Conversão de Doce em Salgado...


jorge Silva

Recommended Posts

Caros amigos,

 

Acho que o bichindo salgado entrou :shock: . Sintomas:

 

- Quando olho para o Doce imagino o layout de um salgado cheers ;

- Sinto que me estou a desleixar um bocado com a manutenção ;) ;

- Leitura actual (a adorar) - 1º Volume "Modern Reef Aqua" Nilssen bigsmile ;

- Sempre que posso - Lá estou eu na loja a inspeccionar os salgados e a invejar o pessoal que lá passa a comprar corais :mrgreen: ...

- Há mais de dois meses que venho ao forum aos salgados apesar de ter um doce plantado bang .

- A mais rebuscada, foi ter mudado uma parte do areão do plantado , colocando areão branco help ...

 

acho que não há duvidas. O que me leva a colocar algumas questões:

 

1- Nas mãos tenho um aqua de 120*40*50, com o material tipico de um plantado - tenho que ter sump se o transformar em Reef, ou com este tamanho ainda se aguenta só com Tpa's?

 

2- Vou ter de inventar um aqua doce para os peixes que tenho, estava a pensar numa coisa mais pequena, tipo cubo, pois tenho escalares, dava alguns peixes e a coisa lá se fazia. Tenho no entanto dois filtros exteriores da eheim, será que um deles poderia ter aplicação no reef?

 

3- Segundo aquilo que percebo terei que ter bombas para circulação que façam á volta dos 4200 Lts/H o que é que me aconselham?

 

4- Outra coisa de grande importância e que ainda não consegui esclarecer é a da água... Osmose ou do mar? quais as diferenças, o que é que convém? percebo que para um aqua desta litragem a Osmose é mais prática pois por exemplo 10% são 21L - e todas as semanas é dose...

 

5- E o Escumador, depende a sua escolha da existência ou não da Sump?

 

6- Em relação à construção de uma coluna seca; convém ou não? como é que se consegue melhor o equilibrio, ou não há diferenças?

 

7- Em relação à iluminação, estou a pensar numa calha de compra, mas em relação ao Aqua e à sua adaptação tenho uma questão; o Aqua é daqueles com tampas bonitinhas etc. Colocando uma calha como deve ser tenho que o deixar destapado. Convém estar destapado ou posso colocar um sistema de vidros de correr que apesar de deixarem passar a luz não deixem ir porcarias lá para dentro?

 

Desculpem o testamento e obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jorge.

 

Esses sintomas confirmam de facto que estás a caminhar para a ruína ... depois não digas que não te avisei :(:(

 

Vamos lá então

 

1 - A sump não é minimamente obrigatória. Não me canso de dizer mas conheço aquários muito bonitos desse tamanho ou aproximado que não utilizam sump (p.ex o do Marco Madeira ou do Carlos Nascimento). Como tal as TPA's não se encontram relacionadas com a sump ... a não ser no conceito sump = mais volume = TPA's com menos frequência. A sump serve para esconder equipamento, aumentar volume, colocar matérias filtrantes (carvão, resinas, etc) ou para fazer um refúgio.

 

2 - Desaconselho vivamente a utilização de filtros num aquário de recife, a não ser que o seu contéudo seja carvão ou resinas. Caso contrário se colocares lã, perlon ou outro tipo de matérias que fomentem a fixação de bactérias irás ter aqui um concorrente à rocha viva em termos de desnitrificação, o que não é desejável.

 

3 - O turnover em termos de volume/hora depende também do tipo de corais que queiras vir a manter. Se estiveres virado para os duros aposta em bastante circulação (30x o volume do aquário - 7200 l/h). Para LPS e corais moles qualquer coisa entre os 15 a 20x o volume do aquário.

 

4 - Resposta simples - osmose e mar. Não confundas a utilização de ambas porque são complementares. Podes utilizar a água do mar para encher o aquário e também para as TPA's. A de osmose serve para efectuar a reposição diária da água evaporada (de uma forma simples do aquário apenas se evapora água, o sal fica por lá e se não for equilibrado com água de osmose provoca desiquilibrios na densidade). Podes também utilizar água de osmose + sal sintético para substituir a água do mar, mas acho que não apresenta grandes vantagens.

 

5 - O Escumador não depende da existência de sump. Podes comprar um escumador interno ou de mochila. De preferência aponta para um escumador cujo fabricante indique para aquários de 400-500 lt.

 

6 - A coluna seca apenas faz sentido se utilizares uma sump. Serve para colectar água do aquário principal para a sump, evita a criação de uma película gordurosa na superfície da água e mantém a linha de água constante.

 

7 - O aquário deve estar destapado. Utilizando tampa irás ter muita evaporação nos vidros que posteriormente cairá de novo no aquário.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estou na mesma encruzilhada :(

 

Só que já tenho um mini-reef que em vez de matar o vício, exagerou-o!

 

Um conselho prático: lê muito, visita todos os aquas que puderes e lojas. Não te acanhes pergunta tudo a todos mas cuidado com a qualidade das respostas.

 

Depois PENSA NO QUE QUERES e só então valerá a pena estudar o projecto.

 

A maior parte do pessoal pensa ao contrário primeiro o equipamento depois logo se vê o que lá ponho.

 

Se reparares bem, aqui no fórum, já há gente com muita experiência e quando apresentam uma ideia de fazer um novo aqua começam invariavelmente pelo + importante: O QUE LÁ VÃO METER. O resto é em função disso e não o contrário.

 

Eu quero SPSs e alguns LPSs e Zooathidios.

Peixes quero dois palhaços, um ecsenius, um acanthuridio e talvez 3/5 pseudahthias passado um ano.

 

Vou por macro-algas na sump e por isso, e pelos poucos peixes, não tenho de me esticar muito no skimmer. Os SPSs adoram correntes aleatórias por isso vou-lhes dar com um Tunze 12000l/h com pulse e não uso substrato para evitar tempestades de areia. Adicionarei kalk inicialmente mas depois faço um upgrade do sistema juntando-lhe um reactor de Ca. Luz - 3x 150w HQI + 2x 54w T5 actínicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Obrigado Duarte pela resposta pronta e Apisto pelos conselhos :roll: .

 

Estando agora a entrar nos reef's, é normal que não tenha uma ideia muito concreta do que quero ter em termos de seres até porque não conheço grande parte deles.

 

Portanto vou tentar ter "paciência" e primeiro que tudo, perceber o que quero. Para isso já coloquei um Post sobre DSB's noutro assunto e vou colocando mais á medida que as dúvidas me vão assolando.

 

Claro que tenho algumas inspirações, o Nano do Duarte, o Aqua do Marco Madeira acho que são inspirações para todos.

 

Estou a elaborar um esquema de setup, que colocarei primeiro que tudo aqui á vossa apreciação. Além das pesquisas que ando a fazer, este espaço e as respostas que obtenho vão ser fundamentais para o arranque da coisa.

 

Abraços a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais