Esterilizador UV


Recommended Posts

Viva,

 

Depois de uma sequência infernal de avarias que levou o meu aquário à "ruina", matando a maior parte das plantas e dos peixes, consegui finalmente dar-lhe uma limpeza nos vidros, decorações e substrato e reencher o tanque (cerca de 120l de água em falta entre evaporação devido a uma das avarias e retirada durante a sifonagem do substrato). E o resultado final: uma linda água verde!

 

Muitas TPA e o replantio do tanque vão ajudar mas não vão resolver, pelo menos facilmente. Por isso e porque também terá outras vantagens no futuro, decidi adquirir um esterilizador UV da TMC, mais concretamente o Vecton nano 120.

Sei que é relativamente pequeno para o meu aquário mas deve chegar e devido aos constrangimentos de espaço que tenho era praticamente a única opção. O filtro tem regulação do caudal de saída pelo que é fácil ajustá-lo para um caudal compatível com uma esterilização eficaz, que se situa entre os 600 e os 780l/h para uma lâmpada de 6W de um bom equipamento com bom tempo de residência como o da TMC. A esse caudal a água do aquário passa entre 2 a 3 vezes por hora pelo filtro UV, o que é uma taxa de recirculação boa.

 

Queria ter a hipótese de tirar o esterilizador UV do circuito de retorno porque:

  1. Nem sempre é preciso usá-lo
  2. Quero poder usar o filtro na sua máxima potência
  3. É mais fácil fazer a manutenção quer ao filtro quer ao esterilizador
  4. Permite manter o filtro a trabalhar em caso de avaria do esterilizador ou durante a manutenção.

Tinha tido a ideia de intalar 2 T's e 2 válvulas manobráveis mais uma anti retorno de modo a poder alcançar estes objetivos (filtro->T1->Válvula de by-pass ao UV->T2->Aquário; T1->Válvula controlo caudal UV->Unidade UV->Válvula anti-retorno-T2). Alguém tem isso assim com bons/maus resultados?

Que conselhos e sugestões?

 

Literatura muito útil:

http://www.americanaquariumproducts.com/AquariumUVSterilization.html#flowtable

 

 

O meu setup atual é:

Material

  • Aquário Aquatlantis Evasion 67: 67x67x67cm - Cerca de 220 L úteis já descontando substrato e decorações (troncos); coluna de água com cerca de 53cm
  • Filtro Eheim Pro III 2075 - 1250 L/H nominais
  • Termostato Eheim Jaeger 250 W - 28º
  • Iluminação - Régua de LED TMC GroBeam 500 + 2x T5 24W Standard 4000K e 8000K Philips 840 e Osram 880 - 10 horas/dia
  • Sistema CO2 da TMC com válvula solenóide (V2 Pro) ligada ao temporizador da iluminação.

Hardscape

Substrato fértil - Usei 15Kg de AquaGro NutraSoil da TMC que me foi vendido como substrato completo, não necessitando de usar substrato fértil por baixo, o que já me informaram não ser verdade.
Substrato não fértil - ver acima
Tronco Mangrove (XXL) e tronco madeira turfa (S)

Parâmetros: Não meço há muito tempo mas agora é o menos importante

Amónia (NH4) - - mg/L
Nitratos (NO3) - - mg/L
Nitritos (NO2) - - mg/L
Fosfatos (PO4) - - mg/L
pH - -
Kh - -

Plantas
Plano frontal:
Sagitaria Subulata: várias dezenas de pés
Plano intermédio:
Echinodorus Red Diamond em muito mau estado, duvido que recupere.

 

Outras plantas a caminho

Peixes
Alguns Tetras

Fertilização
TPA - 60-90 Litros de 7 em 7 dias
Macronutriente - N/A
Micronutrientes - Irei usar Tropica Plant Nutrition liquid

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

eu tb passei pela agua verde, tpas 2x por semana de 50% e nada... E como tal decidi adquirir um esterilizador UV tb com esse propósito, mas ainda não chegou...

Entretanto e para melhorar a coisa, decidi comprar mais uma planta de crescimento rápido, e analisar todos os parâmetros da agua, assim, como fazer as fertilizações correctamente.

Resultado, a agua melhorou em mt... mesmo sem UV.

por isso qd dizes:


Parâmetros: Não meço há muito tempo mas agora é o menos importante

Amónia (NH4) - - mg/L
Nitratos (NO3) - - mg/L
Nitritos (NO2) - - mg/L
Fosfatos (PO4) - - mg/L
pH - -
Kh - -


Esqueces o Essencial... o UV pelo que tenho lido faz maravilhas, mas não milagres, e enquanto não verificares os parâmetros, especialmente nitratos ( eu tenho os meus entre os 20ppm ) e fosfatos ( 1ppm ), toda a bricolage q faças, pode ajudar, mas não resolver...

Em relação a tua questão mesmo, eu tb estou a pensar em algo parecido.

No retorno coloco uma T e num dos lados coloco uma torneira junta ao UV q regula o caudal a passar no uv, e o restante, salta pelo outro lado.

27js.jpg

 

Editado por vic_nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

tenho o filtro UV instalado com queres colocar (se entendi bem).

Só posso dizer uma coisa, recomendo!

Aliás, toda as minhas peças do sistema de filtragem dão para tirar sem que o sistema deixe de funcionar.

Gastei algum dinheiro em torneiras, mas estou muito contente com o resultado.

Aqui fica o esquema.

 

gallery_13126_3866_413345.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é mesmo parecido com isso. É importante ter uma válvula no by-pass ao UV caso contrário como a perda de carga é maior nesse ramo, o caudal vai ser muito menor e não temos muito controlo sobre a coisa. Quero poder decidir que passa tudo pelo UV ou que só passa uma parte ou que não passa nada. Descobri uns T's da Eheim que são 16/22 de dois lados mas 12/16 do outro, o que daria para reduzir o diâmetro da tubagem para ser mais fácil montar (e as válvulas são metade do preço). Hoje pensei que seria interessante mas não sei se é possível usar uma double tap valve with quick release separada em 2 e uma união rápida também separada em 2: ficava com 2 válvulas com uniões rápidas ligadas ao UV! Tenho que ir a uma loja ver se aquilo encaixa tudo.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pedido de um membro do forum, e porque é mais útil fazê-lo assim do que por MP (a dúvida de um é muitas vezes a de outros), passo a mostrar os cálculos que efectuei para determinar a potência do aparelho a utilizar.

 

Parti dos caudais máximos e taxas de recirculação mínimas que estão na tabela que encontrei nesta referência:
http://www.americanaquariumproducts.com/AquariumUVSterilization.html#flowtable

Temos então, para eliminar algumas bactérias nocivas e algas num aquário (nível 1 de esterilização) um caudal máximo por unidade de potência da lâmpada UV (qw) de 100 a 130 l/(h.W), dependendo da eficiência do equipamento de UV (quanto mais alta a eficiência maior será o caudal por W que pode passar pelo equipamento). A eficiência mede-se pela quantidade de energia absorvida por unidade de massa de água que passa pelo sistema e é afetada por fatores como a espessura do anel de água que atravessa o equipamento, existência de paredes refletoras, tipo de método de radiação, etc.

 

Por outro lado deveremos ter uma taxa de recirculação mínima de 1,5 h-1, ou seja, devemos conseguir passar pelo menos 1,5 vezes o volume de água do nosso aquário (V) pelo esterilizador UV em cada hora.
Assim, para sabermos o caudal mínimo (Qmin) a recircular fazemos:

Qmin=1,5V (1)

Dividindo esse caudal mínimo pelo qw obtemos a potência mínima (Wmin):


Wmin=Qmin/qw (2)

Substituindo (1) em (2), temos:

Wmin=1,5V/qw (3)

Após a escolha da potência do equipamento é conveniente determinar qual é o caudal máximo que por lá pode passar de modo a poder regular o mesmo:

 

Qmax=qW.Wreal (4)

 

 

Exemplo:

 

Para um aquário de 220 litros de água (não contando com decorações, areão, etc) e um sistema de eficiência baixa com um qw na casa dos 100l/(W.h)temos, usando a equação (3): Wmin=1,5x220/100=3,3W, pelo que qualquer sistema de 5/6W de qualidade razoável vai ser adequado. Para um sistema de 5W vamos ter um caudal máximo de Qmax=100x5=500l/h

Nota 1: convém sempre dar uma margem de 30 a 50% para os vários fatores que vão degradando a eficácia do sistema: sujidade, envelhecimento da lâmpada, etc. pelo que se o cálculo der um valor demasiado próximo de um dos valores standard das lâmpadas, vale mais passar para o valor seguinte.

Nota 2: Os valores de partida para o caudal máximo por W e de recirculação foram tidos como bons após alguma consulta na internet mas poderão ser imprecisos pondo em causa todos os cálculos efetuados. Tentei minimizar esse efeito adotando valores conservativos para qw.

Editado por MoreiraMan
  • Votar + 1

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.