Química da água


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Estão sentados? Espero que sim.. Vejam bem estes valores: yikes

 

pH: 7,5

gH: 16

kH: 17

No2: 0

No3: 5

Nh4: 0

 

O objectivo dos valores (para ciclídeos americanos) é:

pH: 6.4~6.8

gH: 6~10

kH: 3~7

No3: 5-10

 

Bom antes de mais cá vai o setup do aquário:

 

Está agora com 200L (120*40*50), filtro JBL e1500 gl, aquecedor 300W, iluminação de 4x55W PLL durante 8 horas, co2 de garrafa durante 8 horas com 7bps.

Já iniciei o ciclo no dia 25/12/2013 e parece que quanto ao ciclo os valores estão correctos. Tenho uma espécie de caracóis que devem ter vindo com as plantas.

 

O substrato fértil é humus e o substrato inerte é JBL Manado e é impossível o humus estar misturado com a coluna de água porque tenho 2cm de camada de humus e 7cm de Manado.

Como hardscape tenho um tronco com aproximadamente 35cm de altura e uns 30 de largura.

As plantas tenho 3 anubias, uns 10 pés de Bacopa Monieri, 10-15 pés de Ludwigia Glandulosa, 12 pés de staurogyne repens, 13 pés de Staurogyne porto velho, uma pequena dose de riccia no tronco, uns 10 pés de acicularis para formar tapete.

 

Ajudem :sad2:

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

.. e quais os valores da agua que estas a colocar lá dentro? (torneira)

Já agora, que testes são e se os repetiste?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a água que meti no primeiro dia que o montei e depois não meti mais nenhuma tem os seguintes valores:

 

pH: 6,8

gh: 0

kH: 6

No2: 0

No3: 0

Nh3: 0

Cl2: 0

 

A água é de um furo..

Os testes fiz hoje as 10:00H da manhã e deram esses valores e tornei a repetir as 13:00H e deram igual.

Os testes são da Sera Aqua-test box

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

penso que talvez seja melhor equacionares um sistema de ro para a água do furo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

desculpa a síntese. RO reverse osmosis, em português osmose inversa.

é um sistema de filtragem com 3 ou mais estágios que purifica a água.

bom para os parâmetros que tu queres.

podes comprar em qualquer loja de aquariofilia, lojas com material de canalização, (LEROY, aKI,ETC)

ou aqui nas vemdas do fórum.

faz uma pesquisa por osmose inversa, existem muitos tópicos aqui no forum.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a água do furo dele é ótima! Não precisa de RO.

 

Algo mais está a alterar a água nesse aquário.

Não tens pedras? Areia?

Francamente não tenho qq experienica com humus mas não me parece que tenha esse impacto.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pedras não tenho, a única coisa que tenho é um vaso muito pequeno em barro que já usei noutro setup. Irá servir para esconderijo já que pretendo um comunitário..

Eu já utilizei humus e já fiz a experiência de misturar na coluna de água e altera em muito a amónia mas não o ph..

 

Desde o dia 27 de Dezembro que tenho o co2 com mais ao menos 7-8 bps para me ajudar a recuperar um pedaço de riccia que estava a morrer.

Pergunto eu, será que o co2 está a causar isto tudo? omg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

desculpa fui eu que não percebi.

Usaste a água do furo para o setup inicial?

se a água do furo tem esses parametros bons não te serve de nada o RO.

mas então alguma coisa está a subir o ph (e muito).

para os valores que mostraste no inicio

pH: 7,5, gH: 16, kH: 17 com injecção de Co2 elevada, deves ter um elemento relevante a fazer esse trabalho.E não dege ser um elemento nada pequeno! não queres meter fotos?

que fertilizante estás a usar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lavaste o aquário antes de montares? Com algum produto?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a utilizar fertilizantes da Seachem.. Faço fertilização diária para não haver aquele boom de fertilizantes. Eu fotos não tenho, mas posso tirar amanhã :)

 

Lavei o aquário com água oxigenada antes de o montar, mas depois para limpar toda a água lavei-o à mangueirada..

 

Amanhã vou experimentar não ligar o co2 o dia todo e vou fazer a medição dos parâmetros às 8 da manhã e outra medição as 18H para ver se os níveis se alteram.. Eu penso que seja do co2, mas será que é só isso?

 

Vou fazer os seguintes testes:

ph; kH; gH; cu; fe; po4; nh3/nh4; no3; no2

 

Será que tenho de remontar o aquário?

 

Cumprimentos

Editado por bruno92
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

O CO2 baixa o ph, não sobe.

Há qq coisa que te está a escapar ou te estas a esquecer de nos dizer :)

 

... ja que me parece que tens confiança nos testes e na sua repetição.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu grande ponto de interrogação é que com um tronco e o co2 a baixar o ph ele está a 7,5..

Acham que devia de remontar o aquário?

 

Ah! Falta dizer uma coisa!

Utilizei 50ml de JBL Biotopol e meti também umas gotas daquele líquido da Sera que vem junto com Sera Siporax. Acham que foi isto? Não deve ser..

Também tive uma morte de bactérias do ciclo do nitrogénio mas foi por causa de adicionar água porque houve um tronco que apodreceu no aquário e tive de limpar tudo, mas eu já iniciei o ciclo outra vez e pelos valores está a ir bem..

 

Outra coisa, os testes da Sera testbox é confiável?

Editado por bruno92
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

concordo com o Pedro,

alguma coisa está a escapar.

Fotografias ajudava.

 

Já agora o teste do PH, KH e GH a darem esses valores (e ainda com injecção de CO2) dá valores próximos dos ideais para o lago Tanganyika (água bem dura). Este tipo de valores atinge-se colocando areia da praia ou rochas calcárias dentro do aquário, e não basta uma pedra pequena.

A água do furo vai directamente para o aquário? com tudos de plástico?

 

O Pedro tem razão.

Tentar parar por um segundo e rever o processo desde o princípio.

Falta um peça nesse puzzle!

O no aquário que tens ou em alguma fase do processo a água foi quimicamente alterada.

Só falta descobrir onde está escondida a fonte desta alteração.

Ainda bem que o fazes agora,

depois seria um desastre.

Com esses valores só dá para ciclideos (mas não os americanos de águas ácidas).

 

Boa investigação

tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

concordo com o Pedro,

alguma coisa está a escapar.

Fotografias ajudava.

 

Já agora o teste do PH, KH e GH a darem esses valores (e ainda com injecção de CO2) dá valores próximos dos ideais para o lago Tanganyika (água bem dura). Este tipo de valores atinge-se colocando areia da praia ou rochas calcárias dentro do aquário, e não basta uma pedra pequena.

A água do furo vai directamente para o aquário? com tudos de plástico?

 

O Pedro tem razão.

Tentar parar por um segundo e rever o processo desde o princípio.

Falta um peça nesse puzzle!

O no aquário que tens ou em alguma fase do processo a água foi quimicamente alterada.

Só falta descobrir onde está escondida a fonte desta alteração.

Ainda bem que o fazes agora,

depois seria um desastre.

Com esses valores só dá para ciclideos (mas não os americanos de águas ácidas).

 

Boa investigação

tiago

 

Por sorte eu mantenho um registo diário do aquário :)

Eis um facto que me esqueci completamente

 

"Dia1 ".... o tronco está preso com fio de pesca a uma pedra de mármore que fica escondida com o substrato."

 

Será que é isto? :shock4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:rtfm:Mármore

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que estupidez a minha bang Eu sabia que me ia aumentar o ph mas também assim tanto :shock:

 

Parece que vou ter de tirar a mármore fora e substituir por uma outra rocha qualquer..

 

Antes de mais, agradeço muito a vossa ajuda e o vosso tempo, e peço desculpa porque devia ter lido o registo diário antes de vir cá.

Mais uma vez muito obrigado ::D:

 

Cumprimentos,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arranja um basalto ou um xisto na rua para prender o tronco (não se vê, verdade?)

Lava bem ou pelo menos mete em lixivia ou cloro (passando muito bem por água)... há quem ferva. O que te sentires mais confortavel.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol

 

Afinal era simples!

Fizeste bem, com ajuda é sempre mais fácil do que sozinho.

Mais vale perguntar do que fazer asneira.

Eu também já fiz muitas asneiras e ainda faço algumas...

Força com esse projecto!

cumprimentos,

 

lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cá prefiro ferver durante uma hora, é mais fácil x)

Parece que amanhã vou ter de ir passear ali ao mato :tongue:

Obrigado pela ajuda Pedro.

 

Com as asneiras é que um gajo se torna um pro :lol:

Obrigado pela ajuda e pelo apoio Tiago

 

Cumprimentos,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Arranja um basalto ou um xisto na rua para prender o tronco (não se vê, verdade?)

Lava bem ou pelo menos mete em lixivia ou cloro (passando muito bem por água)... há quem ferva. O que te sentires mais confortavel.

 

Pedro.

 

 

lol

 

Afinal era simples!

Fizeste bem, com ajuda é sempre mais fácil do que sozinho.

Mais vale perguntar do que fazer asneira.

Eu também já fiz muitas asneiras e ainda faço algumas...

Força com esse projecto!

cumprimentos,

 

lol

 

Boas pessoal,

 

Nem tudo foi mau com a história da mármore.. Tirei a pedra e o tronco já se segura sozinho lá no fundo, nem precisei de mais nada. :)

 

Tenho é cá um problema e esperava que me pudessem ajudar.

Depois de tirar a pedra, fiz TPA de 96 L de água para baixar valores de pH, gH e kH.

Os meus testes são da Sera aqua test box que mandei vir da Alemanha e andei pro aqui a ler e vi a parte da leitura em graus alemães.. O interessante é que o teste de Kh e Gh dão 13 e 12 ºdgh respectivamente. O pH está em 6.8 com injecção de Co2, nas primeiras horas da manhã sem Co2 está em 8.5.

Como é que isto é possível depois de uma TPA tão grande?

 

Cumprimentos,

Bruno

Editado por bruno92
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.