Duvida acerca de moonlight


Miguel Torrão

Recommended Posts

Boas estou a ponderar em colocar uma moonlight no meu aqua (90L 80cm) e queria ter algum feedback de quem usa ou já usou..

 

Estou na duvida se vale a pena o investimento não é grande mas queria saber se acaba por ser util...

 

Deixam a moonlight ligada a noite inteira? ou usam para simular o amanhacer e anoitecer?

 

Causou algum tipo de stress aos peixes?

 

tenho guppies, falsos neons chineses, labeo bicolor, kuhlis,comedores de algas e camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha o interesse numa moonlight e acabei por comprar um daqueles focos flexiveis que se usam nos portateis para iluminar o teclado. Tem cerca de 10 LEDs brancos e iluminacao mais do que suficiente. Eu nao gosto de muita iluminacao, continuo a achar que de noite deve estar mais escuro do que iluminado! O temporizador liga e desliga a iluminacao todos os 30 min a 40 min de forma a simular o luar.

 

De facto, o impacto tanto nos peixes como no aquario 'e dificil de medir. Nao parece trazer nada de bom nem traz nada de mau - apenas um efeito que ainda nao sei se gosto, para ser sincero...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esteticamente eu gosto, se tivesses comprado uma calha o efeito ficaria mais uniforme e talvez ficasse mais bonito, a que devo de comprar é uma calhar com 50cm e tem um controlador de cor e intensidade .

E vou usar 2horas antes de acender as luzes e 1/2 horas depois de apagar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tenho um aquario como o teu (80cm) e comprei os LED's do IKEA (http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/50192068/) e usei daquele papel transparente AZUL ESCURO! ... montei isso na tampa e meto a moon light a funcionar 15 min antes de a luz acender e 15 min depois de a luz apagar... fica bonito xD é mais pela parte estética e também como tenho 90W de luz achei que fazia uma grande diferença quando apagava as luzes e ficava logo tudo escuro... assim a quantidade de luz vai descendo gradualmente! :)

 

Qualquer duvida apita que eu explico-te como se faz (alias ate tirei a ideia de um membro aqui do forum! )

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas eu penso que li uma resposta tua ou um tópico teu sobre a moonlight nos DIY, eu estava a pensar mandar vir pelo ebay uma calha de 50cm com controlador ( http://www.ebay.es/itm/231056536960?var=530212015806&ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649 ). Mas primeiro vou fazer um upgrade diy na tampa para meter 2pll de 36w ou 24w em vez da minha 18watts t8 ;D

Eu quero a moonlight pelo o aspeto e também para fazer essa transição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha digo-te ja tudo XD eu fiz essa adaptação para PLL e tenho uma de 55 e uma de 35 W tudo tudo ficou-me a 38€ a transformação da tampa :)

 

Comprado na Aquaeden :) (RECOMENDO!!!!)

 

mas já agora tens substrato fértil? Se não tiveres compra lá também o meu foi 18€ e chega perfeitamente e está tudo optimo! fica a 56€ :)

 

Acho que essa calha e "boa demais" para o simples moonlight! xD

  • Votar + 1

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim tenho substrato fertil ;D, e já tinha visto no forum falar bem da aquaeden e tem sido pelo site que me tenho +/- guiado no material que iria precisar para alterar a calha e onde iria comprar, e cheguei a conclusão que o mais fácil e BARATO xD de fazer é mesmo com pll , também achei que era muito xpto para moonlight mas como o preço até é convidativo 7€ (e já tenho transformadores 12v aqui por casa).

Valeu a pena a transformação certo? estou mesmo inclinado para a fazer com pll e seria 2x24 ou 2x36 (as plantas que tenho não são muito exigentes ) mas também pergunto la na loja se compensa por mais watts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A regra é sempre 1W/Lt por isso o que pensei foi: mesmo que agora tenha plantas fáceis de manter um dia que me de na cabeça meto difíceis e depois tenho de estar a alterar tudo? :x naahhhh mais vale fazer tudo de uma vez e pronto meti logo 1-55W e 1-35W :)

Não me arrependo de nada... antigamente fazia uma festa quando via uma valisneria a rebentar (vela... uma valisneria) agora sempre que olho para o aquário descubro mais um pezinho a crescer :) e o mesmo com todas as outras hahahah! xD

 

Agora investi também no fertilizante liquido (usava um da SERA um bocado fraquito) Comprei da tropica e vamos la ver como corre! (ouvi falar tão bem que olha xD)

 

Resumindo: VALEU A PENA A TRANSFORMAÇÃO!!! :) (adicionei mais 2 coolers de PC em cima da tampa porque as PLL digamos que aquecem bem! )

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando tiver a iluminação como deve de ser ai só se tiver sinais das plantas que precisão de algo mais é que meto os líquidos.

 

Uma pergunta na tua montagem das pll entre as lâmpadas e a agua tens alguma separação (vidro/acrílico)?

 

é que a minha tampa não tem nada que separe pois a instalação de origem não expõe nada de eletricidade não tendo perigos com a agua, Já vi quem isolasse os conectores das lâmpadas com silicone

Link to comment
Partilhar nas redes sociais