Recommended Posts

Publicado (editado)

Hoje de manha deparei-me com uma das 2 Corydoras completamente sem cauda. Separei-a para uma maternidade, caso seja ataque de outro peixe.

Foto:

cory.jpg

Tenho também uma maternidade de 2L externa onde estão 2 platy bebés.

Há 2 dias atras cheguei a casa e tinha um guppy, ou melhor apenas o tronco, a boiar, com o resto todo comido. Aparentemente estava tudo ok.

Já tenho este setup com estes peixes há pelo menos 2 meses.

Reparei melhor noutros peixes e pelo menos um platy

Parametros da agua:

Temperatura: 26º

PH 7.5/8.0

KH 5.0 (baixou, nao sei pq)

GH 13

NO3 25mg/l - tenho bastantes peixes no aquario, daí ter que fazer todas as semanas tpas de 30%.

O resto dos parametros parece-me normal.

O ph é estranho porque naquelas fitas de 6 em 1 da JBL apresentava-se 6.5/7. Fiz agora com o kit da SERA - de gotas - e deu-me 7.5/8.0

A nivel de fauna e flora está descrito aqui (aqua de 50L). Tenho filtragem no maximo com o tetratec ex600.

Pesquisei algumas coisas e encontrei possiveis causas:

1. Ataque do Gyrinocheilus aymonieri - quando o comprei supostamente seria um Otocinclus, mas afinal não é. Raio de lojas!
  2. Comida a mais ter alterado qualquer coisa na agua
  3. Temperatura estava a 27,5º mas baixou nos ultimos dias para 26º
  4. Algo bactereológico. Nadadeira Roídas ou Apodrecidas segundo este tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=82

Aumentei para 28º a agua e adicionei no aquário, Aquadur.

A minha aposta vai para o 1º. Tenho-o viste demasiado frenético inclusive atrás de alguns peixes em curtas investidas. Até hoje aquando da pesquisa nunca me passou pela cabeça que este peixe pudesse atacar outros. Pensei que só se preocupava com algas.

O que poderá ser? Alguem me ajuda?

O PH está num nivel aceitável para a fauna que tenho? Para aumentar o KH é oxigenar mais a agua?

Tenho disponivel esha 2000, backopur, esha optima, esha exit.

Gostava imenso de poder salvar esta cory e prevenir futuras mortes.

Obrigado

Editado por Ivan Pereira
Publicado:

Não percebendo muito disto, mas tendo em conta que o guppy estava a meio, não me parece que seja Algo bactereológico. Nadadeira Roídas ou Apodrecidas.

Aposto mais no Gyrinocheilus aymonieri, parece que pode ser muito territorial e agressivo ou no Betta, embora ache a cory muito grande p ele atacar...

De qualquer maneira, estes 2 peixes estão a mais no comunitário, podem dar mais problemas.

[hr]

Zeisses | Aqua 60l

Publicado:

Não percebendo muito disto, mas tendo em conta que o guppy estava a meio, não me parece que seja Algo bactereológico. Nadadeira Roídas ou Apodrecidas.

Aposto mais no Gyrinocheilus aymonieri, parece que pode ser muito territorial e agressivo ou no Betta, embora ache a cory muito grande p ele atacar...

De qualquer maneira, estes 2 peixes estão a mais no comunitário, podem dar mais problemas.

O betta anda sempre sossegado e já é habitante há bem mais tempo que o Gyrinocheilus aymonieri. Alias ja vi o betta diversas vezes a fugir dele.

Os parametros da agua estão bons no que toca a PH, KH e GH?

Publicado: (editado)

Não percebo muito (ainda) dos parametros, mas fui ao site da Sera:

Assumindo o valor de ph de 8, com 7,5 está OK

A análise dos seus valores de água produziu os seguntes resultados:

Voltar para o início
Resultado
85%
notgood.gif
Tipo de água: Aquário comunitário
Os valores da água do seu aquário não estão ideais. Por favor consulte o vendedor da loja de aquariofilia e espere antes de comprar peixes novos.
ph-g.gif
Valor medido: 8,00
opt1.jpg

Valores ideais entre: 7,00 e 7,50

Este valor está ligeiramene alto.

Causas Possíveis causas de valor pH alto demais ou que esteja aumentando: alimentação CO2, rochas com teor calcário no aquário.
Medidas recomendadas - aumentar a dosagem CO2;
- garantir que CO2 não seja removido da água pelo aerador;
- se necessário, remover a rocha com teor calcário;
Produtos recomendados
gh-g.gif
Valor medido: 13,00 Drops
opt0.jpg

Valores ideais entre: 5,00 Drops e 15,00 Drops

O resultado encontra-se dentro das tolerâncias.

kh-g.gif
Valor medido: 5,00 Drops
opt0.jpg

Valores ideais entre: 5,00 Drops e 8,00 Drops

O resultado encontra-se dentro das tolerâncias.

no3-g.gif
Valor medido: 25,00 mg/l
opt1.jpg

Valores ideais: < 25,00 mg/l

Este valor está ligeiramene alto.

Causas Água de torneira poluída, troca de água feita raramente, pouca vegetação, grande quantidade de peixes, alimentação excessiva, produtos de acondicionamento ou fertilização não adequados (por ex. adubo para plantas ornamentais). Nitrato é um produto final não-nocivo do ciclo químico de azoto. Ele enfraquece o sistema imune dos peixes, ou seja, os peixes ficam mais susceptíveis às doeças e as cores dos peixes ficam sem brilho. Além do mais, nitrato em concentrações mais elevadas (mais 50 mg/l) promove, além do mais, o crescimento de algas de azoto (algas tipo verde-azul, fio de barba e pincel).
Medidas recomendadas Trocar a água regularmente por água com pouco nitrato (min. 20 % por semana), colocar mais plantas, estabelecer condições ideais de crescimento para as plantas (fertilização, iluminação), talvez reduzir a quantidade de peixes e a alimentação, evitar produtos de tratamento que contenham nitrato.
Use sera aquatan para proteger as membranas mucosas dos seus peixes e reduzir o estresse caso os valores da água não estejam ideais.
Recomenda-se adicionar sera bio nitrivec e sera toxivec uma vez por semana ao aquário.
Dosagem:
sera bio nitrivec: 1 Tampa(s) ou 10 ml por 25 litros de água
sera toxivec: 0,5 Tampa(s) ou 5 ml por 20 litros de água
Deveria trocar a água 2 vezes por semana após as instrucções prévias. Esta medida serve para optimizar os valores de água rapidamente.
Testar de novo no dia 06.11.2013
Editado por ThunderDrum

[hr]

Zeisses | Aqua 60l

Publicado:

Alguem tem más experiencias com estes peixes Gyrinocheilus aymonieri ?

Queria saber se o retiro do aqua ou não.

Tenho 2 Gyrinocheilus aymonieri um com +/-17cms e outro +/-10cms. Estão num comunitário de 400 litros e nunca vi eles a atacar nenhum peixe.

Editado por cmogsantos
Publicado:

Tenho 2 Gyrinocheilus aymonieri um com +/-17cms e outro +/-10cms. Estão num comunitário de 400 litros e nunca vi eles a atacar nenhum peixe.

Pela foto parece-te ataque ou bacteria?

Já repareste da boca do Gyrinocheilus aymonieri, achas que ela pode "ratar" a cauda duma cory? Eu acho que não!!!!

Mas também acho que não é ataque bacterológico.

....Mas, eu seguia este conselho, claro num aquário "hospital" isolado de todos outros peixes.

Use sera aquatan para proteger as membranas mucosas dos seus peixes e reduzir o estresse caso os valores da água não estejam ideais.

Recomenda-se adicionar sera bio nitrivec e sera toxivec uma vez por semana ao aquário.
Dosagem:
Editado por cmogsantos
Publicado:

Já repareste da boca do Gyrinocheilus aymonieri, achas que ela pode "ratar" a cauda duma cory? Eu acho que não!!!!

Mas também acho que não é ataque bacterológico.

....Mas, eu seguia este conselho, claro num aquário "hospital" isolado de todos outros peixes.

Dosagem:

Isso foi o que sempre pensei. Mas o que é certo é que a corydora ficou naquele estado.

Cosumto adicionar sempre SERA aquatan nas trocas de agua.

Desta ultima vez um dos garrafoes que estava aberto na varanda tinha um bocado de agua da chuva, que aproveitei. Poderá ter alguma coisa a ver? Poderá ter apanhado qualquer bicho ou bactéria?

Pelo sim pelo não adicionei uma dose de aquatan no aquário. toxivec não tenho. Tenho que arranjar. Pelo que vejo devo passar a usar semanalmente correcto?

Mais uma vez obrigado

Publicado:

Eu não costumo usar produtos "químicos" nas TPA's, coloco na varanda, durante 48/72 horas, garrafões de agua a 5/6(quase, mas não cheios) para o cloro evaporar e mais nada, mas cada caso é um caso. No caso de TPA's semanais não precisas de usar nada, só em casos excepcionais, caso de algas ou picos de nitritos/fosfatos.

Publicado:

A coitada da Corydora ainda vive. Está na maternidade junto a 2 platys com 3 semanas. Mas está sempre num canto. Nem sei se deito uma ou outra bola de comida para ver se come.

Publicado:

A Cory tem se safado. Está a dar-se relativamente bem na maternidade. Hoje pensei eu junta-la de volta no aquario, pois talvez pudesse ser melhor para ela. Mas mal a pus no aquário principal, ela ficou parada em cima de uma planta durante uns 20seg, onde vieram logo os 4 neon tetra bicar-lhe a cauda. Retirei-a imediatamente de volta para a maternidade.

Agora fiquei bastante confuso :unsure: . Já tinha reparado que sempre que algum peixe morria, ou até quando uma guppy abortou, estes neons comportavam-se um bocado como necrofagos. Estes peixes atacam outros mais debilitados?

Publicado:

Não culpes os neons tinha guppies com 2-3cm num Aqua com um cardume de neons até à bem pouco tempo os mudar para outro aquário com discus.

Betta não sei se será eu já tive um no Aqua comunitário macho ( neste momento tenho lá duas fêmeas) e nunca fez mal a ninguém.

Não tens mais peixes, sem ser o betta, os neons, a cory, possivelmente platys adultos e Gyrinocheilus aymonieri.