Melanoides tuberculata


SérgioSF

Recommended Posts

Olá.

 

Tenho um comunitário de 190 litros.

Actualmente, o número de malanoides está bastante elevado. Durante o dia estão enterrados. À noite saem e espalham-se um pouco por todo o aquário, em particular no vidro.

Já li um pouco sobre o assunto e em particular as vantagens e desvantagens desta espécie.

Há quem diga que são úteis porque promovem a oxigenação do areão e porque comem os restos de comida.

Como desvantagem os seus dejetos aumentam a carga orgânica.

Quando estão em excesso mordiscam as plantas mais tenras?

Devo manté-los tal como estão ou arranjo alguns exemplares de Helena para os controlar?

 

Obrigado.

 

Cps.

 

Sérgio

-----Sérgio Ferreira-----

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Sérgio,

 

Eu pessoalmente gosto muito de ter melanoides em aquários com plantas por vários motivos... E até que são bichos engraçados, com umas cores e padrões engraçados. Mas se o aquário for sobre-alimentado a verdade é que é por eles que se nota esse facto, que começam logo a reproduzir que nem coelhos, e o problema é que nem se vê os ovos!

 

Se conseguires manter até 1-2 melanoides por litro de água, não há problema nenhum... Mas se vires que começas a ter mais melanoides que água, o melhor será mesmo 'contratar' umas helenas para tomar conta do assunto. Mas terás que ter cuidado para que as helenas não façam o mesmo também ;)

 

Mais uma vez, é a minha opinião pessoal...

 

cumps, David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho melanoides, mas estão controlados pelas helenas.

inicialmente não achei que fossem em demasia, mas começaram a ser muitos e baixei o número com as helenas.

é tudo uma questão de gostos.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela vossa opinião, Robin e David.

Acabo sempre por colocar comida de forma moderada porque tenho um número significativo de peixes de fundo:

9 kuhlis; 3 ancistrus; 3 coridoras panda e 8 coridoras anaeus.

Vou portanto seguir o vosso conselho e recrutar alguns Helena. :smile2:

 

Obrigado!

 

Cps.

 

Sérgio

-----Sérgio Ferreira-----

Link to comment
Partilhar nas redes sociais