Meu aquario


Rui Carvalho0

Recommended Posts

este aquario vai ser desativado porque teve problemas desde inicio o ciclo que não foi feito

vou comprar um aquario usado, substratos,filtro xp2 usado ,iluminação que mais tarde tera de ser substituida,testes e completar os cardumes, já fiz as contas e vai ficar mais ao menos 250€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças que um aquário maior não é só um investimento inicial maior. Tens 2 despesas principais que também vão aumentar que é água e luz, para além de que fazer uma TPA num de 200L é diferente da que fazes nesse. Mas se consegues realizar esse sonho força nisso, assegura te é que fazes tudo com calma para evitar problemas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Ora enche-te la um bocadinho de paciencia para leres o que vou "conversar" contigo...

 

Antes de mais acho que devias ter calma. Nao te quero "arreliar" nem desanimar com esta minha resposta ao teu post mas...

Um 200lts tenho eu e olha que manter um aquario assim nas devidas condiçoes (se a ideia é os peixes e plantas aguentarem-se como dizes no inicio do teu post claro) é qualquer coisa de trabalhosa e.. Dispendiosa. Posso-te dizer que gasto na boa uns 40€ por mes nele.

Se não tens capacidade nem autonomia financeira para manter um aquario pequeno muito menos terás para manter um grande, concordas?!

 

Experiencia pelo que vejo,, tens muitissimo pouca nisto, não que isso tenha algum mal, ninguem nasce ensinado obviamente, mas acho que :

devias considerar esperar por arranjar todo o material necessario e primário para montares um aqua;

acho que devias considerar ter um aquario pequeno, ate 50Lts, para começar, e ganhar alguma experiencia antes de te meteres em algo que depois nao vais conseguir controlar.

 

Assim para começar precisas de:

* Aquario (ja tens)

 

* Bomba de ar (ja tens)

 

* Areao de RIO, ou seja, não calcario. Areia de praia, conchinhas, pedras e ramos da rua nao servem e corais em água doce tambem não pelo facto que a longo prazo vai-te acabar por matar os peixes. Mas areao não é prioritario, os peixes nao precisam disso para viver, apenas torna aquarios mais agradaveis. ate berlindes servem caso nao tenhas nada mais assim a mao. Desenrrasca e ate nao fica feio de todo, e ao menos nao te altera as condiçoes da agua.

 

* Filtro é indispensavel pois é o que te vai limpar a agua e permitir que os peixes existam de forma saudavel. Só para entenderes melhor.. um aquario sem filtro é quase como te meterem a ti a viveres num quarto sem janelas e com o ar cheio de fumo... Acabas por morrer devido a nao conseguires respirar, certo?! certo!

Na falta de filtro o minimo que deves fazer é mudar constantemente 40% a 50% da agua, no minimo 2x por dia. Tens o dobro do trabalho e mesmo assim.. não te tras grandes resultados.. ao fins de uns dias os bichos vao começar a andar parados e a morrer no minimo.

 

* Anti-cloro, ou acondicionador de água. A agua da torneira tem imensas impurezas que faz mal aos peixes e isto é um liquido que adicionas para que a agua se torne em condiçoes para manter os peixes. É obrigatorio. E deves acrescentar sempre uma certa e determinada quantidade cada vez que fazes uma muda de agua no aquario.

 

Isto meu querido, é o basico e prioritario para conseguires manter vivos alguns peixes num aquario pequeno. Num de 50lts para cima tens toda uma maior parafernalia de coisas a acrescentar e que precisam depois de manutençao, tais como materiais filtrantes, filtros BONS, bacterias vivas para o filtro, etc etc etc etc.... Resumindo: DISPESA DISPESA DISPESA..

 

* Plantas não sao prioritarias nem propriamente necessarias e atençao que nem todas servem para meter nos aquarios. Plantas de vaso de casa nao servem. Vao morrer, desfazerem-se e ainda intoxicam a agua se entretanto nao te matarem os peixes tambem. Tenho a certeza de que será algo que tambem arranjaras alguem aqui no forum que te ajude e ofereça uns pesinhos.

 

Conselho: Tens imenso material aqui nos classificados, no olx, no custo justo.. material baratinho, alguns sao quase dados até..

 

Isto de ter peixes, ao contrario daquilo que a maioria das pessoas pensa, não é so comprar uma caixa de vidro, um tubinho com bolhas de ar e um peixe e pronto..

Podes fazer isso.. mas os bichos nao sao de ferro e morrem. Acabas por te sentir frustrado por nao conseguires fazer nada disso e vais acabar por desistir e ainda vais ter a malta ai em casa a dizer-te:

"Eu avisei-te, fartei-me de gastar € contigo na bodega dos peixes para nada.. morreu tudo e agora ainda fica mais um aquario para ai arrumado a ocupar espaço!!"

 

Tenta fazer com que a malta ai em casa tome gosto ou interesse contigo pelo assunto para teres mais ajudas financeiramente. Até porque se ai tinhas um aquario é porque alguem em alguma altura achou interessante a ideia de ter peixes.. o mais certo é ter feito tambem uma data de coisas mal,, nao montaram o aquario com as devidas condiçoes e os bichos passavam a vida a morrer.. a conclusao a que se chega com isso é que é dinheiro mal gasto porque passam a vida a comprar peixes.. que passam a vida a morrer ao fins de uns dias.

 

Perde um bocadinho de tempo e lê uns topicos aqui do forum, tens muita informaçao. a malta ajuda-te no que puder.

Nao tens dinheiro mas se o explicares e fores humilde com os foristas tenho a certeza que havera algumas pessoas até a darem-te certos materias que teem em casa arrumados e sem uso, excedentes dos seus 1ºs aquarios..

 

Eu pessoalmente ate te dava de boa vontade um filtro dos pequenos, tenho vaaaaaaaaaaarios ca em casa, e areao para te ajudar a começar.

Mas sou de lisboa e como tal é um bocado impossivel.

 

Agora das duas uma, e ai tens que concordar que a malta se aborrece com semelhante postura da tua parte e com razao:

Ou arranjas forma de te ajudarem ai em casa a comprar pelo menos o material base ou então, se nao arranjas nem um centimo para um filtro sequer.. muda de hobbie.

Porque essa de dizeres "haaaaaaaa e tal tenho um aquario e uns peixes mas nao tenho dinheiro para um filtro nem para mais nada.. os peixes aguentam-se??"

O pessoal diz-te que não, pelo menos a longo prazo que tens mesmo que arranjar um filtro no minimo e a tua resposta é :

"Pois mas nao vou comprar mais nada porque nao tenho dinheiro!!!" :huh: claro que a malta so nao te manda dar uma curva porque.. pronto nao é.... milagres não existem.

E depois em cima disso ainda dizes que vais comprar um de 200lts (no minimo 300€ SÓ para o aquario)... quer dizer.. o nosso pensamento é: "Este gajo só pode estar a gozar!" :?

 

Basicamente é a mesma coisa que alguem te dizer que nao consegue ter um carro smart porque nao tem € para a gasolina e depois a seguir vem dizer que vai antes comprar um carro topo de gama.. não faz muito sentido pois não?! Pois não!

 

Aceita aquilo que a malta de diz aqui porque são apenas criticas construtivas para te ajudar a teres resultados bons com os animais.

Pode é não ser aquilo que queres ouvir mas é como te digo.. se queres que os bichos se aguentem, milagres só no ceu e olha la... são raros.

 

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

haaaa e ainda me esqueci de te dizer que se quiseres ter peixinho de agua quente tens que arranjar um termostato de 50/75w no minimo e um termometro.

Para conseguires manter a agua a uma temperatura de 25º, senão,.. com invernos a temperaturas tao baixas como nóes temos.. adeus peixes.

 

Há falta de temostato podes optar por os tais peixinhos dourados mas teras que ter todo o equipamento que te falei anteriormente e.. se fores ler aqui alguns post do forum vais ver que peixinhos dourados em aquarios pequenos não resulta, Crescem imenso, sujam imenso e sinceramente é uma combinação tão mal feita que a ideia de ter peixinhos dourados em esferas de vidro e afins so pode ter vindo de alguma loja a precisar de fazer € urgentemente.. em peixes claro. Á velocidade que eles morrem só pode.

Os famosos peixinhos dourados e afins são peixes para lagos e lagoas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sei se viste o inico mas ja tenho termostato, plantas e peixes

quanto as condiçoes da agua nao devem estar mas porque so da ultima ves tive 50 crias de camarao

eu nao comprei filtro para o de 50l pois ele vai acabar de ser desativado

eu sei que as plantas de vasos nao dao para aquario pois estou num curso agricola

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto.. como usaste terra de florista como substrato neeeeeem me ocorreu que soubesses melhor que ninguem que plantas de vaso nao servem.

Desculpa la o meu erro entao..!

 

Entao e vais desactivar o de 50lts e sempre vais avançar com a ideia de passar a um de 200lts?

Se o aquario que tens que mudar o silicone é esse aconselho-te que o mandes fazer a alguem com experiencia por varias razoes:

* o silicone nao pode ser qualquer um, tem que ser um especifico para montagens de aquario, que é um bocado caro

* Se a coisa correr mal e houver fugas, ou desnivel minimo que seja na montagem dos vidros perdes tempo, trabalho, dinheiro e ainda fazes um estrago sem medida com uma inundação de 2oolts no chao de casa da tua mae.. bem podes fugir a seguir lol.

 

Abraço

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

??? desculpa mas agora nao entendi.. os erros do aquario?!

Tas-te a referir ao de 50lts certo? Tem fuga, é isso?

 

Eu continuo com a minha ideia e opiniao de que seria melhor investires por agora COMO DEVE SER num aquario mais pequeno para ganhares experiencia, mas.... tu la sabes.

Isto dos aquarios é diferente de pessoa para pessoa e não julgues que é so fazer aquilo que aqui te escrevem que corre logo tudo as mil maravilhas.

Muito do sucesso de cada um deve-se á propria tentativa e erro de acordo com a fauna e flora que tem. E claro.. com da experiência de começar com um aquario pequeno, poucos peixes e ir GRADUALMENTE passando para projectos maiores.. Q.B.

 

Não faz muito sentido, para mim, ver tanto erro atras de erro cometido num aquario pequeno.. ve-se que não tens muito bem noção daquilo que estas a fazer nesse quanto mais num ainda maior (desculpa a minha sinceridade).. e acho que vais acabar por ter ainda mais dispesa do que queres/podes com o 200lts porque as coisas nao correm bem as vezes nem para quem ja é calejado nisto quanto mais para quem está a dar os 1ºs passos..

 

Ja agora..um 200lts pesa em media 200 a 300kgs.. nao o metas em cima de um movel qualquer senao... Desastre.

Termostato para um 200lts tambem esse que tens nao da nem p'ó cheiro. Tens que ter 300w para cima.. eu no meu tenho 2 de 300w para conseguir manter a agua a 27ºc. Custaram-me assim qualquer coisa como 50€ cada um.

 

Bem...

Restame desejar-te boa sorte com isso.. acho que vais precisar.

 

Cumps

 

Cumps

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Reparei agora no teu tópico e devo dizer que... percebo-te :)

Apesar de não ser menor também sou dependente dos meus pais a nível econômico...

 

Quando comecei com isto da aquariofilia também só queria por os peixes dentro do aquário...

Mas depois de ver os pobres peixinhos a morrer comecei a perceber que se queria fazer as coisas tinha de as fazer como deve de ser...

 

Hora bem vamos lá então dar uma volta a esse aquário de 50 litros antes de te aventurares num projeto maior... ( olha que isto de dar o passo maior que a perna costuma correr mal )

 

A minha sugestão é que mantenhas o aquário de 50 litros em quanto não tens todo o material que precisas para o de 200 litros ...

 

Antes de mais nada arranja uns baldes que estejam limpos ( sem detergentes ) e enche-os de água, deixa-os estar assim por uns dias...

 

1- tens mesmo de arranjar um filtro para esse aquário, se for mesmo para avançar para um aquário maior e este for apenas provisório como dizes podes ir aos chineses e compras um filtro baratinho , qualquer 1 serve ( vais ver que o aquário ganha logo outra vida , gastas 10€ ).

 

2- Vais até á praia ou até a um ribeiro e apanhas um baldinho de areia, levas para casa e ferves duas ou três vezes ( custo 0)

 

3- Durante a viagem á praia/ ribeiro aproveitas para procurar pedras que aches que fiquem bem no teu aquário ( pelo que li és do norte ai á xistos negros lindíssimos! )

 

4- Para saberes se podes por as pedras no aquário basta limpares a superfície da mesma e por umas gotinhas de vinagre ( se fizer bolhinhas é porque não serve , gastas 1€ no vinagre )

 

5- Tiras os peixes do aquário e metes num alguidar ou num balde ...

 

6- Tiras tudo de dentro do aquário ( mesmo tudo) ...

 

7- Limpas bem os vidros do aquário tanto por dentro como por fora , para isso usa vinagre e depois passa tudo por água varias vezes

 

8- Colocas a areia que ferveste e as pedras que recolheste

 

9- Adicionas água lentamente para não fazeres "buracos " no substrato ( mete a água que está nos baldes que encheste nos principio )

 

10- Com o aquário já com água colocas o termostato e o filtro, de seguida metes os peixinhos ...

 

Agora um dos passos mais importantes na minha opinião, sais de casa durante 1 hora para não veres o aquário todo sujo ( isso desmoraliza).
Quando voltares a casa ligas a luz do aquário e vais ver que valeu apena a mudança :)

 

Com estes 10 passos e com apenas 10 euros consegues dar saúde aos habitantes do teu aquário e isso é importante!

Se quiseres mesmo ter plantas procura na tua área de residencia algum membro do fórum , ninguém te vai negar um pé ...
Acredita que com um ou dois pés de plantas e algumas pedras consegues fazer algo bastante bonito :)

 

 

Se tiveste paciência para ler isto tudo manda-me uma mensagem privada ...

 

Quanto ao aquário de 200 litros...

 

1 - Define o que queres fazer primeiro acredita que te poupa muitos €€€...

2- Avisa aqui o pessoal do que queres fazer que com toda a certeza alguém te dará dicas de como fazer e o que comprar ...

 

Aproveito para te dar algum animo no que toca ao substrato ...
a ideia que tiveste de usar "terra normal" não é assim tão má, eu usei terra no meu aquário e até hoje nunca tive problemas, compras humos de minhoca ( baratissimo) ferves e "peneiras" é um ótimo substrato fértil desde que tenhas alguns cuidados com ele, mas isso é conversa para uma outra altura ...

 

 

Segue o concelho da Silvia, arranja primeiro do 50 litros ( já te "mostrei que com 10€ fazes isso)... Com o de 50 litros a funcionar tens tempo para arranjar todo o material que precisas para o de 200

Editado por karikas
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(suspiro...)

Acho que não estas a perceber que os teus erros vão muito para alem da escolha inicial do substrato e do ciclo...

  1. Substrato redondamente errado;
  2. ciclo incompleto
  3. Falta de filtro (quase imperdoavel)
  4. Quase que aposto que não tens usado anti-cloro, nem quando o encheste nem nas tpa´s, caso as faças.
  5. Bacterias activas (fazem falta para o ciclo se fazer) sem filtro entao.. mesmo que tivesses usado esqueçe.. foi material gasto a toa...
  6. Corais.. mesmo com 13 anos e "cheios de saude" em agua doce sobe o ph.. ph muito alto MATA OS PEIXES.. TIPO.. MORREM!!!
  7. Testes para ver parâmetros da agua tens?? sabes que ph aceitam as especies de peixes que ai tens? Nem todos toleram os mesmo niveis de ph.
  8. Essas folhas de carvalho ou sei la o que que ai tens a amarelar a agua.. Alteram os parametros da agua.. se ja nao sabes a que valores a tens com isso ai dentro nem quero pensar no assunto que me faz mal aos nervos..

Tens tanta coisa mal ai.. mas tanta rapaz.. que eu muito me espanta que ainda tenhas peixes e outros vivos no aquario.

Mas va... agora a serio e ainda com paciencia. aceita la aquilo que a mlata te está a dizer de boa vontade por muyito que te custe porque estamos todos a TENTAR A AJUDAR-TE.. Tu é que não te estas a ajudar a ti proprio e nem ves nem entendes isso...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

acho que devias ouvir a Silvia e o Karikas, porque não vieram dar um voto negativo, mas querem ajudar-te.

Eu acabei de fazer 18 anos no final do ano passado, tenho os meus 2 aquarios (60 litros e nano/maternidade 20l) desde 2011, na altura era menor e aqui em casa era giro ver os peixes mas também não tinha quem me desse dinheiro para financiar causa.

Eu percebo perfeitamente a cena de querer ter um aquário maior, se eu pudesse também já tinha um 200l eheh. Mas prefiro tratar do de 60l de forma correcta e se for necessário tenho dinheiro guardado para algum problema seja com o filtro externo termostatos etc.

Acho que se já tens um 50l devias realmente apostar nele e guardar dinheiro, aproveita as dicas que te deram e não tenhas pressa :)

Boa Sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agua tirada da natureza???! :huh::huh::huh::huh::huh:

Com essa é que me apanhaste agora. Explica la isso melhor sff..

 

É que agua.. só conheço a que a natureza produz.. ate ver o homem ainda não fabrica água propriamente dita..

Se é o que estou a pensar: ´agua tirada de alguma nascente, poço ou algo do genero.. nem vou comentar.

Pior ainda.. Se agua da rede domestica, que é minimamente tratada, diga-se: desparasitada no minimo, sem os devidos acondicionantes é mázinha para peixes.. sem esse tratamento base entao.. ainda descobres vermes e parasitas a nadarem junto com os peixes.. e a matarem-tos tambem..

 

Enfim.. Ja nem sei que te diga... não me parece que estejas a levar de bom grado aquilo que te estao a aconselhar de boa vontade.

Acho que ja nem vou é dizer mais nada..

Olha: boa sorte sim??!. :stop: Não para ti.. para os teus peixes...! :cry4::angel::angel::angel:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por causa da carga mineral que é elevadíssima para os peixes ... não te esqueças que nos seres humanos pesamos em medi 60 kg ( quem me dera) logo se ingerires 0.1g de minerais não te faz grande coisa agora se tu pesares 1g a coisa já muda de figura ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é igual :s

se a água fosse toda igual existiam o mesmo tipo de peixes em todos os rios e tal não se verifica .

 

Arranja o aquário rapaz....

Editado por karikas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(CALMA... ja fui tomar um Xamax... #cool ) lol

 

Porcausa dos minerais e e do PH... PH PH PH PH PH!!!

O ph é um valor de agua qué é diferente de zona para zona do pais.. independentemente de ser da rede domestica, de poços, de nascentes etc etc etc.

Os valores de ph são o que te torna a agua alcalina ou ácida ou neutra.. Para aquarios, se tiveres varios tipos diferentes de peixes, logo com necessidades de valores de ph diferentes, deves tentar manter o ph com valores neutros (0.7).

Se tiveres peixes especificos de uma só determinada zona ou habitat deves ter o ph alcalino ou ácido.. conforme aquilo que a especie desses peixes assim exigir.

Peixes a viver com valores errados de ph MORREM...!!!! Começam a andar doentes e todos tortos.. FIM :angel: adeus.

 

Certas rochas, areias, Corais e afins alteram esses valores. OU SOBEM OU BAIXAM O PH. os aquarofilistas usam geralmente rochas calcarias ou corais, temporariamente (as vezes apenas umas horas só) nos aquarios para subir o ph quando a aqua da zona em que vivem são de valores abaixo de o.7.

Essas folhas de carvalho ou da india normalmente são usadas para descer o valor de ph quando ele é muito alto (acima de 0.7).. e nao ficam eternamente na agua..

Valores de ph so se sabem com testes proprios que se encontram a venda nas casas de produtos animais...

 

Entendes?? O ph nao tem nada a ver com o facto da agua ser potavel ou nao.

Os minerais pesados presentes na agua tambem nao sao visiveis a olho nu e nós ingerimos porque sao em doses inofencivas para nós humanos.. para peixes a coisa ja nao é assim.. dai teres que usar produtos para iliminar tudo isso e poderes teres os bichos em condições.. cada vez que mudas a agua tens que adicionar anti-cloro e bacterias vivas... as bacterias vivas não veem com a agua.. é aquilo que vai tranformar certas toxicas geradas pelos dejectos dos peixes em materias menos nocivas.. precisamente para nao andares a mudar agua ao aquario a toda a hora nem todos os dias.....

 

Percebes???! ha muita coisa envolvida na manutenção de um aquario.. se aprenderes isso com um mais pequeno e com o tempo la veres que te safas.. dpois sim.. bora la ver se consegues meter-te num um bocado maior.. um de 100lts... e por ai fora.

 

cabecadura deixa de ser teimosinho e vai la "estudar" um bocadinho alguns textos daqui do forum para teres uma noção daquilo em que te estas a meter antes de ja ser tarde demais. Tens que entender o que é o ph, a amônia, os nitritos, os nitratos.. como resolver ou perceber aquilo que tens a tua frente.. como é que fazes o quê e quando... não é so agua e peixes la p dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(CALMA... ja fui tomar um Xamax... #cool ) lol

 

Porcausa dos minerais e e do PH... PH PH PH PH PH!!!

O ph é um valor de agua qué é diferente de zona para zona do pais.. independentemente de ser da rede domestica, de poços, de nascentes etc etc etc.

Os valores de ph são o que te torna a agua alcalina ou ácida ou neutra.. Para aquarios, se tiveres varios tipos diferentes de peixes, logo com necessidades de valores de ph diferentes, deves tentar manter o ph com valores neutros (0.7).

Se tiveres peixes especificos de uma só determinada zona ou habitat deves ter o ph alcalino ou ácido.. conforme aquilo que a especie desses peixes assim exigir.

Peixes a viver com valores errados de ph MORREM...!!!! Começam a andar doentes e todos tortos.. FIM :angel: adeus.

 

Certas rochas, areias, Corais e afins alteram esses valores. OU SOBEM OU BAIXAM O PH. os aquarofilistas usam geralmente rochas calcarias ou corais, temporariamente (as vezes apenas umas horas só) nos aquarios para subir o ph quando a aqua da zona em que vivem são de valores abaixo de o.7.

Essas folhas de carvalho ou da india normalmente são usadas para descer o valor de ph quando ele é muito alto (acima de 0.7).. e nao ficam eternamente na agua..

Valores de ph so se sabem com testes proprios que se encontram a venda nas casas de produtos animais...

 

Entendes?? O ph nao tem nada a ver com o facto da agua ser potavel ou nao.

Os minerais pesados presentes na agua tambem nao sao visiveis a olho nu e nós ingerimos porque sao em doses inofencivas para nós humanos.. para peixes a coisa ja nao é assim.. dai teres que usar produtos para iliminar tudo isso e poderes teres os bichos em condições.. cada vez que mudas a agua tens que adicionar anti-cloro e bacterias vivas... as bacterias vivas não veem com a agua.. é aquilo que vai tranformar certas toxicas geradas pelos dejectos dos peixes em materias menos nocivas.. precisamente para nao andares a mudar agua ao aquario a toda a hora nem todos os dias.....

 

Percebes???! ha muita coisa envolvida na manutenção de um aquario.. se aprenderes isso com um mais pequeno e com o tempo la veres que te safas.. dpois sim.. bora la ver se consegues meter-te num um bocado maior.. um de 100lts... e por ai fora.

 

cabecadura deixa de ser teimosinho e vai la "estudar" um bocadinho alguns textos daqui do forum para teres uma noção daquilo em que te estas a meter antes de ja ser tarde demais. Tens que entender o que é o ph, a amônia, os nitritos, os nitratos.. como resolver ou perceber aquilo que tens a tua frente.. como é que fazes o quê e quando... não é so agua e peixes la p dentro.

 

Só não concordo com uma coisa...

 

eu sempre usei agua da rede e nunca meti um anti-cloro :s

O que faço e deixar agua repousar em baldes durante 6 dias, por causa dos metais pesados...

Editado por karikas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

karikas, ola :)

Sim, ok mas isso porque o repouso por 24h elimina o cloro da agua. Evapora, logo não precisas de anti-cloro.

Mas isso só é viável em aquarios de pequenas.. vá, médias dimensões.

 

Diz lá onde é que se enfiam cerca de 70lts de agua em casa a repousar, durante dois dias, sem contaminar com nada, todas as semanas as vezs ate mais do que 1x?! Sim porque quando os niveis de amônia ou nitritos as vezes disparam e sobem descontroladamente a coisa so estabiliza novamente com tpa´s, certo?!

 

Na rua não pode ser.. ou pelo menos não deve, digo eu.

Outra.. num aquario tao grande como um 200lts mudar 30% da agua significa que, a menos que estejas no pico do verão.. a agua vai para o aquario geladinha da vida.. Desce a temperatura a pique e pimba.. choque termico nos bichos.. vá de problemas para resolver.

Aquarios pequenos tens a hipotese de meter a agua num baldinho ou garrafoes.. metes num canto as 24h a evaporar o cloro e depois podes aquecer ligeiramente.. amornar, num tacho ao lume ate ter a agua a uma temperatura tépida antes de espetares com ela no aquario. Certo?

 

Vai la aquecer num tacho 70lts de agua....!!! Eu tenho um aqua de 200lts e fazer a tpa daquilo é mesmo aqua corrente com ph a 0.7 ja de rede mesmo, a sair da torneira á temperatura da pele e carregar 7 baldes de agua com 10lts cada para o aquario e acondicionador e bacterias em quantidade correspondente. É tarefa para no minimo 40minutos.

 

Eu só nao estou a ver o rui a dar conta de semelhante situação .. pelo menos com a bagagem informativa que tem actualmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

karikas, ola :)

Sim, ok mas isso porque o repouso por 24h elimina o cloro da agua. Evapora, logo não precisas de anti-cloro.

Mas isso só é viável em aquarios de pequenas.. vá, médias dimensões.

 

Diz lá onde é que se enfiam cerca de 70lts de agua em casa a repousar, durante dois dias, sem contaminar com nada, todas as semanas as vezs ate mais do que 1x?! Sim porque quando os niveis de amônia ou nitritos as vezes disparam e sobem descontroladamente a coisa so estabiliza novamente com tpa´s, certo?!

 

Na rua não pode ser.. ou pelo menos não deve, digo eu.

Outra.. num aquario tao grande como um 200lts mudar 30% da agua significa que, a menos que estejas no pico do verão.. a agua vai para o aquario geladinha da vida.. Desce a temperatura a pique e pimba.. choque termico nos bichos.. vá de problemas para resolver.

Aquarios pequenos tens a hipotese de meter a agua num baldinho ou garrafoes.. metes num canto as 24h a evaporar o cloro e depois podes aquecer ligeiramente.. amornar, num tacho ao lume ate ter a agua a uma temperatura tépida antes de espetares com ela no aquario. Certo?

 

Vai la aquecer num tacho 70lts de agua....!!! Eu tenho um aqua de 200lts e fazer a tpa daquilo é mesmo aqua corrente com ph a 0.7 ja de rede mesmo, a sair da torneira á temperatura da pele e carregar 7 baldes de agua com 10lts cada para o aquario e acondicionador e bacterias em quantidade correspondente. É tarefa para no minimo 40minutos.

 

Eu só nao estou a ver o rui a dar conta de semelhante situação .. pelo menos com a bagagem informativa que tem actualmente.

 

Boas,

 

Eu acredito que tu estejas a tentar dar algumas dicas, mas algumas coisas que dizes não são assim tão certas.

 

É possível utilizar substratos para plantas (tipicamente terrestres) em aquariofilia. Há casos de optimos resultados com eles, a nível de plantados. Com um curso agrícola e alguma pesquisa eu acredito que ele consiga perceber quais são os componentes apropriados para um substrato para aquários. Claro que é mais seguro comprares algo já testado, mas se fizeres uma análise aos substratos à venda aquilo é pouco mais ou menos terra. Não tem pózinhos mágicos, o mesmo acontece com os fertilizantes e outros produtos usados habitualmente.

 

Não é necessário usar anti-cloro (até à semana passada tinha um aquario montado com 550L e nunca fiz uso disso, tenho outro com 500L e continuo a não usar), não digo que não possa ser útil em caso de emergencia. Se fizeres as tpas devagar a temperatura não vai baixar muito.

 

Não precisas de bactérias. Ou vá, produtos que adicionem bactérias. Eu digo-te, já montei aquários num dia com peixes directamente sem problemas nenhums. Basta que tenhas algumas matérias cicladas e atenção.

 

Não tem problema nenhum usares folhas no aquário. Desde que sejam de árvores proprias para tal (e não precisas de comprar folhas numa loja a 50cent a folha). Já usei folhas de guabeira sem problema nenhum, apenas pelo aspecto que davam (e eventualmente taninos, etc)

 

 

Outras coisas que reparei em relação ao teu processo de TPA que não percebi bem. Tu usas água directamente da torneira no aquário, certo? E aqueces essa água com algum esquentador/outro dispositivo até estar à temperatura da pele?

 

Se for isso, é errado. Ao aqueceres a água, na canalização (pode conter cobre), vais introduzir cobre na água que é muito mal tolerado por certos seres vivos. Outra questão é que introduzes gases disolvidos na água, que podem provocar problemas nos peixes (é raro, mas pode acontecer com TPA's maiores), os introduzires CO2 na agua, que vai provocar oscilações e pode provocar o aparecimento de algas.

 

 

Relativamente ao aquário, falta aí qualquer coisa. E a falta de dinheiro não é desculpa para tudo.

 

Ahh, a escala de de ph é de 0 a 14. 0.7 é um ph ácido (não tens peixes a esse nível certamente). 7 é o valor neutro. Mas a maior parte dos peixes mais comuns são bastante resistentes e conseguem-se habituar a outras ph (dentro de um certo limite) se for bem feito.

Editado por jacjac
  • Votar + 1

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.