A minha pequena aventura com Gymnogeophagus meridionalis


Recommended Posts

Boas a todos.

 

Hoje vou-vos contar um pouco sobre a minha primeira aventura com Meridionallis.

 

No inicio de Dezembro comecei a estudar um lago que irei fazer agora durante a primavera ou inicio do verão. Como sou aquariofilista há mais de 20 anos e um louco por ciclideos, queria que o meu lago tivesse ciclideos. Depois de estudar o que eu conseguiria adaptar por cá, surgiram os Meridionallis que depois de muita leitura lá me decidi por eles. Acontece que não é facil arranja-los por cá e quando no inicio de Dezembro surgiu um membro aqui do forom a vender uns juvenis (alguns bem pequenos), vi que era a minha oportunidade e tinha de aproveitar. Acontece que não tinha nenhum lago, mas tenho varios aquarios grandes, inclusive um que é uma bateria de aquarios que devido à minha falta de tempo para criações, estava no exterior da minha casa. Na parte de baixo da bateria tinha um aquario de cerca de 260l e tinha de o aproveitar. Conversei com o forista em questão que me garantiu 5 e meti mãos à obra. Limpei o aquario, comprei uma saca de areia para filtros de piscina (5€) e mais umas pedras de rio pequenas (outros 5€) e toca de meter tudo lá dentro, fui tb a lagoa azul buscar umas elodeas, ainda tentei meter uns pés de valisnerias spirallis e como tinha apanhado umas folhas de castanheira e umas pinhas de amieiro (umas 20) lá decorei o Aquario Exterior para receber os peixes. No dia 7 de Dezembro lá fui eu buscar os meridionallis e foram logo para dentro do aquario. Acontece que (agora vem a parte pior), passado uma semana onde os alimentei com comidas que tinha aqui dos meus apistos, tive de me ausentar do país, só voltei à duas semanas e sem ninguem que pudesse tratar deles. Quando chegeui fiquei desolado com o estado do aquario, os vidros estavam todos cheios de algas e nem se via nada lá para dentro e o aquario estava cheio de umas algas muito fininhas (parece teias de aranha verdes) e nem por cima se conseguia ver alguma coisa tal o nº daquele tipo de algas. Temi o pior mas devido ao tempo de chuva e frio aqui na zona de Sintra não podia naquela altura fazer nada, até que surge este fim de semana com sol e toca de ir limpar o aquario. Com uma pinça para plantas tirei a maioria das algas que o aquario tinha e depois com um iman para limpar vidros comecei a limpa-los e eis que surge um meridionallis e depois outro (Ainda muito pequenos). Confesso que quando vi os 2 fiquei muito feliz ao saber que ambos tinham sobrevivido e continuei a limpar o aquario o melhor que podia sem olhar lá para dentro. Quando ao fim da tarde de sabado acabei de o limpar (dentro do possivel), começo a olhar lá para dentro perante os raios de sol que iam entrando e começo a contar e vejo não 2, mas sim os 5 meridionallis que muito juvenis tinham sido abandonados há mais de 3 meses atrás.

Se já era um apaixonado por ciclideos e por esta especie, posso dizer que depois deste teste a que foram sujeitos, estão muito perto de se tornarem na minha especie favorita. Que demonstração de robustês estes Meridionallis mostraram!

 

 

Desculpem o Wall of text mas tive de partilhar esta historia!

Editado por Wampyro
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas.

Parabéns pela escolha e pela sorte. 3 meses é muito tempo...

Eu estou a construir um aquário de jardim e também estou a ponderar os gymnogeophagus meridionalis em alternativa aos tradicionais peixes de lago...

Não tem sido fácil é encontrar esta espécie à venda. Será possível enviar pm com indicação do user a quem comprou?

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais