Estrutura Aquário - Por que medidas optar


Recommended Posts

Bom dia,

 

Estou em projecto de construir uma armação em Aço Galvanizado para um aquário que está em fabrico, de 220 x 65 x 60 (CxLxA).

 

Com este tópico, queria opiniões de quem tivesse este tipo de estrutura, no que diz respeito ás dimensões adequadas dos tubos.

 

As opções que equacionei são:

 

A) 30x30 em 1,5 espessura
B) 30x30 em 2,0 espessura
C) 40x40 em 1,5 espessura
D) 40x40 em 2,0 espessura

 

O Layout será quadrado de 4 travas verticais e horizontais - | | | | .

 

Da medida menor á maior que dei, em termos práticos a nível de segurança, existe diferença ? São 19 Metros de Aço galvanizado distribuido por toda a armação.

 

Não consigo perceber se o que é mais importante no reforço da estrutura é o seu diametro ou a sua espessura.

 

Qual das opções têm e\ou recomendam ?

 

Obrigado pelo vosso tempo e auxilio,
Cumprimentos, André

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao aumentares a espessura aumentas a resistência do material, ao aumentares o diâmetro, aumentas a distribuição do peso.
Se a diferença de preço não for muito grande, maior é melhor (mas isso já sabias).

 

Deve haver um sitio ou alguem que saiba fazer essas contas... ;)

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao aumentares a espessura aumentas a resistência do material, ao aumentares o diâmetro, aumentas a distribuição do peso.

Se a diferença de preço não for muito grande, maior é melhor (mas isso já sabias).

 

Deve haver um sitio ou alguem que saiba fazer essas contas... ;)

 

Boas,

 

Obrigado desde já pela explicação teórica da coisa, ajuda a assentar ideias.

 

O que eu queria era mesmo ter feedback de alguém que tenha estruturas, feedback prático, do que escolheu, o que suporta, há quanto tempo tem, se cedeu ou não.

 

Quero gastar o menos possível, para ter o necessário e justificável para ter o aquário mencionado, e não um avião :)

 

As diferenças não são muito significativas se estivermos com alguma folga de carteira, mas consegue-se poupar o suficiente para duas latas de tinta\esmalte necessárias á obra total da estrutura, o que é importante.

 

Eles nas lojas de aquariofilia eles têm de 30x30, agora não sei a espessura, para um aquário de 200 x 70 x 60 ... mas ... !

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não pedes um orçamento em algum lado e vez o que eles recomendam? Pergunta mesmo qual a espessura e diâmetro que te iriam fornecer.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqua 150x80x80cm - estrutura tubos 4x4cm 1,5mm 3 traves veticais (x2)

 

vão 5 anos e já mudou (com o aqua a 1/2 de água) 2 vezes de sitio (sempre a puxar pela estrutura). está como novo.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não pedes um orçamento em algum lado e vez o que eles recomendam? Pergunta mesmo qual a espessura e diâmetro que te iriam fornecer.

 

Precisamente porque ja me deram orçamentos de 40x40 e 50x50...e em lojas vejo 30x30 de fabrincantes como a scalare.

 

: \

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, pelo preço, estou inclinado para os de 40x40 ... a dúvida está mais nos de 1,5 mm, comum, ou os 2,0 mm espessura.

 

O aquário ultrapassa um pouco o standard no comprimento, 220 x 65 x 60 (CxLxA).

 

O dinheiro que poupava na espessura dava para 2 latas de tinta e mais uns trocos...

 

Mais casos reais como os do Ricardo.Fonseca ?

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.