Wampyro

Membro
  • #Conteúdo

    49
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Wampyro

  1. Quase um ano depois, vi que não poderia estar mais enganado. Ontem passei lá com a familia à tarde e eram às centenas de P€rcas S0l na margem da lagoa em rituais de acasalamento!
  2. De especies invasoras estamos cheios. Eu sou de sintra e na Lagoa Azul dificil é encontrar espécies autóctones. Mas manda Pm, para trocarmos opiniões. Estou a precisar de replantar o meu lago, principalmente com oxigeneradoras de fundo!
  3. Rodrigo, aí em Mafra, onde as costumas colectar?
  4. Rodrigo aí em Mafra onde as costumas colectar?
  5. A informação que tenho é que são peixes que se podem manter num aquario sem aquecimento tranquilamente mas em casa, porque não aguentam bem temperaturas abaixo dos 10º
  6. Boa noite. Tenho um problema no lago que passo a explicar. O meu lago não tem filtragem, a mesma é feita com plantas e até esta semana esteve sempre com algumas algas mas sem problemas de maior, acontece que estava a montar um pequeno canteiro e devido ao vento voou alguma terra com adubo para o lago e em 3 dias a agua ficou opaca. Gostava de saber se adquirir um filtro UV de 11w que possa ligar quando isto acontecer me resolve o problema. O lago tem cerca de 2 mil lts e gostava de manter com a filtragem como está, mas ter uma solução para se mais alguma vez me acontecer algum problema destes. Uma bomba de circulação de 500l/h e um filtro de 11w resolve estes problemas em caso de necessidade?
  7. Edi, Elodeas há aos montes na Lagoa Azul em Sintra (vens passear com a familia e aproveitas para as apanhar). Podes apanhar as que estão soltas porque elas tanto se são soltas como se quizeres podes enterra-las em vazos que elas criam umas raizes pequenas. Eu opto por as prender com uma linha de coser a pedras e assim não andam pelo lago. Vallisnerias é que tens de arranjar algumas porque não há na natureza em Portugal. Parece-me que tens Papiros na manilha, são tb uma optima opção para a filtragem natural, tal como serão uns Jacintos de agua. Para a oxigenação se não encontrares Vallisnerias, opta por plantar Hottonia Palustris que compras facilmente um vazo por 3€ e elas rapidamente te cobrem uma boa zona do lago! P.S. Depois de escrever é que vi que querias colocar Kois e aí se meteres muitas ou crescerem muito o equilibrio é mais dificil e não sei se algumas plantas lhes resistem!
  8. O lago leva uns 2500 lts +/- Aqui ficam umas fotos da actualização de ontem e já começa a faltar pouco!
  9. Actualmente o lago tem já como plantas, 3 jacintos de agua, 1 Cyperus papyros (amanha vem outro), 1 Caucasia Rubra (Black Magic), 2 Mimulus rigens, 2 Nymphoides Peltata (amanha vem outra), 3 Hottonia Palustris e varias Valisnerias e tb varios ramos de Elodeas.<<<<<<<<<<<< Como peixes, para já apenas as 2 pequenas carpas, mas amanha entrarão os restantes. Não deu para tirar foto porque acabei os trabalhos já de noite, amanha meto aqui uma ou duas fotos para verem como ficou!
  10. Ontem mudei a agua mas verifiquei que o PH ainda andava em 10 e entretanto já o baixei para niveis melhores (8.6). Meti tb os jacintos já dentro de agua, algumas elodeas e já tenho as valisnerias dentro de um balde para amanha fazer mergulho e planta-las na zona mais baixa do lago onde podem agora ver uma zona branca onde estão as pedras de decoraçao com cerca de 10 cm de diametro para segurarem as raizes. Amanha tb conto ir buscar mais algumas plantas, mas como é o meu dia de aniversario, só lá para 5ª feira é que conto começar a tratar do jardim à volta. Amanha saltam lá para dentro tb 2 pequenas carpas para ver se está tudo ok e se sim, no fim de semana vão os 10 meridionalis fazer o seu 1º dia de natação no lago! Aqui fica a foto tirada agora mesmo apenas com os trabalhos a meio, mas para terem uma ideia de como está a ficar: Foto tirada de cima
  11. Aqui fica o update que fiz antes de ir de férias, depois disto enchi e ontem cheguei e já comecei a tratar de plantas e verificar niveis do lago.
  12. Boas pessoal. Já há lago Com o mau tempo tive de ir parando, mas agora que o tempo melhorou já o acabei, mas tenho ainda uma duvida. Ontem dei-lhe a 1ª demao do impreamibilizante da Sika, hoje de manha dei a 2ª e já está o trabalho feito. Este impermeabilizante dizem ser para depositos de agua potavel, para quem já o usou ou que tem conhecimento, quanto tempo tem de secar até poder meter agua? Como este impermeabilizante tem 2 compostos e o liquido é tipo resina, acham que preciso mudar a agua muitas vezes até meter os peixes? A minha ideia é meter agua amanha se já o poder fazer e depoisvou 2 semanas de férias para o algarve e quando viesse tirava a agua e metia nova e peixes lá para dentro, pode ser? O produto que usei foi este sika topseal 107 http://prt.sika.com/pt/solutions_products/02/02a015/02a015sa06.html
  13. Não sei o que havia na Lagoa Azul há 50 anos, mas certamente que nem Perc@s Sol, nem G@(G a m b u s i a) [b][color=&quot;#FF0000&quot;] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url=&quot;http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6&quot;]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]s havia, logo, não é assim tão mau. Gostava realmente de saber o que havia por lá e esperar que possam ser reintroduzidas se ainda não estiverem extintas. As Perc@s Sol acabaram com as G@(G a m b u s i a) [b][color=&quot;#FF0000&quot;] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url=&quot;http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6&quot;]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]s e pelos vistos na competição com as carpas as percas tb foram desaparecendo. O problema que é visto facilmente continua a ser a vegetação aguatica que tb está cheia de espécies não nativas.
  14. Passei ontem ao final da tarde na Lagoa Azul (Sintra) para apanhar uns pes de Elodea e fiquei surpreendido com a pouca fauna observada. Não vi nem Perc@s Sol, nem G@(G a m b u s i a) [b][color=&quot;#FF0000&quot;] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url=&quot;http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6&quot;]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]s. Apenas vi um Chanchito junto a uma margem e varias carpas com bem mais de meio metro e entre elas vi pelo menos 4 Koi's tb com esse tamanho. Para alem disso, apenas tartarugas e patos. Será que as Carpas entraram em competição com as Percas e acabaram por reduzir o seu nº ou foi a falta de outras especies como alimento que fizeram acabar (ou pelo menos reduzir bastante) com as Percas.
  15. Obrigado tmaster. O lago não apanha muito sol directo, apenas de manhã apanha sol directo. Irei usar essa malha de rede, já estava previsto. Nunca usei os Jacintos de Agua, mas acho estranho essa informação, porque a informação que tenho sobre eles é que é uma praga em Espanha e que está perto de chegar a Portugal pelo Guadiana. Os peixes como disse atrás, são principalmente ciclideos de pequenas dimensões e penso que assim, com um lago bem plantado, conseguirei de forma natural manter boas condições, mas tb sei de antemão que terei o lago mais verde no verão, algo que desde que os meus peixes gostem, eu não me irei importar . Já agora, tb me falaram que criar uma boa quantidade de dafnias e mete-las no lago quando está mais verde é uma boa ajuda. Alguem confirma?
  16. A meu ver e não sendo eu um expert em lagos, a unica solução rapida para esse verde é um filtro UV. Uma solução mais lenta passa pela introdução de algumas plantas.
  17. Estou a pensar em algo mais, mas a base vai ser gymneos, depois o que vier é só o que não causar problemas para eles, mas tenho outros em vista
  18. A minha ideia é colocar no fundo uma camada de uns 5cms de cimento com gravilha e fazer as paredes da mesma forma com um angulo a rondar os 75/80º usando moldes como se fazem os muros. Depois dar com apenas cimento, impermeabilizante e tinta para piscinas branca isto claro, rodeando as pedras. O que acham? É viável?
  19. Boas a todos. Antes de mais, apresento-me. Sou o Ricardo de Sintra e fui durante muitos anos um aquariofilo com uma predilecção grande por Ciclideos. Mantive(e ainda mantenho alguns) ciclideos desde Anões Sul Americanos, passando pelo Lago Malawi e depois a minha grande paixão o Tanganiika. Acontece que mudei de um apartamento com muito espaço interior para uma moradia com muito espaço exterior e pouco interior e isso fez com que acabasse com a maioria dos meus aquarios, mantendo apenas agora um de 60l com Appistogramas Hongsoi e um outro de 300 l +/- com Mbumas. Considero-me alguem experiente em aquários, mas um perfeito newbie em lagos e por isso, peço a vossa ajuda para este meu projecto. O projecto inicialmente iria incidir num espaço de uma floreira com uns 4 mts de comprimento e 60cm de largura, mas rapidamente foi abandona por razões logisticas e estéticas. Como tenho outros espaços não usados comecei a preparar uma zona para um lago, jardim e piscina (pequena para crianças). O lago vai ser feito em cimento e sem qualquer meio de filtragem artificial, vai ser tudo à base de plantas, desde oxigeneradoras como Vallisnerias Giganteas e Elodeas, a consumidoras de nutrientes como (se conseguir arranjar) Jac1ntos de Agua e outras flutuantes e mais algumas plantas marginais que tenham o pé/caule dentro de agua. Se tiver necessidade de alguma coisa urgente tenho em casa filtros para resolver um problema exporadico. A fauna e como não podia deixar de ser, vai ser à base de ciclideos tais como Gymnogeophagus Labiatus e Meridionalis. O Espaço é este: Tem uns 7 mts por 5 mts e o lago irá ficar em 1/3 disto mais ou menos. Logo no 1º dia de escavações que estou a fazer sozinho, deparei-me com uma pedra que me parecia grande E não só era, como não estava sozinha Este espaço demarcado para terem uma ideia tem cerca de 3,5 mt por 1,80 mt. Ora, entretanto já consegui descobrir mais esta pedra que continua "a crescer" e mais outras que já consegui tirar algumas. Devido às dimensões da mesma, vou optar por a manter no lago (esta e a que está a aparecer por baixo se não for a mesma que está a cerca de 60 cm da superficie). Devido a isto e querendo eu ter pelo menos uma zona com uma profundidade de 90cm, estou a ver se tenho sorte na zona que podem ver estarem apenas a aparecer pequenas pedras. Estou a fazer isto sozinho e o aparecimento destas pedras e a decisão de as manter fez com que os trabalhos se atrasassem um pouco, visto que andei a fazer um trabalho de arquiologia a escavar à volta das pedras sem as partir. As chuvas da ultima semana tb não ajudaram, mas hoje ao final do dia devo conseguir adiantar um pouco mais as escavações e vou depois metendo fotos. O que acham da ideia?
  20. Que tal reactivar isto ou fazer um novo para 2014? Já agora, alguem sabe onde encontrar Jacintos de Agua (uma praga em Espanha e que está a chegar a Portugal), na zona de Sintra? Apesar de serem uma praga, davam-me jeito para combater as algas num tanque exterior que tenho
  21. Boas a todos. Hoje vou-vos contar um pouco sobre a minha primeira aventura com Meridionallis. No inicio de Dezembro comecei a estudar um lago que irei fazer agora durante a primavera ou inicio do verão. Como sou aquariofilista há mais de 20 anos e um louco por ciclideos, queria que o meu lago tivesse ciclideos. Depois de estudar o que eu conseguiria adaptar por cá, surgiram os Meridionallis que depois de muita leitura lá me decidi por eles. Acontece que não é facil arranja-los por cá e quando no inicio de Dezembro surgiu um membro aqui do forom a vender uns juvenis (alguns bem pequenos), vi que era a minha oportunidade e tinha de aproveitar. Acontece que não tinha nenhum lago, mas tenho varios aquarios grandes, inclusive um que é uma bateria de aquarios que devido à minha falta de tempo para criações, estava no exterior da minha casa. Na parte de baixo da bateria tinha um aquario de cerca de 260l e tinha de o aproveitar. Conversei com o forista em questão que me garantiu 5 e meti mãos à obra. Limpei o aquario, comprei uma saca de areia para filtros de piscina (5€) e mais umas pedras de rio pequenas (outros 5€) e toca de meter tudo lá dentro, fui tb a lagoa azul buscar umas elodeas, ainda tentei meter uns pés de valisnerias spirallis e como tinha apanhado umas folhas de castanheira e umas pinhas de amieiro (umas 20) lá decorei o Aquario Exterior para receber os peixes. No dia 7 de Dezembro lá fui eu buscar os meridionallis e foram logo para dentro do aquario. Acontece que (agora vem a parte pior), passado uma semana onde os alimentei com comidas que tinha aqui dos meus apistos, tive de me ausentar do país, só voltei à duas semanas e sem ninguem que pudesse tratar deles. Quando chegeui fiquei desolado com o estado do aquario, os vidros estavam todos cheios de algas e nem se via nada lá para dentro e o aquario estava cheio de umas algas muito fininhas (parece teias de aranha verdes) e nem por cima se conseguia ver alguma coisa tal o nº daquele tipo de algas. Temi o pior mas devido ao tempo de chuva e frio aqui na zona de Sintra não podia naquela altura fazer nada, até que surge este fim de semana com sol e toca de ir limpar o aquario. Com uma pinça para plantas tirei a maioria das algas que o aquario tinha e depois com um iman para limpar vidros comecei a limpa-los e eis que surge um meridionallis e depois outro (Ainda muito pequenos). Confesso que quando vi os 2 fiquei muito feliz ao saber que ambos tinham sobrevivido e continuei a limpar o aquario o melhor que podia sem olhar lá para dentro. Quando ao fim da tarde de sabado acabei de o limpar (dentro do possivel), começo a olhar lá para dentro perante os raios de sol que iam entrando e começo a contar e vejo não 2, mas sim os 5 meridionallis que muito juvenis tinham sido abandonados há mais de 3 meses atrás. Se já era um apaixonado por ciclideos e por esta especie, posso dizer que depois deste teste a que foram sujeitos, estão muito perto de se tornarem na minha especie favorita. Que demonstração de robustês estes Meridionallis mostraram! Desculpem o Wall of text mas tive de partilhar esta historia!
  22. Então, parece que vou ter de esperar que o Miguel vá à pesca ao lago para ver se me safo
  23. Fiquei Esclarecido Miguel. No fundo era isso que eu queria ouvir, porque sou fã confesso de ciclideos, tenho 3 aquarios de ciclideos (1 Tanganica, 1 Malawi e um mais pequeno com Apistogramas Hongsoi) e como não poderia deixar de ser, agora que estou a avançar com um projecto de lago, adoraria ter ciclideos. Onde posso encontrar Meridionalis à venda? Tenho de me juntar às importações ou há por cá pessoal a reproduzi-los bem?
  24. Obrigado. Mas da experiencia que vais tendo com este tipo de ciclideos, achas que aguentarão? Se adquirir alguns, posso mete-los logo nestas temperaturas ou será melhor ir fazendo com que se abituem gradeualmente? Introduzir juvenis agora no exterior deverá complicar com o crescimento deles, visto que com estas temperaturas actuais eles não comem o que deviam e deverá atrasar o seu crescimento, certo?
  25. Boas Diogo Lopes. Os teus peixes estão espetaculares e dá gosto ver as condições que lhes tens criado. Mas há uma coisa que me deixou de pulga atrás da orelha. Como se deram os Gymnogeophagus meridionalis no lago em Viseu? É que se se deram bem, vou querer uns para um lago em Sintra (está hoje com minimos de 4ºc) e durante os ultimos dias não tem passado dos 12ºc de maxima).