Como iniciar neste hobby?


rubmor

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Sou novo neste forum como podem ver e gostava de iniciar este hobby que tanto aprecio.

Como sou um novato ainda nao sei muito sobre este assunto mas gostava de receber dica de como começar, que equipamentos adquirir, quais os peixes que recomendam (gosto bastante de guppys mas nao sei se é um bom peixe para começar), plantas que recomendam, um bom aquário (gostava de ter um aquário de 80 cm mas não sei se será bom para iniciar neste hobby), tambem gostava de aprender a fazer o ciclo do azoto pois ja ouvi falar nele e disseram que e muito importante, teste que devo adquirir (ja ouvi falar em uns teste que se vendem em "tiras" que medem todos os parametros da agua mas nao sei se sao exigentes no resultado final), tabem quero saber que produtos devo comprar para ajustar a agua ao montar o aquario pois ouvi falar em muitos produtos da SERA para colocar na agua ao montar o aquario.
Para acabar gostava de saber umas boas lojas que vendam aquarios/equipamentos/peixes/etc nos distritos Porto ou Aveiro.

Muito Obrigado :)

 

 

 

 

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu também sou novo mas já andei a ler bastante aqui no forum.

 

O ciclo é de extrema importância, normalmente é 1 mês.

Pelo que li o guppy até é recomendado para iniciantes neste hobby.

Quanto a lojas tambem gostaria de saber na área de Aveiro, pelo que não conheço muitas.

 

Cumprimentos :doofywave:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo!

Existe algum equipamento especifico para fazer o ciclo?
Ainda bem que o guppy é recomendado pois adoro essa espécie! :D

Obrigado pela tua resposta!
Cumprimentos :)

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Como disse também sou novo e tou a aprender, mas há uns produtos que aceleram o ciclo, umas bacterias que se compram nas loja de animais.

 

Se pesquisares aqui no forum encontras bastantes coisas de como começar.

 

Boa sorte e cumprimentos :doofywave:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem tentando falar de tudo um pouco aqui vai o meu contributo xD

 

Para um iniciante quando maior o aquario melhor, isto porque quanto mais agua levar menor vai ser as variações e as preocupaçoes a nivel de picos e deficiencia de parametros.. (não sei se me fiz entender)

Um aquário de 80cm é bom!

 

Equipamento para fazer o ciclo?

nenhum... podes sim comprar um acelerador de ciclo, que são basicamente as bacterias que se iriam formar com o andamento do ciclo.

 

Equipamento para o aquário

Para iniciar podes pensar num daqueles kit's completos que normalmente há a venda. Aqueles que já traz filtro e termostato e isso! :)

Mais para a frente vais sentir necessidade de mudar todo o equipamento mas cada coisa a seu tempo!

Claro que se quiseres já comprar o equipamento todo em condições podes pensar em filtro externo!

 

Guppys é muito bom para começar, mas atenção depois à mistura com outros peixes... vê bem a compatibilidade de peixes porque os guppys ao serem muito coloridos chamam a atenção de outros peixes e normalmente são atacados (ex: barbos, gouramis)

 

Não uses químicos na agua , é um conselho, isto porque os químicos basicamente disfarçarão o problema temporariamente e não o solucionam!

Podes e deves comprar um acondicionador de água (já que falaste na SERA tens o Aquatan) que deves usar ao colocar agua da torneira no aquário! Pois este produto ajuda a eliminar os metais pesados e cloro. (ou seja antes de pores a agua da torneira no aquário metes no balde um bocado de aquatan)

 

Testes de tiras é uma... bem... xD

Os de pinguinhos são melhores! :)

Deves ter: NO2 (nitritos) NO3 (nitratos) pH, Amonia (deves ter estes pois durante o ciclo eles vão oscilar e assim saberás quando o ciclo está realmente acabado)

 

Desculpa se não respondi a alguma duvida xD

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas joão,

Bem tu respondes-te a maior parte das duvidas xD
Muito obrigado por isso!
Recomendas algum filtro externo? xD

Conheces alguma loja onde possa comprar um aquario 80 cm que ja vem com os equipamentos??
Obrigado mais uma vez! :)

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na tua zona infelizmente não xD

 

Mas decerto que se perguntares a alguem daqui do forum alguem deve saber!!

 

Sim para aquarios de 80cm tens os filtros da eheim, jbl, tetra e Sera!

Falando da Eheim (que é o que uso) tens o 2213 , 2215.

JBL tens o E701 e o E901

Tetra tens os EX400 e EX600

E sera tens o FIL Bioactive 130

  • Votar + 1

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entre 50 a 120€

Tens aqui muita gente no forum a vende-los em 2ª mão (as vezes até quase novos) e bem mais baratos! :)

 

É uma questão de estares atento!!!

  • Votar + 1

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João muito obrigado!

Deste uma ajuda imensa!
Bem em principio vou começar com um "aquario de Kit" que ja traga os equipamentos e depois vou fazendo o upgrade xD
Por agora tenho e que procurar por um aquario de 80 cm por esta zona e depois logo se vê xD
Obrigado mais uma vez! :)

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.