Novato nestas andanças, compra de aquário grande usado


k-otic

Recommended Posts

Boa noite,

 

Em primeiro lugar devo dizer que sempre quis ter um aquário, fui criado parte da vida em casa de avós que tinham um de +-50 litros, com peixes de água fria.

Sempre sonhei que um dia, havia de ter um.

Esse dia chegou :D. Tive a hipótese de adquirir a um amigo um aquário completo, e já bem grande. 120*45*60.

Quando falo em completo, ele trouxe:
Bomba Eheim classic 2217,

Termómetro autocolante Marina;

2 Termómetros analógicos; (não sei se se diz assim)

Ferramenta de limpeza de vidros;

Íman de Limpeza (magflip)

Termostato Tetra Ht200;

Termostato Eheim Jager 200w;

Ferramenta de plantar/cortar (?);

2m de tubo de ar Marina;

Um saco de lã de vidro em zig zag Fluval quase cheio;

Bomba de ar Elite 802;

Maternidade flutuante Marina 2 em 1;

Aquário Pequeno para transporte/ Quarentena (?)

(e mais outras coisas pequenas que não me lembro).

 

 

Como foi usado mas foi esvaziado, ele veio sujo de tudo, desde filtros, a tubos, a vidro, fundo, etc.

Como pelo que já li, sei que as bactérias benignas são o mais importante a criar inicialmente, pelo que eis as minhas dúvidas:

 

1- Como fazer para limpar o aquário? Não quero usar nada nocivo, mas também não quero deixar nada que venha a prejudicar os futuros habitantes. E as mangueiras? Não tenho aquela ferramenta de limpeza...

2- É melhor mudar os componentes de filtragem (esponjas,filtros mecânicos,(rolinhos)), já que as bactérias lá mortas podem fazer mal, ou é "só lavar aquilo para limpá-las"? Se sim, como?

2.1- A recomendar meios de filtragem novos, que meios de filtragem acham que compre?

3- Como o aquário vai ser reiniciado, convém comprar um filtro de carvão, certo?

4- Devo comprar aditivos para a água quando o encher, para anular os aditivos da mesma?

5- Acham que é necessário usar os dois termostatos? É que a somar 200w do Eheim aos 200w do Tetra, ao filtro 20w, bomba de ar 3.5W, à luz durante parte do dia... é muita massa.

 

Não vos vou bombardear com mais perguntas, porque se me responderem a estas já vou ter que fazer. :)

Agradeço desde já a vossa disponibilidade, esperando daqui a um mês já começar a ter algo para mostrar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar sê bem vindo :)

 

Vamos lá ver então em que te posso ajudar (também ainda sou novinho por estas bandas).

 

Para limpares o aquário o ideal é lixivia mas como isso é super toxico tens de ter mesmo a certeza que depois retiras todos os vestígios da lixivia, Uma alternativa á lixivia é o vinagre , podes limpar os vidros do aquário com vinagre que não tem problema nenhum e ficam bem limpinhos, o unio inconveniente é o cheiro, mas passadas algumas horas desaparece :)

 

O ideal era adquirires os escovilhões para limpares as mangueiras do filtro se não conseguires mete em água quente e depois vai tentando limpar como poderes, enches de água e sopras o máximo que poderes (não limpa muito mas limpa qualquer coisa). Se possível dá uma limpeza á cabeça do filtro.

 

As matérias filtrantes devias mudar tudo, as mais importantes são as cerâmicas, a "esponja grossa"(talvez o teu filtro já a traga, são uns discos azuis) e a lã de vidro.

 

Quanto aos termostatos a regra é um W por L... Como tens 325L tens de ter 325W. Como os teus termostatos tem 200W cada vais mesmo ter de por os dois para conseguires ter uma temperatura estável. ( atenção que os termostatos não estão sempre ligados, ou seja não estão sempre a gastar)

 

Não precisas de carvão para nada...

Não precisas de aditivos para nada ...

 

Tens é de nos dizer o que queres fazer do aquário para te podermos ajudar mais ...

Vais por substrato?

Que tipo de peixes queres ?

vai ser plantado ?

 

Esse tipo de coisas :)

 

esqueci-me por completo , ciclo do azoto sabes o que é ?

Editado por karikas
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Desde já agradeço a tua disponibilidade em me dares uma mão :)

 

Sobre a limpeza, vamos optar pelo vinagre, penso ser a opção mais segura, para um rookie.

Vou comprar também os escovilhões. Li algures pela net que um método bom para deixar os peixes menos tempo sem filtro, é comprar um kit adicional de tubo para ele, permitindo assim se mudar o tubo pelo limpo e ter tempo para limpar o que estava instalado, não sei é se é uma opção viável, primeiro porque não encontro o kit de tubos da Eheim à venda, segundo porque penso que não são nada baratos. O que achas?

Lâ de vidro, tenho nova para colocar. Discos de esponja grossa, tenho três ou quatro, que vinham nele, mas olhando para eles, dá-me ideia que não vou conseguir limpá-los completamente. Devo comprá-los, certo? Acho que já vi um kit, da Eheim, que traz quer as esponjas, quer alguma cerâmica. Não sei é se compensa.

Que meios de filtragem recomendas?

 

Aqui sei que é importante saber as espécies de peixes a criar, não tenho qualquer ideia, nem de espécies, nem de quantidades, mas gostava de alguns bons para iniciantes como eu... :)

 

Os filtros de carbono só achei ser possível precisar no estágio inicial, para retirar eventuais contaminantes quer da utilização antiga, quer da água del cano... Idem para os aditivos.

 

Para já, não acho ser boa ideia começar com peixes e plantas em simultâneo... Vou só por algum areão no fundo, a minha maria já arranjou umas plantinhas e coisas para enfeitar, artificiais. À medida que for ganhando experiência e à vontade, vou ver as plantas.

 

Em relação ao ciclo do Azoto, sei os princípios, por isso mesmo referi na anterior, que antes de um mês, não tenho nada para mostrar :P

Justamente por ter receio do cloro da água del cano poder prejudicar as bactérias, é que referi que podia ser necessário um aditivo para minimizar este problema. (Se bem que a água de cá quase não tem necessidade de aditivos, é mesmo boa :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

em relação à filtragem, deixo a sugestão de adquirires um segundo filtro. O sitema agradece, uma vez que estarás a duplicar o sistema de filtragem e as colónias de bactérias nitrificantes. Pensa nos filtros como os rins do aquário, pois a função deles é mesmo essa, e o ideal é ter dois. Para mim, a Eheim é a melhor marca, e já estás bem servido com o que tens actualmente, mas eu adquiriria um segundo pelas razões que mencionei.

No que respeita às matérias filtrantes, em princípio, bastará lavares as esponjas, e estarão prontas a serem usadas. Atenção que o ciclo do Azoto não tem que ver com o Cloro da água (esse desaparece ao fim de 24 horas), mas sim com a formação de colónias de bactérias nitrificantes que irão transformar a amónia e os nitritos em nitratos, e essas colónias levam cerca de 30 dias a formarem-se, e mesmo depois desses 30 dias, não deverás colocar muitos peixes em simultâneo, pois estarás a sobrecarrecar o sistema, e ele não terá resposta. Deverás ir colocando tipo 4 ou 5 peixes por semana.

 

A meu ver, deverás também ponderar a inclusão de um UV no teu sistema. É um excelente meio profilático, e poupará muitos desgostos no futuro. Informa-te sobre as vantagens.

 

Em relação ao sistema de aquecimento, dependerá muito do local onde o aquário estiver instalado e da temperatura ambiente, os termóstatos só arrancam quando a temperatura fica abaixo do que está programado, por isso não necessitas de te preocupar muito com o consumo.

 

As plantas são importantes, pois ajudam a manter o equilibrio do sistema. Existem plantas de baixa manutenção, relativamente baratas, e os peixes agradecem.

 

Os peixes, poderás optar por um cardume de corydoras (4 ou 5), e eu apostaria nos viviparos (guppies, mollys, espadas, etc..) são relativamente fáceis de manter e reproduzem-se com bastante facilidade, o que traz muito mais entusiasmo ao hobby que agora inicias. Poderás também colocar alguns Red Cherry, tendo o cuidado de colocares esponjas na bengala do filtro para não serem aspirados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.
Obrigado pela resposta.
Tenho também um stingray 10, mas achei que não era necessário. Mas assim, do teu ponto de vista, vou antes utilizá-lo...
Achas que vale a pena ?
Os peixes que recomendas são engraçados, eles dão-se bem com os Red cherry? Não os comem? Os Red cherry reproduzem-se?
Quantos peixes colocarias?
Que plantas são adequadas para estas espécies, e de fácil manutenção?
Falas em UV,, presumo que de um filtro UV?

Editado por k-otic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

os peixes dão-se bem com os red cherrys, desde que estes sejam maiores que as bocas deles. Coloca musgo de java e eles terão um refúgio, e sim reproduzem-se e muito.

 

De início, arrancaria com a colónia de red e um trio de guppies.

 

Plantas de baixa manutenção há várias, tipo elodeas, cambombas, valisnérias, etc...

 

Sim, falo do filtro UV, se bem que na verdade, não é um filtro mas sim um esterilizador UV

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o que dizes do filtro stingray que falei para segundo filtro?

Para estes peixes, que tipo de meio filtrante devo colocar no Eheim? Sei que há variados, além da cerâmica EHEIM MECH, estava a pensar em EHEIM bioMECH, ou Eheim Substrat Pro? Estes últimos são bons complementos do Mech, por qual optarias? Ou optavas por marcas/gamas diferentes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro stingray não conheço, mas desde que não verta e tenha um caudal aceitável, faz a mesma função que outro. Eu só uso Eheim, porque para mim são os mais fiáveis a todos os níveis, e caso surja alguma avaria (os meus nunca avariaram), tens todas as peças à venda em separado.

 

Quanto às massas filtrantes, tenho vindo a substituir as minhas por esponjas, são mais eficazes e resolvem a filtragem mecânica e biológica de uma só vez. Repara neste link da Eheim como eles fazem a composição das matérias filtrantes https://www.eheim.com/en_GB/products/technology/external-filters/classic há opiniões diferentes sobre este assunto, mas tenho seguido as recomendações deles e estou satisfeito com isso. Por motivos de saúde, quase há um mês que não faço TPA aos aquários (costumo fazer 10% semanal), e a amónia, e nitritos estão a zero.

Repara neste link onde te dão mais pormenores sobre as esponjas e suas funções

https://www.eheim.com/en_GB/products/filter-media/foam-filter-pad

 

Editado por mauricio1972
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a pesquisar na net, e o Elite Stingray 10 tem um caudal de 220 litros por hora. Isto junto com os 1000 do Eheim, fica-se com quase 3.5 filragens por hora do volume de água do aquário, aumentando em 25% a filtragem atual.

Acho que é mais que suficiente, pelo menos para já. Dois filtros externos como o Eheim disparam-me quer os custos de "iniciar" a aquariofilia, quer a fatura da eletricidade. Além de que se tiver isto em conta, quase compensa mais vender este filtro e comprar um de maior débito, o que a médio prazo era mais compensatório.

Tinha visto essa imagem, mas pensei que fosse ilustrativa apenas. Aí está incluído o tal filtro de carvão, que não acharam ser necessário.

Vou adquirir esponjas novas, não acho que se consiga limpar convenientemente as que tenho, e não quero começar mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O carvão tem as suas vantagens, uma vez que ajuda a purificar a água, mas dura cerca de mês e meio, e não é coisa de extrema utilidade. O aquário vive bem sem carvão. Em relação às esponjas, podes experimentar ferver as velhas, e ficas com o receio de hipotéticas doenças vindas da anterior montagem resolvido. Comprei um 2217 usado, e as esponjas que tem são as que vinham com ele. Passei por água, e estão ao serviço, mas tenho um UV à saída do filtro, ou seja, se viessem com alguma coisa, não resistiam ao UV, logo a água que entra no aquário, entra esterilizada. As esponjas ainda são caras, quase € 15 um conjunto de duas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

 

Vou ver as esponjas então, se as consigo reciclar. Se não, já vi que é possível adquirir uma placa, e cortar à medida.

Qual é o filtro UV que recomendas para o 2217?

Também tenho de comprar testes para a água, para saber se as bactérias nitrificantes estão ok, correto? Recomenda-se algum em especial?

 

A minha lista de compras:

  • Camarões Red Cherry;
  • Esponjas se não limpar bem aquelas;
  • Filtro UV (falta escolher);
  • Musgo de Java;
  • Testes (falta escolher);
  • Escovilhão;
  • Substrato (a escolher) (que quantidade para um aquário de 120*45*60?);

Achas que falta algo a adicionar a isto, e ao que já enumerei no primeiro post?

Uma vez mais obrigado pelo teu tempo. :)

 

Lojas da especialidade, há alguma que se destaque por cá ou compensa mandar vir de fora?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao UV, neste momento tenho um Jebo 9 W à saída do 2217, mas o meu 2217 está com pouco fluxo, uma vez que está cheio de esponjas. O caudal que passa pelo UV tem de ser baixo para se tornar eficiente. Encomendei pelo ebay dois UV de 55 W e estou à espera da entrega. Andei a ver os preços em segunda mão, e pediam quase tanto como pelos novos, acabei por encomendar do ebay.

Em relação aos testes, tens várias marcas e preços, mas na minha opinião os melhores são JBL. Podes ver o preço nas lojas e nos sites de patrocinadores do fórum e comparar, encomendando de onde julgares mais conveniente. Em relação ao substrato, a quantidade depende do layout que pretendes fazer, e a qualidade depende do que quiseres lá plantar. Dá um salto à secção de plantas e vê o que se diz por lá. O que uso nos meus é areão de rio, mas as minhas plantas são de baixa manutenção, e vou repondo as plantas de vez em quando, uma vez que as minhas mollys vão dando conta delas.

Editado por mauricio1972
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também quero escolher plantas de baixa manutenção, o meu tempo para a aquariofilia irá crescendo, mas para já estou em obras em casa, que me consomem quase todo o tempo livre depois do trabalho.

Daí ter dever bem o que e como colocar, quer em termos de plantas, quer em termos de peixes.

Mas isto é uma atividade que se faz por gosto, o tempo irá crescendo.

Acrescentando à lista:

 

 

  • Camarões Red Cherry;
  • Esponjas se não limpar bem aquelas;
  • Filtro UV (falta escolher);
  • Musgo de Java;
  • Testes (falta escolher);
  • Escovilhão;
  • Substrato (a escolher) (que quantidade para um aquário de 120*45*60?);

Habitantes:

  • Elodeas;
  • Cambombas;
  • valisnérias;
  • Musgo de java;
  • Guppies;
  • Red Cherry's;
  • corydoras;
  • mollys;
  • Espadas;

Estas plantas dão-se bem com os peixes que me indicaram?

Não vou comprar estes peixes todos, para já, é mais para ter uma ideia de quantidades/qualidades compatíveis.
Está tomando forma, pelo menos virtualmente :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso ultimamente tenho usado esses das tiras (da Tetra), e não são maus de todo. São mais prácticos, no entanto a informação não será tão precisa, mas para o que se pretende, julgo suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei por perder uma hora em pesquisas aqui no fórum e na net e concluí que devia ter algo intermédio, comprei o Mini Kit Test para Água Doce Nutrafin.

 

Surgiu-me uma dúvida, uma vez que pelo que li um filtro UV tem de ter caudal mais reduzido, para a água passar mais tempo em contacto com a luz, acabei por idealizar uma solução simples:

Em vez de me meter em aventuras e mangueiras em T, percas de caudal no filtro proncipal, etc... porque não ligá-lo no Stingray, o filtro secundário? Ele tem um caudal relativamente baixo, o que maximizaria a utilização do filtro UV, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguém me quer dar um palpite no filtro UV ligado ao filtro de baixo débito? ;)

 

Update:

Já mandei vir:

  • Mini Kit Test para Água Doce Nutrafin
  • escovilhão de limpeza de tubo, de dois diâmetros;
  • bomba para 1TPA's, accionada por berbequim. T tenho 1,80m mas não me estou a ver bem das costas o resto da vida, se começar em pouco tempo nas TPA's de um aquário deste tamanho, pois o topo dele ficará a 1.6m de altura, pelo móvel que desenhei e estou à espera de orçamento.
  • Esponjas de substituição das que tenho. Vou fazer o que disse o mauricio1972 e ferver as que tenho, mas conto ir mudando uma a cada limpeza de filtro, por descargo de consciência.

Agradeço a ajuda que me tem dado. Tem sido preciosa.

 

Já li umas coisas aqui pelo fórum, de modo a que as bases vão entrando devagarinho para isto correr bem :).

Editado por k-otic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Bom, vamos a uns updates:

  • a bomba de berbequim está cá.
  • As esponjas estão cá;
  • o escovilhão para limpeza está cá;
  • O Mini Kit Test para Água Doce Nutrafin ainda não chegou, mas está previsto para a semana;
  • Já tenho o móvel de madeira feito à medida, com tampo de granito feito à medida, pintado por mim, por incrível que pareça até está aceitável :P )e;
  • A sala está quase pronta, faltam só coisas relacionadas com a secretária, pelo que nada interferem no aquário, o que faz com que já o tenha no lugar, e estou inquieto para começar com as coisas a sério;

Agora vamos às dúvidas:

  • deram-me um coral enorme para se quisesse colocar no aquário, mas não sei se e como o vou enquadrar. Acham que vale a pena? fotos abaixo.
  • Para as plantas fáceis, que recomendaram, que substrato acerta bem, tendo em atenção os Red Cherry's?

Fotos:

ca2r.jpg
x8ki.jpg
6k9h.jpg
z9u0.jpg
mv5w.jpg
zsh7.jpg
sml4g.jpg

 

Agradeço desde já a vossa disponibilidade. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola li o teu topico e é sempre bom ver mais uma pessoa a entrar neste hobby fantastico. Acerca da tua ultima questão, eu utilizo humus de minhoca tratado ( lavas varias vezes para tirar a carga organica em excesso, até a agua de lavagem ficar mais limpa, e depois ferves) no fundo, por cima uma boa camada de areia de construção de primeira sem conchas ou areia do rio e na ultima montagem que fiz, acabei com Manado em cima, gosto da cor e granulometria, desta forma não gasto tantos euros e as plantas crescem como doidas, já uso á bastante tempo. Todo o substrato ficará com 5/6cm de altura que para mim é suficiente para manter todo o tipo de plantas ( pelo menos as que tenho), terás á volta de 35Lt de substrato.

O Coral para mim estaria fora de questão, gosto dos aquarios com um aspecto natural, um coral não fica bem além de ir contribuir para o aumento do ph e dureza da tua agua do aqua, e se não estas a pensar em peixes africanos... não vai ser bom.

Na minha opinião .... volto a frisar, na minha opinião e baseado na minha experiencia ( pouca ou muita...) dou-te uns pontos que deves considerar :

 

- Aquario o mais natural possivel, com carradas de plantas elas ajudam a manter a agua em condições

- Filtra a agua do aqua pelo menos 5 vezes por hora, o teu filtro é curto na minha opinião, vende-o e compra um que te faça 1500Lt/h

- Não montes o aquario num sitio que apanhe muita luz directa, as algas vão estourar

- Tem em atenção que há coisas que metes no aquario, pedras, conchas, troncos ... que te alteram a agua, não é que seja mau, mas tens de saber o que vai acontecer, da mesma forma te digo para não usares produtos para baixar ou subir o ph, vê o que esta a provocar essa destabilização e resolve

- Eu lavo os meus aquarios com liquido da loiça e um esfregão da loiça .... depois é preciso é tirar muito bem o sabão todo ...

- As esponjas e ceramicas se estiverem em bom estado, se não estiverem a desfazer-se, lava muito bem com agua e depois ferve-as.

- O carvão activado serve para tirar quimicos da agua, normalmente usa-se depois de fazer algum tratamento ao aqua para tirar o proprio medicamento de lá

- Nunca usei um esterilizador UV, nunca precisei e se usares não deves mantê-lo sempre ligado, matas tudo o que anda na agua ... bom e mau, as bacterias nitrificantes não ficam quietinhas no filtro ...

-O Cloro da agua da rede não precisa de quimicos para sair da agua, num bidon com uma bombeca de ar com 24 a 48H desaparece todo...

 

Com certeza que muito fica por te dizer, mas são algumas coisas que me lembrei ...

Mantem as coisas simples e acima de tudo informa-te bem, lê muito e depois lê mais um bocado, aprende-se sempre coisas novas

Ando nisto dos aquarios deste os meus 10 anos, fiz um aquario com um primo meu a partir de uns vidros de uma janela velha, fui ao rio e apanhei uns pimpões .... e pronto.... o meu primeiro aquario ... eheh ... tenho 36 anos, não sou nenhum pro, nem quero ser, sou só apaixonado por isto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Bons dias!

Tenho andado ausente, porque a vida não me tem deixado muito tempo para continuar o hobbie... Este fim de semana foi excelente, deu para tudo. E lá na belíssima companhia da minha cara metade estivémos a preparar como sabíamos o aquário.
Coloquei húmus JBL AquaBasis plus, dois sacos, espalhados em 85% do fundo, com especial atenção a ter mais concentração onde irei colocar as plantas. Por cima, saco e meio de JBL Sansibar Substrate BLACK.

Não vou colocar fotos porque parece que o aquário está de roupa interior, e hão de vê-lo, mas mais vestido. :smile2:

Surgiu-me um problema: a luz deixou de dar. Acabei por experimentar cada lâmpada sozinha, e elas arrancam dois ou três segundos, e desligam, o que me dá a entender que será balastro, não?

Nesta altura, tenho duas lâmpadas t5, o que me leva a pensar se não devia equacionar converter o esquema para luzes T5 LED, que tem mais longevidade, mas não sei o que acham disso. Também não liguei o filtro principal ainda, está só o pequenino e a bomba de ar, para mexer a água... depois de resolver a luz e as mangueiras e adicionais do filtro me chegarem, planeio uma TPA de 50% e aí começo a contar o ciclo do azoto e a fazer medições para ver se está tudo nos conformes.

 

O que fariam em relação à luz? Passavam para LED?

Editado por k-otic
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse coral no aquário tira-o já, senão vais ter sempre o ph altíssimo.


Em relação às luzes antes de pensares em comprá-las define o que queres por no aqua, em relação a espécies de peixes e principalmente as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.