Ajuda por favor


TheTalentBoy

Recommended Posts

Boas pessoal, eu tenho um aquario de cerca de 8 litros e tenho lá um betta, mas acho que já chegou a altura de avançar para um aquario maior.

Como vivo num apartamento não tenho muito espaço para grandes aquarios, por isso tive a fazer umas medidas do meu novo aquario que o vou por na minha secrataria, as medidas sao 60x30x30 que vai dar 54 litros.

 

Queria saber se é um bom aquario para eu começar alguma coisa, quais os aparelhos que preciso de por no aquario, e quais os melhores peixes para quem está a começar num aquario maior.

 

Abraço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

E iluminação, substrato fértil, tipo e quantidade de plantas, CO2, se a secretária aguenta com o peso, decoração, facilidade para a manutenção (TPA's, podas), já tens respostas para estas questões?

 

Aí na ínsua, em frente ao mercado, encontras uns troncos ou raízes e até umas pedras bem fixes para a decoração, com jeito até encontras umas plantas que possas utilizar nas margens da florestal.

Tens fauna diversificada, interessante e capaz de aguentar condições adversas num aqua de um 'novato' a habitar esse Tâmega.

 

Quereres uns neons e uns guppies é aceitável, mas devias primeiro montar e estabilizar as condições do aqua.

 

Já terás lido sobre o ciclo do Azoto e tal, o básico sobre a montagem de um aqua de água quente e assim, os tipos de algas mais comuns?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Boas

 

 

E iluminação, substrato fértil, tipo e quantidade de plantas, CO2, se a secretária aguenta com o peso, decoração, facilidade para a manutenção (TPA's, podas), já tens respostas para estas questões?

 

Aí na ínsua, em frente ao mercado, encontras uns troncos ou raízes e até umas pedras bem fixes para a decoração, com jeito até encontras umas plantas que possas utilizar nas margens da florestal.

Tens fauna diversificada, interessante e capaz de aguentar condições adversas num aqua de um 'novato' a habitar esse Tâmega.

 

Quereres uns neons e uns guppies é aceitável, mas devias primeiro montar e estabilizar as condições do aqua.

 

Já terás lido sobre o ciclo do Azoto e tal, o básico sobre a montagem de um aqua de água quente e assim, os tipos de algas mais comuns?

 

 

Abraço

 

Boas babykhan

Conheces bem amarante? Por estares a falar do tâmega e da florestal parece :)

 

Eu nao queria muitas plantas porque isso ia-me dar muito trabalho, eu so queria talvez algum musgo de java e elodea, só para começar.E como já tenho 18 anos talvez mais tarde quando tiver uma casa ou assim possa fazer um aquario muito maior onde eide por muitas mais plantas.

Eu só vou mandar fazer este aquario porque estava farto do aquario de 8 litros xD

Este vai ser so mesmo para "aguentar o vicio"

Quanto ao ciclo talvez depois va comprar um kit para acelarar esse processo

 

A minha secrataria tem quase 1 metro de comprimento e 60 cm de largura, a base tem cerca de 2 cm de largura, e esta bem firme.

 

So queria que me ajudassem no tipo de filtro que vou utilizar, e nos W do termostato

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Sim, conheço uma beca.

Pelo menos dos Ataúdes até à barragem abaixo da Florestal, não me perco.

Mas também, passei lá mais tempo que tu, anyway.

 

Não te precipites, pesquisa mais por: Ciclo do Azoto...

Evitas chatisses, tem calma e vais ver que não te arrependes.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá "TheTalentBoy",

 

Já pensaste em comprar um filtro de cascata? Digo isto porque "ganhas" algum espaço em relação aos filtros internos... Eu tenho um e estou bastante satisfeito com ele!
Em relação aos peixes, guppys é sem duvida o peixe indicado para iniciantes, mas eu pessoalmente gosto mais dos plattys. (Mas isso ja depende do teu gosto pessoal). Em relação aos neons, não me parecem apropriados para esse aquário, primeiro porque precisam de mais espaço, segundo porque precisam de andar em cardume (5 não é suficiente), e por ultimo, eu acho que são peixes sensiveis (já tive um aquario com ramirezis durante vários anos e os neons não duravam mais que um mes, mas isso já pode ser o meu caso em especifico eheh).

 

É importante deixares o aquario rodar bem antes de introduzires os peixes.

 

Em relação às plantas, concordo contigo, não queiras complicar demais eheh.

 

Vai pondo fotos para ver o desenvolvimento!

 

Abraço e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Sim, conheço uma beca.

Pelo menos dos Ataúdes até à barragem abaixo da Florestal, não me perco.

Mas também, passei lá mais tempo que tu, anyway.

 

Não te precipites, pesquisa mais por: Ciclo do Azoto...

Evitas chatisses, tem calma e vais ver que não te arrependes.

 

 

 

Abraço

O que recomendas do tâmega nessa zona que possa levar para casa entao? :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá "TheTalentBoy",

 

Já pensaste em comprar um filtro de cascata? Digo isto porque "ganhas" algum espaço em relação aos filtros internos... Eu tenho um e estou bastante satisfeito com ele!

Em relação aos peixes, guppys é sem duvida o peixe indicado para iniciantes, mas eu pessoalmente gosto mais dos plattys. (Mas isso ja depende do teu gosto pessoal). Em relação aos neons, não me parecem apropriados para esse aquário, primeiro porque precisam de mais espaço, segundo porque precisam de andar em cardume (5 não é suficiente), e por ultimo, eu acho que são peixes sensiveis (já tive um aquario com ramirezis durante vários anos e os neons não duravam mais que um mes, mas isso já pode ser o meu caso em especifico eheh).

 

É importante deixares o aquario rodar bem antes de introduzires os peixes.

 

Em relação às plantas, concordo contigo, não queiras complicar demais eheh.

 

Vai pondo fotos para ver o desenvolvimento!

 

Abraço e boa sorte!

Boas joao barbosa

Provavelmente vai ser esse filtro mesmo que vou por, espero que nao sejam muito caros.

Em relaçao aos peixes secalhar vou anular a opçao dos neon mesmo, e acho que talvez plattys sejam melhores.

Quando o tiver eu atualizo :)

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

O que recomendas do tâmega nessa zona que possa levar para casa entao? :)

 

Abraço

 

Sem dúvida nenhuma, na categoria: Fauna - os camarões, os caracóis e mesmo um ou outro mexilhão ou ameijoa.

 

Na categoria: Flora - várias plantas, musgos e alguma pélia.

 

Nos Inertes - pedras, troncos, raízes e mesmo umas folhas ou bugalhos.

 

Há tartarugas, mas desconheço o estipulado legal e desconfio se terás as condições necessárias para as manter.

 

Há salamandras, e outros batráquios, mas geralmente não são maioritariamente apelativas para as nossas queridas e estimadas companheiras.

 

E por fim tens um monte de espécies de peixes, crescem quase todas para tamanhos que exigem aquas grandes (min. 300 litros), os mais bonitos estão acima do açude dos Ataúdes, daí para baixo tens muitos barbos, carpas, pimpões, achigãs e percas-sol.

 

No entanto se gostas de platties, neons e similares, podes fazer belos aquas adornados com essas espécies também.

São opções.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

 

Sem dúvida nenhuma, na categoria: Fauna - os camarões, os caracóis e mesmo um ou outro mexilhão ou ameijoa.

 

Na categoria: Flora - várias plantas, musgos e alguma pélia.

 

Nos Inertes - pedras, troncos, raízes e mesmo umas folhas ou bugalhos.

 

Há tartarugas, mas desconheço o estipulado legal e desconfio se terás as condições necessárias para as manter.

 

Há salamandras, e outros batráquios, mas geralmente não são maioritariamente apelativas para as nossas queridas e estimadas companheiras.

 

E por fim tens um monte de espécies de peixes, crescem quase todas para tamanhos que exigem aquas grandes (min. 300 litros), os mais bonitos estão acima do açude dos Ataúdes, daí para baixo tens muitos barbos, carpas, pimpões, achigãs e percas-sol.

 

No entanto se gostas de platties, neons e similares, podes fazer belos aquas adornados com essas espécies também.

São opções.

 

 

 

Abraço

As tartarugas sei que havia porque o meu pai ja fez criaçao delas e ele ias buscar ao rio agora nao sei o local, mas tambem nao tou virado para tartarugas.

Salamandras muito menos :D

Não tou a ver onde fica esse açude, fica exatamente onde? É que secalhar eu conheço esse açude por outro nome :s

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Li algures que tinhas um betta. Se tencionas juntar o betta com outros peixes, desaconselho-te vivamente os neons e os platys!! Eu também tenho um betta, e comprei duas corydoras albinas e um platy. Ele dá-se bem com as corydoras mas o platy morreu em 2 semanas, era marcação cerrada o tempo inteiro atrás do platy, até o coitado morrer de stress. Como tens um betta tens de pensar muito bem em que peixes irás lá meter. O meu conselho é comprares peixes de fundo, e que não tenham cores muito vivas, porque se comprares algum peixe mais vistoso que nada mais no território do betta, é o almoço dele.

 

Quanto a plantas, eu tenho anubias, valisnérias e são plantas de fácil manutenção. Mais uma vez, alerto-te também para o tipo de peixe/plantas que vais comprar, pois o meu platy adorava valisnéria ao almoço.

 

Como já disseram aqui, vai com calma com o ciclo do azoto, compra um kit de testes para a água e vai fazendo as TPA's regulares até estabilizares o aquário.

 

Como tens um betta podes passar ali ao lado e ver o meu tópico, pode ser que encontres lá alguma coisa que te ajude.

 

Mais alguma dúvida dispõe. Não sei muito mas gosto de ajudar :doofywave:

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já conhecia essa informaçao sobre o betta, eu vou ter o betta no mesmo aquario apenas vai mudar o facto de eu ir comprar outro aquario de 54 litros, o betta vai ficar ao lado desse aquario, logico que nao o ia por junto das outras especies :D

Só nao percebi uma coisa, isso das TPA's é mudar apenas uma quantidade de agua do aquario numa semana ou num mes certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já conhecia essa informaçao sobre o betta, eu vou ter o betta no mesmo aquario apenas vai mudar o facto de eu ir comprar outro aquario de 54 litros, o betta vai ficar ao lado desse aquario, logico que nao o ia por junto das outras especies :D

Só nao percebi uma coisa, isso das TPA's é mudar apenas uma quantidade de agua do aquario numa semana ou num mes certo?

 

Sim. Depende do tamanho do aquário e dos parametros da água. Eu normalmente faço uma mudança de 30% da água todas as semanas. (tenho um aquário pequeno)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E a agua que eu juntar tem que ir tratada certo?

 

Certo. Ou deixas a repousar 48 horas dentro de um garrafão com tampa aberta, ou adicionas o líquido anti cloro , ou então fazes como eu e fazees as duas coisas haha. Convinha a água estar á temperatura da água do aquário ou não muito diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Certo. Ou deixas a repousar 48 horas dentro de um garrafão com tampa aberta, ou adicionas o líquido anti cloro , ou então fazes como eu e fazees as duas coisas haha. Convinha a água estar á temperatura da água do aquário ou não muito diferente.

Humm obrigado por essa dica :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

As tartarugas sei que havia porque o meu pai ja fez criaçao delas e ele ias buscar ao rio agora nao sei o local, mas tambem nao tou virado para tartarugas.

Salamandras muito menos :D

Não tou a ver onde fica esse açude, fica exatamente onde? É que secalhar eu conheço esse açude por outro nome :s

Abraço

 

Fica na outra ponta da ínsua que vês debaixo da ponte nova.

É onde estava o antigo moinho.

 

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.