Substrato e fertilização? Aquário novo!


SSHAZE

Recommended Posts

Boas,

 

passado uns bons anos a mexer em aquários até aos 100L, eis que chegou o monstro cá a casa!! 120x50x70cm ( medidas aproximadas), ou seja, são 420L brutos.

Tudo bem, boa compra, grande aquisição e muita vontade e entusiasmo de por mãos à obra e começar a montar!!

Mas.. não haveria de haver um mas, surgem umas dúvidas. Ora bem, estamos a falar de um aquário que tem de base 120x50cm. Quantos kg de substrato é que é aconselhável? Sei que normalmente são 3-5cm de altura, mas em aquários de 60L é fácil, já este...

Querendo eu fazer uma espécie de low-tech, pois a iluminação é a de origem 30Wx4= 120W, desejo manter plantas de dificuldade média. Tenho CO2 pressurizado e não pesco nada de fertilização..

Qual o substrato adequado? Substrato fértil e areia? Fertilizantes líquidos?

Estava a pensar fazer já o tópico do aquário, mas antes, tirar umas dúvidas para começar com o pé direito!!

Toda a ajuda é bem vinda!!

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Irra, encher isto de plantas deve ser o mesmo que ir á amazónia buscar parte de um rio :P

 

O principio é o mesmo sobre solo e fertilização, apenas muda a quantidade,

Fazes as contas para saber quantos sacos precisas de areão,

Mas para um aquário destes, facilmente arrependes-te se colocares apenas areão inerte pois no futuro vais querer plantas mais complicadas,

Tens este tócio do Vasco Matos sobre substrato caseiro de humus: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=73968

 

 

Ou seja que só em areão o investimento é considerável, a menos que vás a uma empresa que fabrica brita, arranjas 40kg de cascalho fino por 40 centimos e por baixo deste metes Húmus ou um substrato fértil feito em casa do mesmo género caso não queiras gastar balurdios em produtos da JBL ou ADA,

 

 

A fertilização para este aquário é melhor ser o método estimado como deves conhecer,

Compras fertilizantes em sais secos, sai MUITO mais barato que comprares fertilizantes de marca, e quando digo MUITO é mesmo MUITO mais barato!

 

Se tens CO2 de botija e luz média, então espera um crescimento médio, pois se colocas muita luz facilmente vais ter de andar todos os dias a podar o aquário,

Falo por mim, luz média com CO2 e fertilização é suficiente para crescimento visivel sem grandes malabarismos,

 

Os sais que podes comprar, mandas vir do reino unido, da loja fluidsensor.com, tais como KNO3, KH2PO4, micros chelados, e dependendo da dureza da agua da fonte, compras KCa e MgSo4..

 

 

Mas digo-te o que acho: eu podia bem ter um aqua de 300litros na sala, ficaria bestial, e é o que mais tarde quero, sendo este o biotopo amazónico,

Mas precisas de investir mesmo muito, basicamente vais ter um aqua que come mais que um carro á mesa,

Se tás a par disto, tás preparado, caso contrário, tens um aqua demasiado dispendioso para as coisas correrem bem ;)

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais