Bacterias - Filtro desligado temporariamente.


Recommended Posts

Bom dia!

 

Tenho um aquário com filtro interno (biobox) no entanto à pouco tempo adicionei-lhe um filtro de cascata para começar a criar bactérias.

Acontece que erradamente liguei a ficha desse filtro na extensão temporizada que liga a iluminação e abre a válvula da botija de co2, ou seja, ficava várias horas durante a noite desligado.

 

A minha questão e para o que peço a vossa ajuda é:

 

1º - Quanto tempo (horas, dias, semanas, meses) demora o filtro a ter uma colónia de bactérias? Para não levar já "porrada" acrescento que já pesquisei e já li bastantes artigos sobre ciclo do azoto mas nem sempre são conclusivos (alguns até demasiado técnicos para mim) e variam as opiniões, assim nada como a experiência de anos de prática do pessoal.

 

2º - Será que, pelo facto de o filtro ficar desligado toda a noite pode com isso matar as bactérias (caso elas já existam).

 

 

Obrigado desde já pelas vossas opiniões.

 

Cumprimentos

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

 

1º Tipicamente considera-se, e verifica-se ;) , que demora cerca de quatro semanas até que as colónias de bactérias envolvidas no Ciclo do Azoto, tenham uma dimensão eficaz e consistente.

 

 

Sim. A inexistência de circulação de água no interior do filtro leva à morte de bactérias (não todas, mas grande parte) devido à falta de oxigénio (as bactérias (as que nos interessam) necessitam de bastante oxigenação).

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez que tinhas dois filtros a operar, a situação não será preocupante, mas convém teres os dois ligados em simultâneo.

No que respeita ao desenvolvimento de uma colónia de bactérias, num aquáro recém montado, pode levar até quatro semanas, se for num aquário já maturado, o prazo é menor. Podes até incrementar o desenvolvimento das bactérias num novo filtro, se lhe adicionares matérias filtrantes de outro filtro que já estivesse a trabalhar, sendo assim o prazo ainda mais reduzido.

Cumptos.

Maurício

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, entendi!

Mas sobre a questão do filtro ter ficado desligado durante a noite foi apenas o novo de cascata, o outro do aquário esteve sempre a trabalhar normalmente, por isso penso que as bactérias do aquário não ficaram em perigo agora as do filtro extra é que provavelmente foram-se.

Também me parece que as bactérias, tendo em conta que é um aquário já ciclado demorem menos tempo a instalar-se. Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

as bactérias que eventualmente possam ter sido afectadas, são as do filtro novo, com as outras não precisas de te preocupar, uma vez que tiveste sempre o filtro a operar. Mas também não acredito que as do filtro novo tenham sido muito afectadas, ainda mais pelo período que mencionas. Como mencionei no meu post anterior, as bactérias num aquário maturado demoram menos tempo a instalar-se do que se for numa montagem recente. Para aumentares rapidamente a eficiência do teu novo filtro, podes e deves usar algum material filtrante que tenha estado a uso no teu outro filtro.

Cumptos.

Maurício

Link to comment
Partilhar nas redes sociais