua (esse na foto e o original, mas nunca me inspirou muita confiança).

Daqui para a frente vem as perguntas :naughty: .

A minha ideia e fazer um comunitário e a minha 1ª indecisão esta no filtro (a mochila na imagem e para retirar, já que rouba espaço e não fica muito bonito) a adquirir estou indeciso entre o JBL e401 ou Eheim 2211 / ecopro 130 / biopower 200 vi ainda um sera fil bio 250 novo a um preço fabuloso (em comparação ao que tenho encontrado) mas disseram-me para o esquecer. O que me podem aconselhar em relação a este tema? Procuro um que tenha uma boa relação qualidade / preço e que satisfaça as necessidades do aqua. Termostato, Jäger 100W (penso que seja o suficiente) e iluminação estou a pensar em alterar a original do aqua e substituir por uma fita de led's.

DSCF0142.JPG?crop=false&size=xl

DSCF0141.JPG?crop=false&size=xl

Próxima duvida/questão, tenho esta "areia" e 6 pedras vulcânicas, as pedras estou a pensar em ficar com 2/3 e juntar uma casca de coco ou um tronco(ou ambos caso nao fique muito sobrelotado), mas a areia não sei se e "compatível" com plantas, gostava também de juntar algum musgo de java. Que plantas recomendam, não muitas e claro, e que não necessitem de muita "manutenção"?

Em relação a Fauna, ainda não decidi quase nada , se bem que gostava de ter alguns Red Cherry Shrimps se o resto da população for sociável :cool2: qualquer sugestão será bem vinda, só não sou fã de peixes muito grandes.

 

 

E para já acho que esta tudo, qualquer critica, ideia, sugestão ou outra não mencionada será sempre bem vinda.

Um bom fim-de-semana e boa Pascoa para todos. :slbsmile:

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos,

 

 

 

Este tópico servira para apresentar a minha pessoa :tongue: e o meu aqua (ainda em projecto :idea2: ) e ainda para vos pedir ajuda e opiniões :character0050: .

Chamo-me Santos sou de Gaia/Porto, o aqua que irei amostrar mais a frente já o tenho a cerca de 11 anos mas com mudança de casa a 9 e pelo meio 2 filhos não o voltei a montar, pelo que esteve parado este tempo todo. Recentemente um grande amigo montou um e o bichinho voltou (em abono da verdade, tenho um segundo aqua de 15l, mas não e a mesma coisa), pelo que já á uma semana tenho andado pelo fórum a ler e a ver outros aquas.

 

Apresentação feita vamos ao aqua.

Penso que será um projecto um pouco diferente, já que ainda me falta muito para fazer/comprar e assim irei tentar reduzir as asneiras ao máximo. :roflroll2:

Tenho um aqua com as seguintes medidas 55*28*44.5 = 68.5l (as medidas são aproximadas já que o vidro frontal e redondo).

DSCF0139%5B1%5D.JPG?crop=false&size=xl

Uma das partes dos projecto passa por substituir o móvel do aqua (esse na foto e o original, mas nunca me inspirou muita confiança).

Daqui para a frente vem as perguntas :naughty: .

A minha ideia e fazer um comunitário e a minha 1ª indecisão esta no filtro (a mochila na imagem e para retirar, já que rouba espaço e não fica muito bonito) a adquirir estou indeciso entre o JBL e401 ou Eheim 2211 / ecopro 130 / biopower 200 vi ainda um sera fil bio 250 novo a um preço fabuloso (em comparação ao que tenho encontrado) mas disseram-me para o esquecer. O que me podem aconselhar em relação a este tema? Procuro um que tenha uma boa relação qualidade / preço e que satisfaça as necessidades do aqua. Termostato, Jäger 100W (penso que seja o suficiente) e iluminação estou a pensar em alterar a original do aqua e substituir por uma fita de led's.

DSCF0142.JPG?crop=false&size=xl

DSCF0141.JPG?crop=false&size=xl

Próxima duvida/questão, tenho esta "areia" e 6 pedras vulcânicas, as pedras estou a pensar em ficar com 2/3 e juntar uma casca de coco ou um tronco(ou ambos caso nao fique muito sobrelotado), mas a areia não sei se e "compatível" com plantas, gostava também de juntar algum musgo de java. Que plantas recomendam, não muitas e claro, e que não necessitem de muita "manutenção"?

Em relação a Fauna, ainda não decidi quase nada , se bem que gostava de ter alguns Red Cherry Shrimps se o resto da população for sociável :cool2: qualquer sugestão será bem vinda, só não sou fã de peixes muito grandes.

 

 

E para já acho que esta tudo, qualquer critica, ideia, sugestão ou outra não mencionada será sempre bem vinda.

Um bom fim-de-semana e boa Pascoa para todos. :slbsmile:

 

 

 

 

 

 

 

Boas,

Os filtros externos para mim é para aquários com peixes exigentes, e sensíveis, logo é um desperdício de dinheiro.

O areão é bom para por plantas de baixa manutenção, relativamente aos peixes, se misturares camarões com peixes, não se dão, visto que um dia os red cherry's morrem.

Sobre as plantas: http://www.tropica.com/en/plants/difficulty/easy.aspx

Também sou de Gaia.

Cumprimentos :smile2: :smile2: :smile2: :smile2:

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivaa! Desde já bem vindo a este mundo tão fabuloso :) Sou de Matosinhos portanto não estamos longe.. Quanto ao filtro acho que podes perfeitamente obter bons resultados com um interno e poupas algum dinheiro.. O areao parece ser jeitoso para as plantas que tens em mente.. Forca nesse projeto!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

em relação ao filtro, julgo que ficarás bem servido com um Eheim 2211 ou 2213. O filtro é o orgão principal do aquário. Um bom filtro poupa muitos dissabores. Claro que ainda há quem tenha aquários com uma placa de fundo com uma pedra difusora, mas se queremos ter uma coisa bem montada para nos dar horas de prazer e não dias de chatices, então devemos ir para o melhor.

 

Quanto à fauna, podes ter red cherrys misturados com peixes, desde que tenhas zonas de refúgio (musgo e plantas). Os red multiplicam-se imenso, e posso assegurar-te que tenho um comunitário de viviparos com reds e corys, e há para lá camarões que até chateia.

 

Quanto às plantas, tens várias que não necessitam de muitos cuidados.

 

Boa sorte para o projecto.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vê o Eheim 2213, por exemplo, usado. Poupas € e ficas bem servido.

 

Relativamente aos camarões, claro que ao colocares musgos estás a criar um sítio para se refugiarem, mas tem em mente que muitas das crias vão ser comidas. Com a alta reprodução de red cherrys, por exemplo, até podes nem notar, são tantos, no entanto é inevitável que algumas crias sejam comidas e são sempre seres vivos que estão a morrer.

 

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelas respostas. Em relação ao filtro não tenho encontrado usados pela minha zona e não tenho interesse em comprar de longe sem ser a alguém de confiança, caso contrario posso ficar com um prejuízo maior. Comprar novo vem sem matéria filtrante o que em comparação com o JBL fico a perder, mas vou continuar a procurar.

Editado por DF Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ora bom dia antes de mais,

 

Vamos a fazer um update, sim porque o projecto não parou, estive foi a reunir o material necessário.

Ontem já chegaram 2 encomendas:

DSCF0149.JPG?public=0dd7f3f1-a166-4f76-9

Entretanto o fiz uma revisão ao aqua (levou algum silicone preto e foi lavado, se bem que agora por fora esta meio sujo por lhe andar sempre a mexer) ganhou também um novo móvel, tive ainda que fazer uma cirurgia :naughty: a tampa para os tubos do filtro poderem passar. O areão e as pedras vulcânicas já foram fervidas e ontem chegou mais um elemento paisagístico.

DSCF0150.JPG?public=a325c8b4-528e-4991-8

O que vos parece essa montagem de teste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um tronco ramificado ficava bem melhor nessa montagem.

 

Enviado do meu SGP312 através de Tapatalk

Eu que e verdade, mas o "problema" e que não encontrei nada que gostasse, dai ter optado por este para já.

Ja agora, tambem estou a procura de Marsilea hirsuta para fazer o tapete.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.