Co2 caseiro


Gippsy

Recommended Posts

Tenho lido algumas coisas aqui no forum sobre este sistema. Contudo fico com uma dúvida: porque não posso retirar simplesmente o tubo do aqua de noite e colocar ao ar ambiente? Em média, qual a diminuição do ph após a introdução deste sistema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu também tenho aquários de baixa tecnologia e estava a pensar experimentar um sistema Faça-voçê-mesmo... (fica giro, biggrin.png' alt=':biggn:'> sem os anglicismos low-tech e DIY)

Penso que a ideia seja mesmo essa, interromper o abastecimento do CO2 durante a noite, evitando deixar a garrafa fechada, pois poderá estoirar com o excesso de pressão acumulada. Acho que o único método seria mesmo retirar o tubo durante a noite, sem problema nenhum.

 

Claro que durante a noite, o CO2 aumenta substancialmente no aquário, mesmo sem sistemas de fornecimento extra.

 

Por outro lado, também existem alguns casos em que não o retiram durante a noite e nada de mal acontece.

Teria de ser ensaiado caso a caso, dependendo do número e espécies de peixes e de plantas que se tenham no aquário.

Num casos haverá excesso de CO2 e noutros nem por isso.

Provavelmente teriam de ser feitas medições ao CO2 na água...mas, sinceramente, não faço ideia.

Assim como também não sei em quanto será a variação do pH.

 

Não ajudei nada, e se calhar ainda te baralhei mais, desculpa.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que as tuas dúvidas são em parte as minhas capagebe! Realmente cada caso é um caso e nesse sentido só monitorizando podemos saber... Por outro lado, tenho lido que se deve manter o tubo dentro do aqua à noite, mas sinceramente como disse nao percebo porque nao coloca-lo ao ar ambiente...

 

Obrigado pelo teu apoio de qualquer forma!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que as tuas dúvidas são em parte as minhas capagebe! Realmente cada caso é um caso e nesse sentido só monitorizando podemos saber... Por outro lado, tenho lido que se deve manter o tubo dentro do aqua à noite, mas sinceramente como disse nao percebo porque nao coloca-lo ao ar ambiente...

 

Obrigado pelo teu apoio de qualquer forma!

 

Viva,

A única razão que vejo para não o fazer é a perca de pressão dentro do fermentador... o que leva a que no dia seguinte demore mais tempo até voltar a haver injecção de CO2 no aquario.

Eventuialmente poderá levar a que cada mistura tenha um tempo de vida menor mas isso só mesmo experimentando.

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais