joaooneill Publicado Abril 13, 2014 Publicado Abril 13, 2014 olá boa noite pessoal, tenho um aqua de 120x65x65 com uma calha suspensa no tecto com duas HQIs de 150 watts. as dúvidas são as seguintes: a iluminação está indicada para o tamanho do aquário? a qualidade da iluminação das HQI é boa para um aquario plantado? qual a duração de vida das lampadas? de quanto em quanto tempo é que as devo trocar? onde posso arranjar lampadas de boa qualidade e qual o melhor espectro (se é que existe neste tipo de iluminação)? obrigado pela ajuda cumprimentos, João
joaooneill Publicado: Abril 14, 2014 Autor Publicado: Abril 14, 2014 tive a pesquisar um bocado e arranjei a resposta no site da aquaeden, para quem não sabe e quer ficar a saber, aqui vai a citação do site sobre a iluminação feita pelas HQI"HQI tornou-se num expressão popular para designar as lâmpadas de descarga em alta pressão a que foram adicionados iodetos metálicos. HQI é uma sigla comercial e registada da Osram. A Philips chama a estas lâmpadas MHN e a BLV HIT. Estas lâmpadas caracterizam-se pela sua eficácia extremamente elevada e excelente restituição de cor. As HQI tem que ser vistas como um conjunto: lâmpada, ignitor, balastro e condensador. Todo o sistema tem que funcionar perfeitamente para que se possa tirar o máximo partido destas lâmpadas extraordinárias. O seu uso em aquários plantados tem-se tornado cada vez mais usual ao longo do tempo seguindo passo a passo a evolução tecnológica deste tipo de lâmpadas. Para aquários plantados existem lâmpadas que variam entre os 4200K e os 8000K. Outra das grandes vantagens destas lâmpadas é conseguirem concentrar numa pequena ampola uma quantidade enorme de luz, o que num aquário de médias ou grandes dimensões é uma grande ajuda. O facto de emitirem luz num feixe bastante concentrado também leva a que estas lâmpadas tenham um maior poder de penetração na água. Os sistemas HQI não são baratos, e sistemas de qualidade são ainda muito menos. Dependendo das circunstâncias e das dimensões do aquário, representam uma solução excelente para qualquer plantado. Podem ser associadas a lâmpadas fluorescentes T5 ou compactas o que permitirá complementar espectros e ao mesmo tempo, por exemplo, diminuir o número do horas em que temos ligado as HQI. Estas lâmpadas devem ser substituídas pelo menos uma vez por ano quando ligadas a equipamentos convencionais. Equipamentos electrónicos permitem em média duplicar a vida útil da lâmpada." resta-me só uma pequena duvida, qual é a melhor temperatura para a iluminação dos aquários? entre os 4200K ou pelos 8000K? alguém me consegue responder?
Recommended Posts