rwcl Posted November 26, 2013 Posted November 26, 2013 Boa tarde pessoal Preciso de ajuda vossa para ajudar o meu Naso que tanto adoro, é a minha jóia do aquário e estou a ficar muito preocupado. Ja la vão uns 5 dias que lhe apareceu "tipo pontos brancos" mas em vez de brancos são pretos a sair da pele e fazem risco pequenos por baixo. Ja lhe apanhou o corpo todo e agora o focinho e esta com a respiração acelerada. Ontem dei lhe um banho de agua doce durante 5mn foi o que me aconselharam, ele esta na sump agora. Qual a vossa opinião sobre isso? Disseram para continuar a dar lhe banho de agua doce todos os dias durante 5 mn. Custa a brava fazer isso porque stress muito o bicho e ele ja tem um tamanho considerável e uma força bruta. Comer come mas não como antes. Os outros peixes estão todos bem são eles, hepatus, zebrassoma, japonicus é um stressado brutal , 3 palhaços, peixe folha, anemona bubble e uma catalaphylia nada mais... As medidas do aquario sao 160x60x50 mais sump 100x45x45... Cump a todos
Quo Posted November 26, 2013 Posted November 26, 2013 já experimentaste dar com a comida dele alho fresco desfeito?! 1 1
rwcl Posted November 26, 2013 Author Posted November 26, 2013 Boas Quo Sim piquei alho com mysis comeu mas assim sem grande vontade. Come melhor spirulina mas o que ele gosta muito é folhas de algas verdes. Isto sem grande apetite. Ja fui a arrecadação buscar um aquário de 20 litros brutos antigo para fazer de hospital para amanha. Vou por a agua a 1015 de densidade com 0,75 mililitros de cobre. Vamos ver no que vai dar... Cump a todos...
Quo Posted November 26, 2013 Posted November 26, 2013 eu aos meus tangs quando posso dou bocados de sargaço fresco. corto aos pedacinhos. Faz-lhes bem e é recomendado. Boa sorte. 1 1
pedrolena Posted November 27, 2013 Posted November 27, 2013 Cuidado com a hiposalinidade e cobre... mistura fatal.
csi Posted November 27, 2013 Posted November 27, 2013 (edited) Olá boa tarde, Penso que os banhos de água doce, apesar de eventualmente stressantes, podem ser uma boa solução, mas cinco minutos parece-me pouco; na minha opinião devias prolongá-los até aos 8/10 minutos. A hipossalinidade, como complemento também me parece bem, mas baixa-a até 1012 e depois tem cuidado com a subida que não deve ser mais do que 3 pontos por dia. Tal como já aqui alguém referiu, hipossalinidade em conjunto com cobre é uma mistura perigosa. O que poderá e deverá ser usado nesta situação, é o praziquantel, usado na água do aquário hospital, neste caso se calhar com a salinidade a 1015/1016. O praziquantel existe no mercado já em formulação para aquários, penso que da Sera, ou poderá ser comprado em algumas farmácias e clínicas veterinárias sob o nome de Droncit, ou Tenil Vet (mais barato) e têm concentrações de 50 mg por comprimido. Na água deve ser usado em concentrações de 1 a 2 mg por litro, ou como alternativa ainda mais eficaz, misturado na comida na razão de 250 mg/100 gramas de comida. Abraço Edited November 27, 2013 by csi
rwcl Posted November 30, 2013 Author Posted November 30, 2013 Boa noite Desde ja muito obrigado pelas ajudas e opiniões. Decidi e não arrisquei nada, simplesmente meti o Naso na sump e dava-lhe comida. De dia para dia notava melhorzitas nele mais animado e a comer cada vez melhor. Hoje decidi voltar a por no aquário. Fiquei muito contente de ver o bicho a recuperar por ele. Vamos la ver se ele nao volta a ter aquilo. Cump
rwcl Posted December 4, 2013 Author Posted December 4, 2013 Boas Não tenho palavras e sem vontade de mais alguma coisa... ontem a noite morreram-me 4 (quatro peixes) foi um desgosto brutal, zebrassomas que já estava comigo a 4 anos, o japonicus, um escenius midas, e um muito parecido com o gramma loreto também roxo e amarelo. Ficaram com os olhos tipo embaciados. O meu naso que ate estava a recuperar já esta novamente a piorar, o hepatus igualmente, os únicos que estão bem são os palhaços, holoturia, anemona bubble e catalaphylia. Cump
Recommended Posts