duração de um substrato aquasoil


Ibraima

Recommended Posts

Caros,

 

Antes de mais, Bom Ano!

 

 

Quanto tempo dura um substrato ADA AquaSoil Amazonia II ?

 

Eu tenho o meu aquario montado há cerca de 5 anos e tenho tido alguns problemas.

A principal causa dos problemas é mesmo falta de tempo para a correcta manutenção, mas posso estar a ter problemas com também com o estado do substrato.

 

 

Obrigado, desde já, pelas respostas,

 

Ibraima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como se encontra o substrato?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se o tens há 5 anos já fez o trabalho dele :smile2:

 

Que problemas é que tens tido? É que tenho igual mas ainda não tem 1 ano.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No início 2012, estive muito ocupado com trabalho durante vários meses e "ganhei" uma completa camada de BBA.

Passei o resto de 2012 e o início de 2013 a resolver o problema, o que não consegui por completo.

A partir de meados de 2013 passei a fazer frequentes viagem de trabalho para o continente africano.

Desta vez, o problema de BBA ficou praticamente resolvido com a camada de BGA.

Após várias tentativas de remoção mecânica e apagões, entre outras coisas, estou a fazer a última tentativa, Eritromicina (já sei que não se deve utilizar antibióticos), e está a resultar, vamos ver por quanto tempo.

Se não resultar, vou "desfazer" o aquário e voltar a montar. Se resultar, vou esperar mais um ano ou dois e "desfazer" o aquário e voltar a montar.

 

As plantas ainda lá estão todas e continuam a crescer e a propagar (mesmo as crypto), pelo que diria que ainda há "qualidade" no substrato.

 

 

Ibraima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho visto no site do Tom Barr, o substrato costuma durar 2 anos quando tem muita planta a usa-lo,

As que tens podem estar boas pois tens fertilizantes na coluna de agua e o subsolo tem vindo a absorver os detritos e material organico ao longo do tempo,

 

BBA é tramada, eficaz é o equilibrio entre luz e co2, o que ja de si nao é facil saber lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No início 2012, estive muito ocupado com trabalho durante vários meses e "ganhei" uma completa camada de BBA.

Passei o resto de 2012 e o início de 2013 a resolver o problema, o que não consegui por completo.

A partir de meados de 2013 passei a fazer frequentes viagem de trabalho para o continente africano.

Desta vez, o problema de BBA ficou praticamente resolvido com a camada de BGA.

Após várias tentativas de remoção mecânica e apagões, entre outras coisas, estou a fazer a última tentativa, Eritromicina (já sei que não se deve utilizar antibióticos), e está a resultar, vamos ver por quanto tempo.

Se não resultar, vou "desfazer" o aquário e voltar a montar. Se resultar, vou esperar mais um ano ou dois e "desfazer" o aquário e voltar a montar.

 

As plantas ainda lá estão todas e continuam a crescer e a propagar (mesmo as crypto), pelo que diria que ainda há "qualidade" no substrato.

 

 

Ibraima

 

Boas,

Relativamente a esse substracto utilizei-o umas 2 ou três vezes e de todas elas a única queixa que tive foi que passado uns meses (6\8 meses) ele começava a desfazer-se tal como acontece com a akadama e fica tipo papa...

Desde então não voltei a utilizar este substracto.

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende de como queres utilizar o substrato.

Tenho bocados há três anos em excelentes condições (tal como o da Elos).

Claro que serve para fazer altura, não tem mais nenhuma função para as plantas neste momento (bem, alem da granularidade ser boa para as raízes).

 

Sempre que o re-utilizas (nova montagem), deve meter o anterior por baixo e uma nova camada por cima. Não só para não se degradar tanto mas principalmente para que as plantas aproveitem a componente "fértil" do mesmo.

 

É o substrato mais utilizado no mundo e no que respeita ao Aquasoil nem o Tom Barr faz um aquário sem o utilizar (ele é critico de alguns produtos ADA, nomeadamente dos substratos férteis e aditivos).

Há claramente aquários plantados / aquascaping antes e depois do Aquasoil... plantas como a Lilaeopsis eram praticamente impossíveis de criar com tapetes "luxuosos"...

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais