tratar hidropisia


Recommended Posts

Boas malta.

Eu sei a teoria toda acerca da doenca e tal mas queria conselhos de praticas comprovadas por quem ja tratou hidropisia a peixes.

 

No inicio perdi alguns guppies com esta doenca e depois a coisa estabilizou. Agora tenho o meu macho ramirezzi com hidropisia.. tem a respiracao ofegante e as escamas eriçadas. Separeio numa maternidade e estou a aplicar esha2000 por nao saber que outro produto aplicar.

Aplico varias vezes ao dia (2/3 no maximo) 4 gotas que tento que caiam directamente por cima do peixe.

 

Ele nada bem, esta normalmente activo mas nao o vejo comer. Tambem nao vejo melhoras do estado das escamas e ja ando a aplicar o tratamento a 3 dias.

Ervilhas estao aparentemente fora de questao uma vez que ele nao esta a comer.. sei que alguem ja tratou isto com terramicina mas nao sei a dose a aplicar..

 

help.. que é que aconselham para safar o meu bixo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É de certeza hidropsia? Não mencionas se está inchado, que é um dos sintomas.

 

Baixa o nível de água, usando uma maternidade, por exemplo.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja esta :) . Coloquei umas pedrinhas de sal na maternidade e um pouquinho no comunitario para prevenir.

Ele esta isolado numa maternidade, nao so para evitar contagio como para ser mais facil aplicar o tratamento.

 

A partida sera hidropisia de certeza.. esta inchado sim, embora hoje ja nao me pareca tanto como de inicio, tem as escamas todas eriçadas, respiracao ofegante, esta um pouco palido e aparentemente nao esta a comer.. ou pelo menos nao o vejo comer.. ja esta isolado a 4 dias por isso se ainda nao morreu la deve penicar qualquer coisita mas eu ainda nao o apanhei a comer..

Nada normalmente e nao esta apatico.. esta normalmente activo.

 

Fico-me pelo esha2000 ate as escamas irem ao sitio ??? Que dizem?!

 

Obrigada a todos. Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nunca tive sucesso contra a hidropsia.

Estou a seguir atentamente, a ver se aprendo.

Obrigado pelo tópico.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.. parece que sucesso na hidropifia e mesmo uma questao de sorte.. a ver se safo ali o ramirezzi. Nao queria mesmo nada perde-lo. Por agora estou so com sal e esha2000. Daqui a uns dias digo como esta a evoluir o tratamento.

 

Obrigado a todos

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes tentar um banho de cerca de 30 minutos numa solução salina de 1 colher de sopa para 2 litros de água.

 

Retiras o peixe para uma taça com água do aquário e o sal. Deixa-o cerca de 30 minutos, e depois devolves o bicho ao aquário, deitando a água da taça fora. Faz esse tratamento durante três dias e pode ser que o safes, mas não é garantido.

 

Tens esterilizador UV no teu aqua? É uma engenhoca que poupa muita chatice

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Pois ainda nao tenho neste aqua mas como ando a investir num "monstro" de 2m acho que vou mesmo ponderar meter pelo menos um filtro externo uv sim.

 

Esse banho salgado nao é um bocado agressivo para o ramirezzi?

Eu sei que é um tratamento que se aplica em certas doencas mas ainda nao me aventurei com receio de or fazer pior e matar logo o desgracado de uma vez..

Vou esperar ate domingo com as gotas e se nao notar melhorar significativas experimento o banho salgado entao... ao menos tenta-se.

 

Obrigado

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O banho de sal é agressivo, e há peixes, mesmo sendo da mesma espécie que toleram melhor que outros. Uns safam-se e ficam bem, infelizmente há outros que nem por isso e acabam por morrer.

 

Usares sal no aquário, mas em quantidades francamente menores, também é um excelente meio de prevenir fungos, doenças e bactérias, o mal é que as plantas ressentem-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

algum de vocês tentou o tratamento com azul de metileno combinado com o sal?

 

apesar de eu achar que isso só la vai com antibiótico, e é se for cedo.

 

cumps

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas rui.. eu acho que o esha é a base de azul de metileno...??? Estarei errada?? Tenho que ir ver na bula.

 

Que antibiotico recomendas? Eu nao gosto muito de esha.. acho que aquilo nao faz "rien" as doencas.. no entanto diz na bula que trata hidrofisia e como nao sei que outro medicamento usar olha.. la o meti a uso.

Diz ai um antibiotico que usarias para eu ver se safo o bixo..

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

O ramirezzi continua isolado numa "caixa" boia pois maternidade deixava ir embora toda a medicacao que andava a aplicar. Esta caixa boia nao é mais que um tupperwar que uso só e unicamente para isolar peixes doentes dentro do comunitario e é bem maior que as maternidades grandes que compramos nas lojas.

 

Estou a aplicar sera bactopur direct ha 2 dias.. desfiz um comprimido em po e estou a aplicar um pouco todos dias.. vai fazer 3 semanas que lhe ando a aplicar umas 4 gotas de esha2000, uns graos de sal e mudo parte da agua da isoladora diariamente. Meti-lhe dentro tambem uma pedra difosora para melhorar as condicoes uma vez que nao ha circulacao da agua do comunitario para a quarentena.

O ramirezzi ja nao me parece inchado, apesar de nao ver comer acho que ele anda a penicar qualquer coisa (snao ja tinha morrido á fome) mas as escamas continuam todas levantadas..

Na net nao encontro mais causas para escamas levantadas.. que acham??

 

Solto o bicho no comunitario mesmo com as escamas assim? É que o desgracado ja esta exilado ha quase 3 semanas.. daqui a bocado se nao morre da hidropisia morre de stress ou solidao coitado..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a achar que se devia usar mais frequentemente o motor de busca do fórum. A hidropsia é uma doença já bastante conhecida entre os hobbystas e discutida anteriormente.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=67672

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

desculpem lá , mas voçês lêem as bulas dos medicamentos????

estás a tratar há 2 dias , e ja queres por o peixe junto com os outros???

 

deves fazer uma dose certa , e não por um "bocado de pó" a olho.

por outro lado o ideal é um aquario á parte.

isso assim não é nada...a doença ganha resistência ao medicamento e depois não faz o devido efeito.

 

cumps

Editado por Rui Cardoso

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas..

Nao nao.. o peixe ja esta em tratamento com esha ha 3 semanas.. com o antibiotico é que esta faz hoje 3 dias.. eu optei por por o comprimido desfeito porque ele esta na isoladora que tem cerca de 2lt de agua.. nao consigo aplicar a pastilha porque a dose seria para 50lts e na bula diz para aplicar 3x..

 

Ele ja desinchou mas as escamas continuavam levantadas.

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...