Troca de T8 antigas por T8 Leds


Ivan Pereira

Recommended Posts

Olá,
O meu aquário tem 50cm de altura (desde o substracto à lampada). Neste momento está equipado com 2 lampadas de 40w t8 e uma de 30w t8. Como comprei em 2ª mão parece-me que estas lampadas são de origem e já devem ter uns anos.
Tenho substrato fluval stratum e uma garrafa CO2, mas as plantas desde que montei o aquário, estão a enfraquecer e a ficar amareladas. Algumas (cambombas) estão a apodrecer.
Deduzo que será da iluminação insuficiente e velha. Estou correcto?

IMG_0051.jpg

Estou a pensar em adquirir lampadas T8 LED. Mas não percebo grande coisas disto apesar da pesquisa.
Selecionei estas:

Mas realmente não tenho grandes conhecimentos para saber se isto serve.
Qual é o angulo ideal? 120º?
SMD 3528 ou SMD 3014?

Têm alguma loja em Portugal que aconselhem? Há LEDs apropriados para aquario? Devo-me preocupar com a humidade gerada?

Obrigado

Editado por Ivan Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de analisar as referidas lâmpadas, diz-me as fertilizações que fazes e as TPA's realizadas.

Pois a foto do aquário até está bastante iluminada.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho o Fluval Stratum. Não adiciono nenhum fertilizante liquido. Na compra desse substrato o lojista disse-me que não seria necessário pois é substrato fértil. Custou-me uma pequena fortuna esse substracto.

TPAs faco 1x por semana 10%

Os Leds seriam também para poupar alguma coisa na eletricidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu utilizei fitas de led's.

As lâmpadas que escolhestes obrigam a alteração da calha, ou seja, tem de se fazer ligação directa com a alimentação 230V- 50HZ da tomada.

Se a tua calha for estanque, ou pelo menos os suportes das lâmpadas forem estanques, não deverás ter problemas com a humidade.

Em relação à adequação ao aquário, têm bons kelvins para plantas, mas deverá ser combinado com outras lâmpadas com mais kelvins.

Contudo antes disto tudo... deverás comprar um fertilizante liquido para aquario e começar a fazer fertilizações, com trocas de água de 20% pelo menos semanais.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu utilizei fitas de led's.

As lâmpadas que escolhestes obrigam a alteração da calha, ou seja, tem de se fazer ligação directa com a alimentação 230V- 50HZ da tomada.

Se a tua calha for estanque, ou pelo menos os suportes das lâmpadas forem estanques, não deverás ter problemas com a humidade.

Em relação à adequação ao aquário, têm bons kelvins para plantas, mas deverá ser combinado com outras lâmpadas com mais kelvins.

Contudo antes disto tudo... deverás comprar um fertilizante liquido para aquario e começar a fazer fertilizações, com trocas de água de 20% pelo menos semanais.

 

Vou ter que ver se é facil remover o balastro.

Pensei que o substrato fertil bastava.

6500k com outra superior por exemplo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é fácil para quem percebe o circuitos, pergunta se tiveres duvidas.

a lampada de 6500K, combina bem com a de 8500 ou superior.

até já.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai a minha calha:

IMG_0297.jpg?dl=1&token_hash=AAEXE-hipZ5

 

IMG_0298.jpg?dl=1&token_hash=AAHB6FRzg-t

 

A minha duvida mantem-se em relação às diferencas (pelo menos de preço) entre as lampadas que pus acima e por exemplos estas:

 

Os leds em si são diferentes? Ou é a potencia/numero de leds que varia + qualidade de construção?

Pelo que percebi o angulo de abertua também é importante e pelo que vejo convem ser 120º.

Editado por Ivan Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora não te consigo ajudar, pois apesar de ter montado várias fitas de led, a informação disponibilizada por ambos os sites não permite comparação.

Quais as lampadas que tens no teu aquário em relação a lumens e kelvins?

Em relação à abertura deve ser à volta desses 120º, contudo depende da altura à água.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora não te consigo ajudar, pois apesar de ter montado várias fitas de led, a informação disponibilizada por ambos os sites não permite comparação.

Quais as lampadas que tens no teu aquário em relação a lumens e kelvins?

Em relação à abertura deve ser à volta desses 120º, contudo depende da altura à água.

 

Altura da àgua é de 50cm.

Só sei que são T8 2x 40w e 1x 30w.

Pelo que vejo as 2 de 40w devem ser 6500k e a de 30w deve ser 8000k pois é mais azul que as outras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais