{MORREU} Camarão Madeira!


João Tiago

Recommended Posts

Coisa estranha mas pronto.... esteve 2 semanas no aquário todo mexido, sempre com o CO2 igual (excepto a noite) e hoje morreu! x.x

 

Mas morreu com classe porque está perfeito!!!

 

Alguém acha que a causa da morte possa ser o CO2??

Se não qual apontariam?

 

Podem ver o habitat do bixinho na minha assinatura!

 

Cumps

 

 

5lag.jpg

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups desculpa, isso é um camarão madeira, duram muitos mais anos. Tinhas o camarão há quanto tempo?

Fazes fertilização há muito tempo? Os camarões costumam ser sensíveis a essas coisas, no entanto há fertilizantes seguros para camarões, não sei se esse é.
E parâmetros da água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perguntei-te os parâmetros da água porque, segundo sei, os madeira são muito sensíveis a nitratos e podias ter tido um pico. Não tenho experiência nenhuma com esses camarões, estou só a basear-me no que li sobre eles.

Pode-lhe ter dado uma "coisinha má" como nos acontece a nós :sorry: eheh
Na minha opinião, se mais algum camarão morrer é que algo deve estar mesmo mal, assim só com a morte de um pode ter sido um caso isolado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles gostam de pares, se já o compraste grande pode ter morrido de velhice embora tenha vivido pouco tempo no teu aquário, outra possível causa poderá ser um pico de amônia, carência de alimento,...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Velhice não parece, carência de alimento muito menos, e amónia não vejo como X:

 

Mas algo terá sido xD

 

Hoje fui a aquaplante e disseram que provavelmente foi mesmo do CO2

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apostaria mais na parte da velhice ou da mudança de parâmetros.

Eles vão sempre comendo alguma coisa, quanto mais não seja os restos da comida.

Tenho dois que estão granditos (maiores que um cardinal já jeitoso) e competem com a comida ferozmente, metendo inclusivamente os cardinais e o plati na ordem.


Pode ser do CO2 e até mesmo da fertilização que fazes (apesar de não acreditar muito nesta segunda hipotese porque acho que o Tropica é seguro para invertebrados).

Hipoteses há muitas...

até pode ter sido de algo que tenha comido e não estivesse em condições.

Mais algum habitante mostrou alteração de comportamento?

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não nenhum, os camarões madeira são sempre muito maiores que os neons pelo menos aquele era (como vês na foto)

xD comida só se foi do bacalhau com natas :x LOOOL Estou a brincar

 

Obrigado jonya obrigado a todos

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse do CO2, o camarão andava parado, a cambalear e a desmaiar nos primeiros dias,

 

aguentou 2 semanas sempre vivinho, sinal que CO2 não há problema,

Como tens um aqua bem plantado e com produção de oxigenio e CO2 desligado á noite, é a variável menos provável,

 

Não sei como é com os camaroes da madeira, mas tens de ver se estes são adaptados a gH alto ou baixo,

Se forem camaroes de gH baixo, pode ter morrido a fazer a ecdise, mas como ele morreu tão "bem feitinho", não há indicios de ecdise mal feita ou incompleta,

 

Como tens bastante plantado, stress proveniente de peixes a picarem-no, é improvável a menos que tenhas visto mesmo os peixes atrás dele sem descanço..aí ele, stressado, poderia morrer,

 

Nitratos...Camarões tão robustos como esse não são os mais sensiveis, senão ninguem tinha camaroes em plantados, o mito dos Nitratos foi desmentido, apenas em niveis muito altos(60>) é que se torna problemático para camarões,

 

Aquário plantado não tem problemas de Amónia tão acentuado como um aquário não plantado pois a amónia é logo absorvida pelas plantas, isto foi testado e comprovado, nitritos é outra história, mas se este aquário é maduro e sem picos de nitritos visiveis, não é causa provável,

 

Cobre, embora necessário para invertebrados, em excesso e em forma de ião livre, é mortal,

este apresenta-se por ser vertido dos canos antigos de cobre, vindo da água da torneria de uma TPA,

Se usas acondiconador com agente chelador que se une a metais pesados, não é causa provavel a não ser que a tua água tenha 0,2ppm de Cu a ser vertido,

 

A mim, resta 3 opções:

 

- TPA sem ser tratada com condicionador e/ou niveis altos de cobre vindos da fonte sem serem detectados (confirma-me se tratas a água)

- camarão geneticamente fraco, com alguma deficiencia que o fez morrer,

- Camarão sozinho, stressado por estar sozinho, não seria o primeiro a morrer de solidão, parece-me a causa mais provavel mesmo sendo um pouco improvavel..

 

Resta veres se há mais alguma morte, veres o ultimo relatorio da água da tua zona, a ver se há niveis altos de cobre (na ordem dos 0,4ppm)

  • Votar + 1

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago,

 

Muito obrigado por toda a tua explicação, então aqui vai as respostas as perguntas que me colocaste! :)

 

A água é tratada com condicionador da SERA.

A água que tiro da torneira é filtrada. Por isso os níveis de cobre não devem ser problema.

Sim ele estava sozinho, não sabia que stressavam com isso :x

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao fazes como eu,

Filtro apenas com cartucho de carvao activo, e trato com Prime,

Produtos da Sera por norma nao uso, gosto

Mais da Seachem e JBl :)

 

Entao parece ser mesmo pelo bichinho estar em solidao,

Arranja uma colonia da proxima vez, e assim teras mais sucesso :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não nenhum, os camarões madeira são sempre muito maiores que os neons pelo menos aquele era (como vês na foto)

xD comida só se foi do bacalhau com natas :x LOOOL Estou a brincar

 

Obrigado jonya obrigado a todos

 

Da próxima tens que deixar mais tempo o bacalhau dentro de água para perder mais sal :) Meteu-se nos copos e depois deu nisso...

Sim, é perfeitamente normal que sejam maiores que um neon. No entanto eu tenho uns cardinais que são belos exemplares. Eu diria que estes é que são do calibre do bacalhau (faltam as natas e tá feito eheh).

Perante todas as hipóteses colocadas continua o mistério. Era interessante se alguém apresentasse mais possibilidades porque gostava de conhecer mais relatos destes animais, já que estão no meu top de preferências.

Talvez a idade tenha sido preponderante.

Da próxima já sabes. Arranja companhia para o bicho.

Editado por jonya4

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais