Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas


Recommended Posts

Boas tenho umas quandtas dúvidas e gostava de saber se me poderiam audar...

 

ao fazer a ciclagem de um aquário, pode-se faze-la sem adicionar bacterias engarrafadas? Por exemplo encher o aquario ja com o layout pretendido, etc adicionar o anti cloro e cloraminas e durante um mes ir adicionando dia sim dia não comida?

 

num filtro a componente do carvão é necessaria, ou basta ter a componente biologia (aneis de ceramica) e mecanica esponja ou lã)?

 

num aquário plantado com plantas de manutenção facil e resistentes é necessario um sistema de CO2?

 

durante a ciclagem, fazem-se algumas tpa`s? se sim com que frequência? e quanta quantidade?

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 - Não precisas de bactérias engarrafadas para concluir o ciclo, elas só servem para acelerar o crescimento da colônia de bactérias.

 

2 - O carvão activado serve para retirar alguns componentes prejudiciais aos peixes que existem na água, e tb medicamentos para combater algumas doenças. O carvão com o tempo vai perdendo propriedades, e deve ser retirado ao fim de aproximadamente um mês.

No início do ciclo dos meus aquário utilizei, mas depois substituí por mais cerâmicas.

 

3 - Não, há mts plantas que ñ necessitam de CO2.

 

4 - Eu ia fazendo algumas TPAs, de pouca percentagem de água, mas deixo essa duvida para ser respondida com mais certeza por alguém mais experiente.

 

Espero ter ajudado, sucesso no seu projeto.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim ajudas-te Pedro obrigado vou seguir os teus concelhos.


Tenho uma quinta pergunta que é:

 

relativamente ao ciclo de azoto, quando os valores de amonia e nitritos zerarem como suposto, qual é o valor que os nitratos devem rondar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim ajudas-te Pedro obrigado vou seguir os teus concelhos.

 

Tenho uma quinta pergunta que é:

 

relativamente ao ciclo de azoto, quando os valores de amonia e nitritos zerarem como suposto, qual é o valor que os nitratos devem rondar?

Isso depende mt da quantidade de vezes que fazes TPA's e da percentagem de água q mudas.

Depende tb da flora que tens, pq há plantas (n sei se são tds) que utilizam os nitratos, ajudando a diminuir a concentração no aquário.

 

Aconselho-te a pesquisar este site http://faq.thekrib.com/pt/ , é mt completo e tem td a informação para iniciantes como nós.

 

É um prazer ajudar...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Sólidos dissolvidos totais é o conjunto de todas as substâncias orgânicas e inorgânicas contidas num líquido sob formas moleculares, ionizadas ou micro-granulares.1 2 É um parâmetro de determinação da qualidade da água, pois avalia o peso total dos constituintes minerais presentes na água, por unidade de volume.1

 

 

Para os menos entendidos, tal como eu :)

  • Votar + 1

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, obrigado pessoal, ajudaram, e tens razão pedro, estamos sempre a aprender ;)

 

quando tiver mais alguma dúvida pergunto. se tiverem força pode ser (quase de certeza) que alguem responderá. biggrin.gif' alt=':biggrin:'>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos sempre a aprender, obrigado... ;)

 

O " meu" tds era uma abreviatura para "todas"...

 

Creio que seja por este motivo que nunca se deve cortar nas palavras ou usar diminutivos. A escrita de mensagens de texto prejudica quem lê e nem sempre a resposta vai ser a correcta por indução em erro. =)

Qualquer das formas já se aprendeu uma coisa nova.

 

De qualquer forma, aqui vai o meu contributo, pelo que tenho lido (ainda sou um novato também).

 

1 - O objectivo de ciclar o aquário é "criar" essas mesmas bactérias para que quando os peixes sejam adicionados, já não haja variações bruscas ou alterações não previstas. As bactérias já estão presentes na água mas em baixa quantidade, a formação da colónia ocorre nesse espaço de tempo e adapta-se ao tamanho do meio em que se encontra para poder tratar de forma mais ou menos correcta a parte biológica filtragem da água.

 

2 - O carvão só será necessário num ambiente de pós tratamento. O carvão funciona na parte química da filtragem, o que ele faz essencialmente é eliminar ou neutralizar elementos químicos presentes na água. Deve ser usado após um tratamento para que os restos dos medicamentos aplicados não permaneçam na água após o tempo necessário. O carvão pelo que sei não deve ser usado fora disto porque ao eliminar os elementos químicos está a "esterilizar" a água. Ou seja deixas os peixes num ambiente demasiado limpo, o que lhes dá menos chance de sobrevivência se por algum motivo o carvão perder o efeito antes do tempo ou sem a pessoa se aperceber e houver mudanças na composição da água.

 

3 - A esta ainda não sei responder. As respostas possíveis dividem-se, sendo que já li que sim, já li que não... E até mesmo já li que mesmo não sendo preciso é recomendado.

 

4 - Eu sempre fiz as minhas TPA's a 10% do volume total de água uma vez por semana durante o primeiro ciclo. Com peixes faço 30% a cada 2/3 dias.

 

5 - Não sei responder.

 

Espero ter ajudado

Isto não é uma regra, pelo menos eu não sei de mais alguém que o faça assim e posso até estar a fazer de forma errada, mas comigo tem dado resultado.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

hoje comprei um tronco "red moor wood" para o meu novo projeto, eu nunca utilizei este tipo de madeira, mas tenho visto tento á venda e em tantos aquários que decidi comprar, não so por não ser muito caro mas também por ser bem apelativo num aquário.

tenho uma 7º dúvida :P que é a seguinte:

 

há algum tratamento para este tipo de madeira ou é só lavar e por no aquário? se sim há qual e como terei que fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se compraste o tronco numa loja de aquariofilia (ou de animais) normalmente já vem tratado.

No entanto é sempre recomendável fervê-lo durante uns minutos para matar eventual bicharada indesejada. E dá uma esfregadela em alguns sítios que eventualmente vejas que acumularam sujidades.

Além disso, esses troncos por vezes "largam" cor para a água o que para algumas pessoas não é muito agradável. Se não quiseres que isso aconteça, tens que deixar uns tempos em água.

Se procurares aqui no fórum tens várias receitas de como os tratar

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.