Movel será que aguenta


Recommended Posts

Boa noite!

 

Hoje já vou no meu segundo post...espero não estar à abusar :drool3:

 

Estou a começar um novo projecto apesar de ainda ser um pouco maçarico, só começei na aquariofilia desde março mas está-se a tornar viciante....

 

Vou comprar um aquario com 120Lx45Cx50A 10mm dedicado aos ramirezis / kribensis e apistogramas mas ainda não me decidi bem....

Como vou montando aos poucos ainda tenho tempo.

 

Bem o tamanho do aquario foi facil investigar ao nivel de preços porque mais € menos € conseguimos encontrar um bom aquario.... o problema está no movel na relação preço / qualidade e especialmente na sua resistência.

 

Talvez este aquario poderá andar na ordem dos 400kg e depois de investigar alguns moveis vejo que os bons são caros (300€ para cima) e os outros tipo os que vêm com os conjunto dos aquario apesar de sempre mais baratos não paracem muito resistentes..... ai o que eu fazia com 300€.... dava para compra filtro, iluminarias, etc....

 

Pensei então no aparador que tenho na Sala que actualmente uso para o meu aquario de 80l.... Este movel é de madeira maciça e parece-me muito resistente.... tem 195Cx49L.

 

Preciso muito da vossa opinião e experiencia porque estou farto de dar voltas à cabeça e não sei se será uma boa opção...

 

Fotos:

w18y.jpg

vevx.jpg

 

Obrigado

Editado por Ricardo.Fonseca
colocar fotos visiveis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

tu melhor do que ninguém podes responder à tua pergunta.

Mas lembra-te que 80 quilos é uma coisa, 200 ou mais quilos é outro campeonato.

O móvel parece muito sólido mas foi pensado para suportar pessos grandes no tampo?

Em princípio não!

A forma|estrutura do móvel foi calculada com outras preocupações (estou a adivinhar sem saber como está construido).

Pode correr mal não pela falta de qualidade do móvel.

Se reparares aqui no forum muitos users usam uma estrutura em ferro revestida.

Dessa forma um terramoto mediano não destrói o móvel.

Em caso de dúvida joga pelo seguro assim dormes descansado.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não queres gastar esse dinheiro num móvel novo e queres ficar descansado aconselho a estrutura em ferro como já foi dito.Eu não arriscava.

Também tens DIY em que usaram barrotes de madeira em substituição do ferro.

De qualquer forma tens muitas experiências e relatos de móveis feitos por cada um aqui no forum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de acordo com a informação do tmiravent .

Não conseguimos perceber que tipo de material é usado nesse aparador, e\ou se tem reforços de algum tipo,és a melhor pessoa para avaliar isso.

 

De qualquer forma, tens PM ;)

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, aposta numa estrutura em ferro, eu acabei de fazer uma para um aqua de 1,50 x 60 x 60, comprei o tubo de 0,30 mm, soldei e forrei a madeira a meu gosto, da um bocadinho de trabalho mas compensa, e sai mais barato, gastei 130 EUR .

 

Cump

 

Gonçalo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vou dar aqui o meu bitaite baseado na minha experiência...

Eu construí um aquário de 120x50x60, e encomendei uma estrutura à medida num serralheiro, que me custou 50€, tubo quadrado 3cm x 1,5mm grossura. A estrutura tem 120x50x80.

Em relação a forrar o móvel depende do teu gosto, mas podes usar MDF hidrófogo, e depois pintas da cor que queres.

Eu num dos móvel está lacado a branco, com dobradiças todo à maneira, no cubo, como é mais simples, o MDF está seguro por imans.

Mas se pedires para forrar o móvel fica-te em cerca de 100-120€, o que fazendo as contas, fica a metade do que pesquisaste.

 

cumps,

 

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em principio aguenta, pena é só ter um travamento vertical na primeira porta e depois as gavetas fazem com que aquela partes esquerda fique mais suspensa.

 

Senta 3/4 marmanjos em cima do tampo do móvel e vês como o móvel de comporta, abanem depois um pouco e tirem as conclusões.

 

A colocar um aqua desses no móvel terá de ser encostado o mais possível à esquerda pois a tábua na vertical está desse lado.

 

Att

 

RF

  • Votar + 1

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

Muito obrigado pelas vossas opiniões.

Pensando melhor acho vou optar por um movel DYI com reforco em ferro. Assim dormo mais descansado.

Só tenho mesmo de arranjar uma serrelharia para me fazer a estrutura em ferro e penso que com um bocado de jeito consigo forrar em madeira.

Na ordem dos 10-150€ já me parece um valor apropriado e com a vantagem de ficar com um movel muito seguro.

 

tmiravnet - Disse-te algo que não deixa dúvidas qual a melhor decisão.... "O móvel parece muito sólido mas foi pensado para suportar pessos grandes no tampo?
Em princípio não!"

 

Vou investigar os projectos de moveis DYI que temos aqui no forum e acho qye tenho tudo para ter sucesso neste meu novo projecto!

 

Muito Obrigado a todos:-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.