Recommended Posts

Publicado

Boas Noites :twisted:

Tenho um escalar que se mantem quase sempre junto à superficie e quando sai é para se esfregar nas plantas, já não come faz 1 semana, mas não demostra estar magro. Penso tratar-se de qualquer infecção nas guelras, mas não tenho a certeza.

Se assim for, que fazer?

Obrigado

Carlos

Publicado:

Viva,

mantem quase sempre junto à superficie e quando sai é para se esfregar nas plantas, já não come faz 1 semana, mas não demostra estar magro

Nos casos de problemas nas guelras (Dactylogyrus), a falta de apetite aparece quando o peixe já se encontra muito afectado.

O nadar abaixo da superfície indica que o peixe tem grandes dificuldades em respirar e que a quantidade de parasitas presentes nas guelras estão a produzir grandes danos.

Para tratamento podes usar Formalina ou Praziquantel.

Dá uma vista de olhos aqui: DOENÇAS:GYRODACTYLUS+DACTYLOGYRUS-PRAZINQUANTELvsFORMALINA

Atenção que estamos a fazer um diagonóstico baseado no que descreves. Antes de passares a tratamento verifica se a água do aquário está em condições. Verifica os níveis de amônia/nitritos/nitratos/pH etc.

Podes ter algum valor destes alto que possa estar a intoxicar o peixe e a provocar irritação na "pele" do mesmo.

Mas em princípio devem ser mesmo parasitas. :D

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

:D Ok Nuno, obrigado, vou tratar de aplicar a medicação, no entanto hoje reparei que o peixito que até agora não ligava à comida, quando os alimento, vai direito à comida mas depois arrepende-se, não sei se será algum sinal de melhoras, mas não arriscando vou fazer hoje mesmo o tratamento. Os niveis da água estão bons.

Um abraço

Carlos