HQIs - duvidas


joaooneill

Recommended Posts

olá boa noite pessoal,

 

tenho um aqua de 120x65x65 com uma calha suspensa no tecto com duas HQIs de 150 watts.

 

as dúvidas são as seguintes:

 

a iluminação está indicada para o tamanho do aquário?

 

a qualidade da iluminação das HQI é boa para um aquario plantado?

 

qual a duração de vida das lampadas? de quanto em quanto tempo é que as devo trocar?

 

onde posso arranjar lampadas de boa qualidade e qual o melhor espectro (se é que existe neste tipo de iluminação)?

 

 

obrigado pela ajuda

 

cumprimentos,

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive a pesquisar um bocado e arranjei a resposta no site da aquaeden, para quem não sabe e quer ficar a saber, aqui vai a citação do site sobre a iluminação feita pelas HQI"HQI tornou-se num expressão popular para designar as lâmpadas de descarga em alta pressão a que foram adicionados iodetos metálicos. HQI é uma sigla comercial e registada da Osram. A Philips chama a estas lâmpadas MHN e a BLV HIT. Estas lâmpadas caracterizam-se pela sua eficácia extremamente elevada e excelente restituição de cor. As HQI tem que ser vistas como um conjunto: lâmpada, ignitor, balastro e condensador. Todo o sistema tem que funcionar perfeitamente para que se possa tirar o máximo partido destas lâmpadas extraordinárias. O seu uso em aquários plantados tem-se tornado cada vez mais usual ao longo do tempo seguindo passo a passo a evolução tecnológica deste tipo de lâmpadas. Para aquários plantados existem lâmpadas que variam entre os 4200K e os 8000K. Outra das grandes vantagens destas lâmpadas é conseguirem concentrar numa pequena ampola uma quantidade enorme de luz, o que num aquário de médias ou grandes dimensões é uma grande ajuda. O facto de emitirem luz num feixe bastante concentrado também leva a que estas lâmpadas tenham um maior poder de penetração na água. Os sistemas HQI não são baratos, e sistemas de qualidade são ainda muito menos. Dependendo das circunstâncias e das dimensões do aquário, representam uma solução excelente para qualquer plantado. Podem ser associadas a lâmpadas fluorescentes T5 ou compactas o que permitirá complementar espectros e ao mesmo tempo, por exemplo, diminuir o número do horas em que temos ligado as HQI. Estas lâmpadas devem ser substituídas pelo menos uma vez por ano quando ligadas a equipamentos convencionais. Equipamentos electrónicos permitem em média duplicar a vida útil da lâmpada."

resta-me só uma pequena duvida, qual é a melhor temperatura para a iluminação dos aquários? entre os 4200K ou pelos 8000K? alguém me consegue responder?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais