Aquariofilia - o Início


louie_corse

Recommended Posts

Ao que está a acontecer, entre os teus peixes, chama-se incompatibilidade... :chair:

Esses ataques continuados, são como o bulling entre os miúdos, nas escolas.

Os ataques mesmo que não sejam extremamente violentos, causam stress aos peixes, e podem acabar na morte de um deles.

Por isso é que é necessário conhecer a "ficha técnica" dos peixes, antes de pensar em adquiri-los.

Os desiquilíbrios que possam existir na qualidade da água, a falta de plantas naturais, os ruídos ou vibrações exteriores, também são factores que podem influenciar esses comportamentos.

Editado por capagebe

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo

 

Quanto a factores externos...eles passam a maior parte do dia sozinhos em casa. Dou de comer as 8h30 e depois à hora de jantar que é quando chego a casa.

Quanto à qualidade da água, confesso que ainda não a analisei. A ver se esta semana me chega o teste de pH. Depois vou comprar um de Nitratos e Amónia. Amanhã também vou limpar o filtro e fazer uma TPA.

 

Quanto ao temperamento do barbo, como é um peixe de cardume (fui enganado pela vendedora) talvez com outros lá metidos a coisa melhore porque já tem com quem "se entreter" :D

 

Também ando há procura de uma planta para colocar para ajudar na biologia do aquario...mas não é fácil. Não há nenhuma loja perto de mim. Tenho procurado no OLX. Este fim de semana fui à ZOO feira no Parque Nascente, mas não me agradou muito. Vi vários peixes mortos nos vários aquários que eles têm...dá um bocado de mau aspecto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ola amigos,

Actualizando um pouco este tópico, já fiz algumas alterações ao aqua.

Em primeiro lugar, os bichanos já se dão bem. Estão montes de vezes juntinhos e sem stress. Acho piada ao limpa-vidros que, com o cair da noite se recolhe em "casa" (leia-se dentro do barquinho ornamental)

 

Entretanto também arranjei uns caracóis que estão a ajudar e bem na limpeza (posso dizer que fiquei impressionado com a eficácia) e arranjei também um pés de limnophila sessiliflora para ajudar a estabilizar o aqua.

Entretanto comprei também um teste de pH. Está nos 7,8 mais ou menos.

 

Entre hoje e amanhã vou fazer a segunda TPA. Acham que posso colocar os peixes durante uns minutos numa bacia com água do aqua?

É que queria agitar bem o fundo e tentar apanhar o máximo de porcaria para depois repor agua nova, que já está no garrafão a arejar há quase 3 dias.

 

Entretanto, desde que coloquei as plantas, aparece-me uma espuma à superfície. Não é bem espuma, é um aglomerado de bolhinhas. São as plantas que as libertam? Há necessidade de tomar alguma acção? Neste momento só tem luz natural...será que aguenta esta planta só com luz natural?

 

Obrigado desde já pelas dicas. Deixo umas fotos do aqua

 

mt5n.jpg

 

r9ix.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amigos,

Actualizando um pouco este tópico, já fiz algumas alterações ao aqua.

Em primeiro lugar, os bichanos já se dão bem. Estão montes de vezes juntinhos e sem stress. Acho piada ao limpa-vidros que, com o cair da noite se recolhe em "casa" (leia-se dentro do barquinho ornamental)

 

Entretanto também arranjei uns caracóis que estão a ajudar e bem na limpeza (posso dizer que fiquei impressionado com a eficácia) e arranjei também um pés de limnophila sessiliflora para ajudar a estabilizar o aqua.

Entretanto comprei também um teste de pH. Está nos 7,8 mais ou menos.

 

Entre hoje e amanhã vou fazer a segunda TPA. Acham que posso colocar os peixes durante uns minutos numa bacia com água do aqua?

É que queria agitar bem o fundo e tentar apanhar o máximo de porcaria para depois repor agua nova, que já está no garrafão a arejar há quase 3 dias.

 

Entretanto, desde que coloquei as plantas, aparece-me uma espuma à superfície. Não é bem espuma, é um aglomerado de bolhinhas. São as plantas que as libertam? Há necessidade de tomar alguma acção? Neste momento só tem luz natural...será que aguenta esta planta só com luz natural?

 

Obrigado desde já pelas dicas. Deixo umas fotos do aqua

 

Embora possas já saber algumas destas coisas, fica aqui a tentativa de ajudar:

-> podes colocar os peixes numa bacia com água do aquário e de preferência com o termostato (se for por apenas uns poucos minutos não necessitas).

->o termostato deve ser desligado (aliás, qualquer equipamento eléctrico) sempre que vais efectuar alguma intervenção no interior do aquário...e nunca deixar o termóstato ligado sem estar submergido na agua.

-> Na limpeza "geral", só deves lavar o filtro com água do aquário para preservar as bactérias nitrificantes.

-> Podes adquirir um sifão que ajuda a "aspirar" o fundo sem ser necessário andar de "vassoura" lá dentro :)

->A espuma é normal.

-> Acho que a placa de esferovite é demasiado alta o que é perigoso.

Caso a mesma não compacte da mesma forma com o tempo e peso do aquário (tendência natural dessas placas) podes estar a criar "torções" e algumas forças no vidro o que pode originar a sua danificação e até quebra.

-> aconselho a adquirir algum tipo de calha, não é apenas pelas plantas, os peixes também necessitam de algumas horas de luz, senão podem não se adaptar da melhor forma, ficando stressados e mais frágeis.

Editado por Manuel Resende
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, esses pormenores já tinha tido em conta. Essa do sifão é que gostava que me explicasses melhor.

O aqua é pequenino (40x20x25). Antes tinha uma manta de espuma de isolamento térmico, mas que com o peso, transformou os 13mm de espessura originais, nuns 3 ou 4mm,lol!

Por isso é que substitui por esta placa de esferovite. Dada a espessura comparativamente com o tamanho/peso do aqua, não creio que se vá danificar...

 

Então não preciso de me preocupar com as bolhinhas de ar? :)

 

Quantas horas de luz são aconselhadas? Eles apanham a claridade natural durante todo o dia...

Editado por louie_corse
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sifão:

SIFAO_PARA_AQUAR_4fc160b57cb61.jpg

 

Há vários modelos mais ou menos tecnológicos / caros ...há quem faça com uma garrafa plástica e tubo.

Luz....atendendo só aos peixes arrisco a dizer no mínimo 6 horas dependendo das espécies, há espécies que preferem zonas mais sombrias também.

Em aquários com plantas de baixa exigência utilizo sempre 7 a 8 horas com cerca de 0,3 a 0,5 w por litro.

Cuidado com a luz natural, faz melhor as algas do que aos peixes e plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sifão:

SIFAO_PARA_AQUAR_4fc160b57cb61.jpg

 

Há vários modelos mais ou menos tecnológicos / caros ...há quem faça com uma garrafa plástica e tubo.

Luz....atendendo só aos peixes arrisco a dizer no mínimo 6 horas dependendo das espécies, há espécies que preferem zonas mais sombrias também.

Em aquários com plantas de baixa exigência utilizo sempre 7 a 8 horas com cerca de 0,3 a 0,5 w por litro.

Cuidado com a luz natural, faz melhor as algas do que aos peixes e plantas.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei que se passou mas não apareceu a resposta!

 

Eu usei uma mangueira para aspirar o fundo mas aquilo dava um caudal exagerado e rapidamente o nível baixou.

Desta vez vou utilizar uma mais fina que tenho para lá.

 

Vou então tratar de arranjar uma luz porque realmente as alguitas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz isso que vais ver que melhora, há umas de prender lateralmente que normalmente são acessíveis e podem usar lâmpadas economizadoras.

De resto vai controlando o nível do aquário por causa dessa esferovite, deve estar nivelado e assente numa base solida.

Ao ver melhor as fotos agora, não entendi o motivo de 2 termómetros...

Continuação de bom projecto e vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Entretanto comprei também um teste de pH. Está nos 7,8 mais ou menos.

 

 

 

 

 

 

Substância pH Ácido de bateria < 1,0 Suco gástrico 1,0 - 3,0 Sumo de limão 2,2 - 2,4 Refrigerante tipo cola 2,5 Vinagre 2,4-3,4 Sumo de laranja ou maçã 3,5 Cervejas 4,0 - 5,0 Café 5,0 Chá 5,5 Chuva ácida < 5,6 Saliva pacientes com câncer (cancro) 4,5 - 5,7 Leite 6,3 - 6,6 Água pura 7,0 Saliva humana 6,5 - 7,5 Sangue humano 7,35 - 7,45 Água do mar 8,0 Sabonete de mão 9,0 - 10,0 Amoníaco 11,5 "Água sanitária" 12,5 Hidróxido de sódio (soda cáustica) 13,5

Boas,

 

Tens valores de pH muito altos.

 

Embora tu possas gostar muito dessas conchas, eu tirá-las-ia, a menos que te queiras iniciar em aquários de água salgada.

 

Estão a provocar-te desiquilíbrios na água.

 

As conchas que tens são de mar, misturadas com peixes que são de rio.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto à luz, estava a pensar mandar vir uma barra destas de 42 LED branco. Só estou à espera que me confirmem acerca do transformador ser compatível com as nossas tomadas.

 

(hoje o fórum está com falhas...mais uma resposta à vida...quando clico em enviar dá erro e depois ao retroceder, lá foi tudo!! grrrrrrrrrrr)

 

Resumindo, ok, vou retirar as conchas e fazer TPA mais frequentes a ver se estabiliza o pH

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz do sol é muito mais potente que a luz das lâmpadas,

Considera isto como energia extra, que se as plantas não aproveitarem (e com esses pezitos de plantas que tens. não vao), as algas vão aproveitar,

Não ha nada negativo nisto, apenas mesmo o facto de criares mais algas desta forma,

Agora se colocares luz acima da luz natural, vais ter um desiquilibrio,

Tens a hipotese de colocar o aquario num sitio com sombra forte, e a luz artificial ligada 8 horas para aproveitares o aquario,

É isto que a maior parte das pessoas faz :)

 

Sou de gosto por aquários escuros, não achas este branco e claridade toda um pouco artificial?

 

Poda algumas destas plantas e planta as podas ao lado delas, assim fazes uma moita mais bonita que estas plantas separadas.

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos!
Após "ouvir" aqui alguns conselhos, pus mãos à obra.

- Conchas fora
- Plantas podadas e replantadas
- Barra de iluminação e sifão comprada
- TPA efectuada
- No fim de semana meço o pH novamente para ver se houve alteração.

Continuo a achar um piadão ao limpa-vidros que "assambarcou" o barco como sua residência.
Assim que chegar a barra de LED...vou tentar "sombrear" o espaço o melhor possível. Será que ficava melhor com vinil preto em vez de azul bébé?
Talvez faça essa alteração também...

d661.jpg

Editado por louie_corse
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já está melhor :)

Tens várias opcoes,

Eu pessoalmente adoro ver um fundo feito de musgo de java, nem é dificil de fazer :)

Mas entre azul e preto fica melhor fundo preto sem duvida :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Olá amigos

 

Venho desenterrar o meu tópico para pedir os vossos sábios conselhos.

Já coloquei o capacete por isso descasquem à vontade! :ph34r:

 

Então, resumindo um pouco desde a última mensagem:

 

O peixe amarelo que eu não sabia o nome é um Barbo Conchonius, muito semelhante ao Brabo dourado. Neste momento existem no Aqua:

 

- 2 Barbo Conchonius

- 5 Tetra Néon

- 1 Botia palhaço

- 2 Limpa vidros (Ventosa qq coisa)

 

Aqui há umas semanas, o limpa vidros amarelinho que tinha faleceu! Uma noite cheguei a casa, liguei a luz da cozinha para ver como estavam e ele ficou híper mega agitado, quase a quere saltar cá para fora! Na manhã seguinte estava morto! :confused4: E já estava um matulãozinho.

 

Como consequência, o aqua começou a ganhar bastantes algas nos vidros e tive que pensar num substituto.

Fui baixando o pH gradualmente dos cerca de 8 para os 7, de modo a colocar os Néons e não haver muito stress.

Como precisava de "alguém" para limpar o aqua, na Bricor aconselharam-me um Botia palhaço (e trouxe também um irmão pro Barbo). Duas coisas aconteceram! Primeiro, o Botia não limpa nada (é mesmo só fundos) e segundo, suspeito que foi ele que me deu cabo dos caracóis todos. Já tinha quase uns 10 e agora só tenho cascas! :mad:

 

No fim de semana passado, comprei 2 limpa-vidros semelhantes ao primeiro que tinha (são muito activos) que ainda são pequeninos, mas trabalham muito.

Mudei o aqua para a sala para não estar tão exposto à claridade solar.

Já tem luz de 42 leds há algum tempo, a qual fica ligada praticamente 12h por dia.

 

Outra coisa que aconteceu, as minhas plantinhas foram todas! Começaram a ficar pretas, a murchar e entre servirem de comida aos Barbos até acabarem a boiar...já só tenho uns vestígios.

Será que é por não ter qualquer tipo de substrato?

 

Para não me alongar mais, agradeço as vossas opiniões. Sei que vão dizer, e com razão, que tenho peixes a mais.

 

Posso dispensar o Botia se alguém estiver interessado. É bonito mas gostava dos meus caracolitos e ver os bébés! :rolleyes:

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.