Fertilização


Ana Lucas

Recommended Posts

Boas Tardes,

 

Andava a pesquisar na net e encontrei este site, parece-me muito interessante... Sou nova na aquariofilia ( cerca de 3 meses ) e estou a tentar fazer crescer um plantado, no entanto tenho tido algumas dificuldades com algas, e tenho muitas dúvidas acerca de fertilização!

 

O meu aquário é de 100L brutos e troco 30% da água por semana, no entanto não sei com que frequencia devo fazer a fertilização com Flourish, Flourish Iron e Traces são esses os produtos que utlilizo.

 

Como posso me aperceber quando necessito de colocar cada um? as quantidades uso as indicadas na embalagem, poderiam me dar um plano de adubação para eu cumprir que promova o crescimento sem excesso de adubo?

 

Não sei se o pedido faz sentido mas desde já o meu obrigado.

 

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Ana,

 

Antes de mais, boa sorte para este teu novo hobby.

 

A manutenção de aquários plantados depende de inúmeros factores que, com a experiência, vamos aprendendo a controlar.

 

A utilização de fertilizantes depende muito das características da agua que adicionas ao aquário. A dosagem a utilizar vai um pouco da experiência que adquires ao longo do tempo, sobre o comportamento do teu próprio aquário.

Pesquisa aqui no forum e tenta ler o mais possível sobre o assunto, pois encontrarás aqui muita informação.

 

 

Deixo-te aqui algumas recomendações, com base na minha própria experiência, que te podem ajudar....

 

- Na minha opinião, deverás comprar kit´s de teste, essencialmente para medir No2 (nitritos), No3 (nitratos) e Po4 (fosfatos). Existem outros (como por exemplo, para medir o nível de ferro), mas estes 3 já fornecem algumas pistas sobre a "saúde" do teu aquário. Eu socorro-me muito do de fosfatos, pois uma maior concentração de fosfatos na agua é propícia ao aparecimento de algas (o meu maior problema, neste momento :P )

- Eu uso Flourish da Seachem (micro-nutrientes) e adiciono metade da dose recomendada na embalagem semanalmente. A dose a usar depende muito do "consumo" do teu aquário...

- Sobre macro-nutrientes, eu uso uma fórmula "caseira" em que adiciono uma pequena quantidade todos os dias, após alimentação dos peixes.

 

dou-te como conselho utilizares menores doses do que as recomendadas nas embalagens, até veres que não causam perturbações ao aquário (algas, por exemplo), e então vai aumentando as mesmas se tudo estiver a correr bem.

 

Não descures as questões de iluminação e CO2, bem importantes para o desenvolvimento das tuas plantas.

 

cumprimentos,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Filipe,

 

Já estou equipada com os testes e os progressos vão surgindo... gostava de te colocar duas questões, uma tem a ver com este tópico outra tem com um teu que não este :?:

Porquê a adubação após a alimentação dos peixes?

O outro foi um susto que levei quando vi uma lampada tua á venda em que afirmavas que querias vender pois tinhas comprado uma própria para plantas...é que a minha calha tem todas as lampadas iguais á que vendeste i.e. 10000K JEBO branca, quer dizer que tenho a iluminação pouco indicada para o crescimento das plantas? as RED são de facto melhores?

 

Dá noticias aqui ou por MP.

 

BJ

ANA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Ana. Respondàs tuas perguntas abaixo. espero ajudar.

 

Porquê a adubação após a alimentação dos peixes?

 

yikes não tem nada a ver... expliquei-me mal... eu é que dou de comer aos peixes e depois coloco o fertilizante... não tem nenhuma razão em especial ;)

 

O outro foi um susto que levei quando vi uma lampada tua á venda em que afirmavas que querias vender pois tinhas comprado uma própria para plantas...é que a minha calha tem todas as lampadas iguais á que vendeste i.e. 10000K JEBO branca, quer dizer que tenho a iluminação pouco indicada para o crescimento das plantas? as RED são de facto melhores?

 

bom, aqui existem opiniões controversas... vamos começar pela minha opinião. Eu não gosto particularmente de lampadas de 10000K, pois dão uma luz muito branca e um pouco "artificial". Não sou um grande entendido em iluminação, mas, sem dúvida que as lampadas de 10000k, por si só (sem serem combinadas com outras) não produzem resultados muito satisfatórios no crescimento das plantas, pois, em geral, não possuem muita da gama de espectros (ou possuem em pouca quantidade) que as plantas precisam. Como disse, adquiri uma JEBO "RED" (tem 1 filamento avermelhado), que emite uma luz mais rosada, espectro mais apropriado para as plantas. como a minha calha trazia 2 lampadas de 10000K, com a "red" sobrou-me 1 (a que estava a vender). entretanto também já substitui a outra de 10000k por uma de 6000K, e gosto bastante mais da iluminação. o meu conselho é o seguinte:

 

- substitui as duas lampadas de 10000K por 1 das seguintes opções:

 

- 1 "red" + 1 de 6000K

- 1 de 6000K + 1 de 4200 K

 

Sem pretender publicitar absolutamente nada ou ninguém, sugiro-te que fales com o user Ramirezi (procura mensagens dele na pesquisa), pois é conhecido pelas suas "obras de arte" em iluminação, para além dos aquários plantados de ficar de boca aberta :D. Que me perdoem os restantes "entendidos"... ele tem-me dado bons conselhos sobre iluminação e arranja as lampadas.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais