Aquariofilia - o Início


louie_corse

Recommended Posts

Olá amigos

Chamo-me Luís e sou de Vila do Conde

Interessei-me por esta área devido ao enorme gosto por animais, mas também pelo facto de o meu horário laboral não me permitir ter um amigo de 4 patas.

Comecei a ganhar o bichinho da aquariofilia e estou a gostar de aprender sobre este hobbie

 

Amanha irei comprar um aquário 40x20x25 usado, para iniciar-me e também tem as medidas ideais para colocar na Cozinha.

 

Estejam à vontade para me inundar de conselhos pois sou completamente newbie nisto! :ph34r:

 

Em principio irei buscar um pouco de areia grossa à praia. Já li que tem que ser lavada e fervida antes de colocar no aquário.

 

Pelo tamanho, em principio apenas terá 3 ou 4 peixes. Será de água doce e fria (para começar penso que seja o mais fácil).

Que equipamento devo utilizar. Bomba, filtro, etc?

 

Agradeço desde já a vossa ajuda!

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo a este mundo.

 

Ao contrário do que se pensa, peixes de água fria não são adequados para aquários pequenos, como é o teu caso.... precisam de muitos e muitos litros de água.

 

Pesquisa por peixes pequenos de água doce, invertebrados e algumas plantas de fácil manutenção.

 

A diferença de água fria para quente é um termostato verifica se não podes adquirir um.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo

Obrigado pela recepção

 

Estou a percorrer alguns tópicos nesta secção, mas para iniciar é mesmo muita informação :coffee:

 

Agradecia uma ajudinha no tipo de equipamentos que devo ter: Bomba, filtro, termóstato, luz, etc

Pelas contas há-de ter entre 15-20L...

 

Vou investigar a questão do termostato então ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estes tipo de perguntas devem ser as mais comuns :)

 

Eu tambem pensei que ter um cometa ou kinglio seria engraçado pois era mais "facil" e mais resistentes, mas a verdade é que para os ter, sai muito mais caro,

 

 

Um aquario de 60lt custa 50 euros, poupas agora, investes daqui a um mes ou dois e ficas com um sistema bom para sustentares 1 cardume de peixes e invertebrados, ficando o aquario muito mais bonito :)

  • Votar + 2

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago

 

Primeiro tenho que ir pesquisar essas espécies, pois não conheço mesmo nada :oops: , mas penso que te estás a referir a espécies de água doce fria. Porque dizes que fica mais caro??

 

O tamanho do aquário é o que se enquadra num parapeito que tenho a dividir a cozinha da lavandaria.

É claro que o bichinho crescendo, não demora muito a comprar uma grandalhão...mas isso é só depois de saber muito mais do que o que sei neste momento! :blush:

 

De todo o modo, relativamente ao termostato, já vi a venda de 100W por 8€, por isso, não será pelo custo que não terei água quente (eu sei que depois também consome, mas não deve ser muito)

Também não deve apanhar sol pois não? Senão é só algas certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pesquisa bem pois as escolhas que agora queres fazer, mais tarde vão morder-te :)

Sai mais caro pois para peixes de água fria, tens de ter aquário de 100lt para cima, pois eles crescem á volta dos 30-50cm!

Se metes um neste aquário, precisas de um filtro bem forte pois eles são bem porquinhos, e alem disto, mais cedo ou mais tarde ele morre por falta de espaço, e eles vivem muitos muitos anos!

 

Se este aquário é o que podes ter, então escolhe peixes de água quente e pequenos, tal como o tetra innesi(neon), rasboras mosquitos, camarões red cherry,

São só exemplos, mas são exemplares de 2-4 cm de comprimento em adultos,

 

Convém ires pensando em primeiro poupar o suficiente para depois poderes investir em material bom e douradoro, tal como um termostato que não seja um perigo constante de colar e ir até temperaturas de 32ºc!

 

Nada melhor que esta FAQ: Iniciação ao Aquário de Água Doce

  • Votar + 1

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal

Bem, isto é que é sorte. Hoje ia comprar um aquário 40x25x20. Nanoaquário portanto.

À hora de almoço ofereceram-me um micro...60x30x30!

Vem com bomba, termostato, rede.

 

Tenho que o limpar, visto que estava encostado há uns anos. Basta passar abundantemente por água ou é melhor desinfectar com lixivia primeiro?

 

Obrigado pelas dicas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem vindo.

Eu não usava lixivia mas.

 

preferia lavar com agua corrente e quente (ate podes passar depois com agua a ferver para queimar o lixo todo), limpar bem sem uso de detergentes....

 

a bomba podes ate por a trabalhar umas horas com o aquario cheio para ir saindo o lixo acumulado testar o termostato, se for com auxilio de um termómetro para ver se a agua mantem a temperatura e se trabalha bem... ou seja fazer um teste a tudo...

enquanto isso ias estudar a fauna e a flora....

mas como foi dito agua quente sem duvida para essas medidas, ate podes passar pelos classificados aqui no fórum estão a vender uns peixes e camarões e começas por ai, ( acho que falei bem também sou novo nisto)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário de dimensoes iguais ás minhas :)

 

Limpa isso brm com alcool que tambem ajuda

Lixovia nao porque fica entranhada e é desnecessario,

Como o camarada de cima disse e bem, enche todo e testa para ver se tudo funciona bem e se o aquario nao verte águas,

 

Agora aconselhote um filtro externo, ficas bem servido por causa de haver muito espaco para materias filtrantes :)

 

Fauna é a ultima coisa e aconselhote a pensar bem no que queres antes de fazer seja o que for :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As dúvidas que ainda tens, podes esclarecê-las, se quiseres investir um bocadinho de tempo, neste mesmo fórum.

Já vi, estas mesmas perguntas, respondidas anteriormente.

O primeiro princípio de todos os bons aquarofilistas é a busca do bem-estar dos seres vivos que estão à sua responsabilidade. Para isso buscam informação, antes de irem gastar dinheiro em compras mal feitas.

 

Os conselhos que tens recebido até aqui, são muito bons. Se quiseres seguir o meu, óptimo.

 

Abraxu,

capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem stress. É bem mais fácil do que possa parecer à primeira vista.

Basta um pouquinho de bom senso e vontade de aprender.

 

Vais ver que daqui a pouco tempo, já serás tu a recomendar a aquariofilia aos teus amigos e a dizeres que é bem menos trabalhoso ter um aquário do que, TODOS OS DIAS, ir á rua passear o cão ou TODOS OS DIAS despejar o caixotinho das necessidades do gato.

 

 

O relaxamento e o prazer que se retiram da observação de um aquário bem tratado, compensam muito.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...o meu início neste mundo foi muito desastrado.

Comecei logo por danificar o aquario! cabecaduracabecadura

 

Virei água muito quente para limpar/desinfectar e o vidro da base estalou!!

Provavelmente também já estaria sentido porque a rachadela começou numa beira que já faltava uma lascazita.

 

O que fazer agora? Dá para arranjar? Arranjo um vidro novo e colo em substituição deste? Qual o silicone adequado?

Ficam os fotos da asneira

 

m9hj.jpg

 

6jbs.jpg

 

 

Aproveito também para vos questionar sobre estes equipamentos e para que se utilizam??

 

Saem bolhas de ar pela pedra rectangular na extremidade do tubo

 

9uxw.jpg

 

Isto sei que é o termsotato...mas não tem regulador. Será que já vem com uma temperatura pré-definida?

 

4ujl.jpg

 

Depois tenho estes dois objectos. Um tubo de borracha com um estrangulador e o da direita, dois tubos juntos...

 

3cfr.jpg

 

 

O que faço amigos? Reparo ou procuro outro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Txi, para arranjares isto só fundindo o que não é nada fácil :/

 

A pedra rectangular serve mesmo para isto, para dispersar melhor o ar, pois a máquina é uma bomba de ar que não se coloca dentro do aquario :)

 

Não gosto de um termostato que não regula temperatura pois nada te diz que os 25ºc (por exemplo) que está feito para atingir, vai funcionar no teu aquário, e um que regula sempre dá para afinar,

 

Os tubos que tens na foto arranjas novos muito barato :)

  • Votar + 1

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Txi, para arranjares isto só fundindo o que não é nada fácil :/

 

A pedra rectangular serve mesmo para isto, para dispersar melhor o ar, pois a máquina é uma bomba de ar que não se coloca dentro do aquario :)

 

Não gosto de um termostato que não regula temperatura pois nada te diz que os 25ºc (por exemplo) que está feito para atingir, vai funcionar no teu aquário, e um que regula sempre dá para afinar,

 

Os tubos que tens na foto arranjas novos muito barato :)

 

 

quando eu referi reparar, queria dizer comprar um vidro novo 60x30 com 5mm, tirar o que estalou e colar um novo com silicone próprio. Ou é muita lavoura?

 

Ou seja, tenho uma bomba de ar, um termóstato sem regulação. Até aqui tudo bem. Os tubos, eu queria era saber para que função servem. Eu sei que estão velhos... :ph34r:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esses dois tubos juntos fazem-me lembrar uma instalação de filtro de fundo.

A ver se te consigo dar uma ideia de como funcionava...

Era colocada uma placa ranhurada, em plástico, por baixo do areão. A agua era "filtrada" pelo areão e ficava debaixo da placa.A bomba de ar enviava o ar para baixo da placa através do tubo mais fino. O ar "empurrava" a água que iria sair no topo do tubo mais grosso.

Quando surgiram os filtros exteriores, mais eficazes, os de fundo desapareceram.

 

Hoje em dia só uso a bomba de ar para a produção de artémia salina.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao vidro, talvez um bom vidraceiro te faça esse trabalho. Tem de ser alguém que já tenha experiência em fazer aquas...

Também podes tentar substituir tu.

Tens de arranjar silicone próprio para aquário e vedar muito bem. Um trabalho mal feito pode vir a dar grandes dores de cabeça, mais tarde.

 

Em relação ao termostato, existiam alguns em que a regulação se fazia enroscando ou dsenroscando a cabeça preta, como se fosse uma tampa de garrafa.

Mas bastava pores dentro de água e ires vendo, com um termómetro, a que temperatura a água ficava, ao fim de uns dois dias. Se se mantivesse estável entre os 24º e os 28º, porquê ir gastar dinheiro a comprar outro?

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos

Após a tragédia da última semana, arranjei hoje um nano aqua...como queria inicialmente dado o espaço disponivel.

 

É um 40x20x25 e enchi até aos 16L (40x20x20)

 

azyx.jpg
Neste momento está limpinho, coloquei água da torneira para ir perdendo o cloro, pus a panóplia de ornamentos que vinham com ele a ferver para desinfectar, enquanto vou tirando umas ideias para a decoração.
Seguindo a regra do 1cm por litro, talvez coloque 2 ou 3 habitantes. Precisava de umas opiniões vossas.
Posso colocar também uns caracóis ou camarões? quais as especies de peixes que não os comam? :ph34r:
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos

Ontem foi dia de testar os equipamentos. O aqua será para ficar neste "parapeito" divisório da cozinha e lavandaria. A largura é a exacta.

 

1t3f.jpg

 

r0hb.jpg

 

O termostato funcionou bem as 2/3 primeiras vezes. Estava a manter a temperatura entre os 23/24ºC

 

o8gn.jpg

 

1bnd.jpg

 

Depois notei que nunca mais desligava e deixei estar para ver até onde ia. Quando o desliguei já ia nos 27ºC quase 28ºC.

se calhar não estará assim tão bom, mas consigo dar a volta a este "problema".

 

Outra coisa que achei é que a bomba de ar que tenho é demasiado forte. Coloca-me a superfície da água completamente borbulhenta, parece água a ferver. É mesmo assim ou devo reduzir?

 

tcmh.jpg

 

aule.jpg

 

 

Ajuda sobre filtro a escolher por favor.

Tenho visto uns de mochila. Dão para instalar com estas tampas de vidro?

Preciso da vossa ajuda para começar a pensar nos habitantes...

Editado por louie_corse
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro de mochila dá mas terás que deixar uma das tampas um pouco aberta.

Na minha opinião esquecia a bomba de ar...raramente faz sentido e com essas dimensões ainda menos.

 

Obrigado pela ajuda

Vou esquecer a bomba de ar mesmo.

 

Entre filtro de mochila ou filtro interno qual escolhiam para este nano?

Estes filtros já trazem bomba certo?

 

Fala-se em filtragem biológica. Colocando por exemplo uma camada de areão no fundo do Aqua, as bactérias que se criam e se agarram ao areão não são suficientes para anular a amónia? Será necessário SEMPRE um filtro com aquela esponja dentro?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu prefiro os de mochila, e sim regra geral já todos trazem motor.

as bactérias fixam-se por todo o lado, no entanto, teoricamente é pelo filtro que circulará toda a água levando restos de comida e excremento dos peixes permitindo as bactérias actuar sobre grande parte dessa agua.

A esponja apenas faz uma filtragem mecânica, as cerâmicas/biobolas, etc,etc é que fazem uma filtragem biológica.

Convém teres sempre estes dois tipos de matéria filtrante (biológica e mecânica) a química há quem use sempre, há quem use especificamente só após tratamentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu prefiro os de mochila, e sim regra geral já todos trazem motor.

as bactérias fixam-se por todo o lado, no entanto, teoricamente é pelo filtro que circulará toda a água levando restos de comida e excremento dos peixes permitindo as bactérias actuar sobre grande parte dessa agua.

A esponja apenas faz uma filtragem mecânica, as cerâmicas/biobolas, etc,etc é que fazem uma filtragem biológica.

Convém teres sempre estes dois tipos de matéria filtrante (biológica e mecânica) a química há quem use sempre, há quem use especificamente só após tratamentos.

 

Pois, no meu caso, em que o aqua já minúsculo, um filtro interno ainda iria roubar mais espaço.

Okapa, vou decidir por um de mochila de 120l/h (o aqua leva 16L)...

 

Muito obrigado Manuel pela ajuda. Já andava aqui há uns dias sem saber o que fazer e com a água lá parada no aqua... :dance:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos

Adquiri um filtro de mochila de 240 l/h. Dizia na embalagem que dava para aquas até 6gUS, logo ligeiramente acima da capacidade do meu aqua.

Depois adquiri comida (flocos) para ir colocando no aqua e assim começar o ciclo do azoto.

Quem me vendeu a comida foi muito simpatico a acabou por me oferecer um pouco de água "suja" do seu aqua. Desta forma pude encher o filtro com esta água, despejei a restante para o aqua e liguei a bomba. Neste momento tenho o filtro cheio de matéria orgânica na esperança de me poupar uns dias no ciclo. Disse-me que ao fim de uns 4 a 5 dias estaria pronto a receber os visitantes.

 

De manha fui recolher areia à praia e tratei da decoração. a areia foi bem lavada antes de ser introduzida e os objectos fervidos.

Que tal o cenário de naufrágio?? :ph34r:

 

co0k.jpg
Para habitantes planeio uns tetras cardinal e pra já chega. Que acham?
Se entretanto arranjar alguma planta...talvez um ou dois red cherry
Opiniões?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.