Ajuda com discus infirmo


polnadal

Recommended Posts

Boa noite,

 

preciso da vossa ajuda, sobretudo das pessoas que tenham muita experiência com discus.

Há já algum tempo que estou a ver que o comportamento e crescimento do meu discus mais pequeno nao é normal. Esta muito magro (quase consigo ver a sua espinha) e finalmente depois de 1 mês com os meus temores, tem aparecido fungos perto da barbatana cauda.

 

Os fungos sao patógenos secundarios que aproveitam um problema já existente, agora, preciso saber se poso ou nao fazer alguma coisa, pode ter parasitas intestinais, descarto que por ser o menor tenha sido maltratado pelos outros, isso acontece pelo tema da jerarquia dos ciclideos mas estou a falar de que nao come quase nada a pesar de estar sozinho num extremo do aquário.

 

Acepto que é genético e va morrer ou alguém que conheça bem os discus e tenha tido problemas similares é capaz de saber.

Descarto hexamita, nao tem buracos, nao há sintoma aparente, só a falta de tamanho comparado com o irmão da mesma idade e que esta muito, muito muito magro!!! Nunca consegui ver as fezes dele para dizer se sao brancas, transparentes ou outra coisa,...

 

Vou tentar colocar num aquário de quarentena (já que nao come nada nao poso medicar a comida)

 

Que medicação recomendam para estes síntomas???

 

obrigadíssimo,

 

Pol

 

 

 

SAM_6060_zpsd5c3b254.jpg

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Experimenta pôr a dúvida no forumdiscus. És capaz de arranjar respostas mais rápido e melhores. Eu não sei o que poderá ser, mas apoio a ideia de o passar para um aquário de quarentena para ver se ele come. Experimenda bloodworms ou algo vivo, se mesmo assim não comer é complicado.

 

Mas eu estou a mandar palpites, o melhor será mesmo colocares a dúvida a alguém experiente com discus (e no forumdiscus há bastantes). Boa sorte.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

isso é muito vago para tentar te ajudar

mas se puderes observa se ele come e se nao come mais porque? porque nao o deixam, ele nao quer.........

a temperatura do aquario esta a quanto?

coloca a 30 para aumentar o metabolismo, que tipo de comida das ?

artemia e papa é muito bom para eles

ele nao me parece assustado nem com problemas territoriais portanto nao te aconcelho a separa-lo pois se ele come pouco provavelmente sem um incentivo dos amigos nao vai comer.......

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado,

 

vou ver que repostas consigo nos diferentes fóruns.

O meu problema e a falta de signos evidentes para um diagnostico (ok agora tem fungos) mas o seu estado tem sido nos passados 6 meses pouco prometedor e o seu crescimento lento é mais um signo. Tenho lido muito sobre problemas de saúde dos discos, mas agora nao tenho certeza nenhuma do problema com o meu.

 

mais uma vez obrigado,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

nao precisas de ir a lado nenhum, estas aqui muito bem...:)

 

ora aqui esta um belo tema para se lancar uma dicussao das boas.

ja me aconteceu o mesmo alias em todas as ninhadas isso acontece.Selecçao natural...talvez.

vou mais pelo exemplo que tens nos bebes que sao os chamados percentis.

sao calculados com base numa media, e representam uma tendencia de crescimento ou desenvolvimento comparado com outros.

isso penso que seja normal acontecer, acontece com todos os seres vivos.

uma cadela pode ter varios cachorros e serem todos de tamanhos ou desenvolvimento diferente.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui,

 

obrigado pela resposta!! nao fazer nada tem sido a minha táctica nos passados meses mas nao gostaria acabar por perder o disco se fosse devido a uma doença tratável.

Eu tenho ouvido muitas vezes que em cada ninhada há alguns peixes que tem algum problema e nao chegam a adultos e tenho visto isso nas corys, nos meus apistos e demais, é só a impotência de nao saber que esta a acontecer.

Deveria tratar os fungos que apareceram hoje perto da caudal ou deixo que o problema seja resolvido pelo próprio sistema imune do peixe??

 

Mais uma vez obrigado,

 

Pol

 

P.S. Eu sei que a minha descrição do problema é pobre mas,… os únicos signos de doença sao os explicados. Tenho o aquário a 27ºC e poso subir a 28.5ºC mas nao gosto de aproximar aos 30ºC para nao perjudicar plantas, aumentar o consumo e dar problemas a algumas espécies que tenho com eles (como os apistos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

posso incrementar 1ºC sem dúvida mas nao posso ir aos 30ºC que tanta gente recomenda.

Infelizmente hoje nao consigo ver o disco doente pelo que temo o pior. Se nao consigo ver, a noite vou ter que levantar os troncos todos para encontrar-lhe morto.

(Tenho azul de metileno, o problema era: mover o peixe para o aquário de quarentena ou tratar o 300l).

 

abraço e obrigado

 

P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

infelizmente os meus temores foram confirmados e o disco desapareceu hoje, tive que desmontar o aquário inteiro para encontrar o cadaver do peixe.

A nota positiva, aproveitei o momento para mudar o layout:

 

_B216856_zpsd2299b15.jpg

 

obrigado pela ajuda, acho que pouco podíamos fazer e que era um "problema de fábrica"

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais