Recommended Posts

Publicado (editado)

Caros aquariofilistas.

Vou mostar a minha segunda montagem agora com um aquário ligeiramente maior.

Adquiri um aquário de 1,2*0,4*05m, usei plantas da anterior montagem, mais ludwigia, sagitaria e eleocharis e o resultado foi este.

Neste momento ainda não estabilizei a riccia num tronco ou rede.... mas vou ter de o fazer.

O aquário já passou a fase de ciclagem tendo inicialemente apenas guppies e agora já tem um belo cardume de neons e outros peixes.

Passando agora à descrição do aquário ponto por ponto:

Material:

aquário Scalare: 120cmx40cmx50cm

tronco de madeira(penso ser mopani) - editado a vermelho
Filtro Eheim pro 2026. editado a vermelho

Termoestato jager150w (24º)
Substrato JBL manado
Substrato fertil humus de minhoca da Siro

Iluminação 1x20W led + 1x72W led

Flora
ludwigia repens rubin

bolbitis heudelotii
cryptocoryne wnditti brown
cryptocoryne balansae

riccia fluitans
sagitaria subulata

eleocharis accicularis

rotala rotundofilia

cardamyne lirata

heteranthera zosterifolia

Fauna
tetra neon (18)
nariz bebedo (3)

coridora pygmaeus (5)
red cherry (15 ou mais )
guppies (10 ou mais)
neon chines(3)
anentome helena(2)

planorbis corneus(muitos castanhos, alguns azuis)

melanoides tuberculata(poucos a aumentar)

A seguir mostro as fotos do aquário, tiradas com o telemóvel... para melhorar.

O aquário foi montado em 12 de setembro, tendo inicialmente iluminação T5, passando à cerca de 1 mês para led exclusivamente.

Para melhorar o aspecto procuro plantas vermelhas por troca das atuais verdes.

Já teve algas, mas entretanto já melhorou bastante, ainda visíveis na eleocharis.

Aguardo comentários.

Vista central com a sagitaria a crescer bem com a cryptocorine atrás

gallery_38852_2020_94631.jpg

Vista esquerda com a HZ a desenvolver bem, mas rasteira.

gallery_38852_2020_118141.jpg

Vista central com a riccia presa à bolbitis

gallery_38852_2020_82005.jpg

Editado por robintiago

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

Finalmente mostras alguma coisa à malta, ainda muito despido e pouco trabalhado, mas vais lá (eu sei que vais).

O tronco que tens ai não me parece red moor, será um Mopani ou Mangrove

Tenho aqui umas placas estreitinhas de xisto se quiseres para amarrares riccia

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Publicado:

Estive a ver as fotos de madeira mopani e sim, parece ser essa a madeira, como é um bocado pequeno tambem é mais dificil de perceber, obrigado.

Por enquanto a minha luta ainda vai para as algas e correcção de nutrientes.... pois já detetei faltas de potassio(buracos nas folhas).

As fertilizações iniciais foram com JBL ferropol, agora estou a complementar com o Seachem Excel(combate das algas) e Seachem Potassium.

Eu tenho umas placas de xisto, preciso é de um upgrade conhecimento de aquascaping, para melhorar o aquário.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

Para essa quantidade de agua utilizar o Seachem Potassium fica um bocado dispendioso, já passei por essa fase :(

Devias comprar 500g de KCL para dissolução em água destilada, ficas com potássio para uns anos, se quiseres de boa qualidade encomendas numa farmácia, fica-te em 11€ ou seja mais barato que 500ml de Seachem Potassium e dá para fazer muitos litros.

Quanto ao Seachem Excel, sou de opinião que é milagroso no combate às algas, também uso no meu aquário mas agora vou experimentar o Easy Life EasyCarbo. Pelo preço de 500ml Seachem Excel compra-se um litro de Easy Life EasyCarbo, e pelo que tenho lido o efeito é o mesmo.

Quando fores fazer o upgrade conhecimento de aquascaping, avisa que eu vou contigo :) parece que sou mais agricultor que aquascaper

Cump.
Vitor Franco

Ultimo Refugio

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!